Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova CPU instada mensagem de erro?


Diogo HFL
Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Pessoal, instalei nova CPU e placa-mãe. Aí entrando na BIOS apareceu a mensagem abaixo.

 

Não quero clicar em nada sem antes consultar alguém aqui.

 

A BIOS a princípio está atualizada. Pelo menos paguei isso no pacote da terabyte.

 

O que significa essa mensagem? BIOS desatualizada? Como procedo ali?

 

Abaixo vi um vídeo um senhor falando sobre isso mas não sei se procede.

 

 

20230111_193754.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com o fTPM habilitado para usar o rWindows11?

 

Mas só fazer o que ele recomenda, em todo caso nesse vídeo o cara explica - a mesma coisa, de forma mais clara.

 

Citação

A BIOS a princípio está atualizada. Pelo menos paguei isso no pacote da terabyte.

 

O que significa essa mensagem? BIOS desatualizada? Como procedo ali?

 

Como você não informou o modelo da placa-mãe - dá para ver que é Gigabyte e esta com o BIOS F16a de 11/03/2022, só se a mãe Dinah adivinhar qual é para checar. 😜

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Esta com o BIOS atualizado para a versão mais atual disponível, a F16a.

 

Desativa o fTPM, seguindo as instruções dos vídeos.

 

Aperta N - para cancelar a mensagem e aperta Del para entrar no setup do BIOS. Se demorar com o Del vai cair na mensagem de novo.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos a princípio deu tudo certo. O vídeo tutorial que você mandou foi ótimo. Obrigado.

 

Uma última dúvida. Eu já tinha o windows10 instalado no SSD. Mas gostaria de formatar o SSD, zerar ele. Salvo se for besteira aí me diz.

 

Só que no gerenciador de disco não aparecia a opção "formatar". Aí eu fiz o procedimento básico de instalar o windows num pendrive e iniciei pela BIOS o processo normal. Percebi que apareceu uma opção de formatar o SSD nesse momento, mas deu a mensagem abaixo. Posso formatar dar OK ali?

 

Ou melhor nem formatar nada e ligar o PC normal? 

 

 

 

20230111_202944.jpg

20230111_202935.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, 1lokos disse:

Desativa o fTPM, seguindo as instruções dos vídeos.

 

Aperta N - para cancelar a mensagem e aperta Del para entrar no setup do BIOS. Se demorar com o Del vai cair na mensagem de novo.

 

 Por que não deixar habilitado e teclar Y?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, supõe-se que seja a primeira coisa que tentaram, mas a mensagem voltou a aparecer. 

 

Citação

Caso B. Fixar 'Nova CPU instalada. fTPM NV corrompido/alterado' no Windows 10/11.

 

Se você enfrentar o erro ""fTPM NV corrompido ou alterado" em seu computador com Windows 10/11, repentinamente ou após atualizar o BIOS ou a CPU, faça o seguinte:

 

A. Se você não estiver usando o BitLocker em seu sistema, pressione Y para redefinir o fTPM e continuar com a inicialização do Windows. Normalmente, o sistema inicializará no Windows sem nenhum problema. Neste caso, você terminou aqui, mas se você enfrentar a mesma mensagem no futuro, leia as notas no caso-a acima e desative o fTPM no BIOS.

https://www.wintips.org/fix-new-cpu-installed-ftpm-nv-corrupted-or-ftpm-nv-structure-changed-in-windows-10-11/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Diogo HFL disse:

Pessoal, instalei nova CPU e placa-mãe. Aí entrando na BIOS apareceu a mensagem abaixo.

 

Não quero clicar em nada sem antes consultar alguém aqui.

 

Parece que não...

 

TPM (seja discreto ou fTPM) é um pilar da segurança do Windows[*], tanto do 10 quanto do 11:

 

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/information-protection/tpm/how-windows-uses-the-tpm

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/information-protection/tpm/tpm-recommendations#is-there-any-importance-for-tpm-for-consumers

 

O BIOS em uso (F16a) já possui a correção para o infame bug do fTPM da AMD que causava travamentos, com AGESA PI V2 1.2.0.7. Não tem prejuízo habilitar.

 

[*] Do macOS também. E, em menor grau, do Linux, que é retardatário nisso🥺

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!