Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Jô Nascimento , eu nunca vi um esquema de qualquer placa-mãe, seja pra notebook ou desktop. Em geral o pessoal conserta meio que "por instinto", identificando componentes visualmente estragados como capacitores eletrolíticos inchados ou estourados, transistores/mosfets carbonizados ou até estourados ou medindo se estão em curto, medindo tensões em pontos chaves, tentando pelos sintomas identificar a área possivelmente responsável pelo defeito. E é uma loteria, muitas não vão ter conserto, por exemplo um CI da placa aquecendo demais possivelmente vai estar estragado e é muito difícil conseguir outro. Aconselho você a descrever tudo que está acontecendo tim tim por tim tim incluindo como o defeito começou, se foi usada uma fonte incorreta, se parou de funcionar de repente funcionando ou simplesmente funcionou num dia e no outro não mais etc. Aí eventualmente podemos conseguir te ajudar.  

• Curtir 1
Postado

@aphawk mano eu já consertei vários macbook's e notebooks, placas mãe de desktop com ajuda do esquema. sabemos onde procurar as tensões, porém quando problema vai além disso complica, já consertei sim sem esquema, mas no caso deste notebook aí está mais complexo, não adianta descrever.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

o ultimo esquema de computador que eu ví inteirinho foi em 1987

o 1o eu vi 1 pouco (só 1 pouco hein)  antes. Era um apple. Pulando o xt 8086, depois vi um de 286...386...486... e pentium no começo dos 90's. Mas na época tinha que ver pois era fabricante. De fato hoje em dia pode até ter mas não por meios muito normais pois o fabricante/projetista normal não tem muito intere$$e em divulgar.

1 hora atrás, Jô Nascimento disse:

quando falta um componente onde a placa não tem serigrafia ? 😅 a mágica seria esquema elétrico e boardview.

O amigo tem razão... mas não tem nem nem outro 😁. Neste caso 1 pouco de intuição/experiência vem a calhar...

E não te esqueças de publicar os docs quando achar, ok?😉

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...