Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe com slot M.2 que suporte Ryzen 5 1600 e Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu gostaria de colocar um SSD M.2 na minha máquina, mas minha placa-mãe (Biostar A320MH) não possui o slot M.2, portanto gostaria de comprar outra placa que tivesse o slot, porém meu processador atualmente é um Ryzen 5 1600, então ela teria que ser compatível com ele, e no futuro penso em trocar por um Ryzen 5 5600. Minha dúvida é entre a b550 e a b450, mas ouvi dizer que na b450 o Ryzen 5 5600 não exerce todo seu potencial, ainda não sei muito sobre isso. Qual é a sugestão de vocês?

• Solução
Postado

Amigo, basicamente a única opção que atende seus requisitos é a B450. As placas 500 (A520, B550, X570) não receberam suporte oficial para processadores abaixo da 3ª geração, elas "nasceram" para serem compatíveis apenas com modelos mais modernos.

O que te disseram sobre a B450 com 5600 é uma meia verdade, porque a placa não vai impedir de funcionar nem limitar o processador, o único detalhe é que ela não dá suporte para PCI-Express 4.0, que é algo que o processador suporta. Mas isso já era uma limitação até para os de 3ª geração, que também suportam PCI-Express 4.0 e a placa-mãe não.

Na prática você não notará diferença por essa limitação, a maioria das placas de vídeo que temos, mesmo as 4.0, ainda funcionam bem em 3.0 com impacto mínimo no desempenho. Os SSDs compatíveis com 4.0 só serão afetados nas velocidades sequenciais, o que não faz muita diferença para uso prático do dia a dia. Na utilização normal eles serão tão rápidos quanto deveriam ser.

• Curtir 1
Postado

@André Marçal Steel Legend é justamente o modelo que você mais deve evitar. A ASRock removeu o suporte para processadores anteriores a 3ª geração em BIOS atuais, ficando como se fossem as placas 500. Esses dias mesmo tinha um usuário aqui no fórum relatando que sua Steel Legends funcionava com o seu processador 5000 (não lembro exatamente o modelo) mas não funciona com o seu 2700X. O que ele não tinha visto era o aviso que a ASRock deixa em seu site para quem vai atualizar a BIOS, que não recomenda o uso de processadores mais antigos. Fora isso, ela também costumava ter muitos problemas de compatibilidade relacionados com BIOS no passado, não sei como anda agora.

Quando se trata de placa-mãe, eu recomendo que seja dada prioridade às marcas ASUS, MSI e Gigabyte. Mas esses preços das B450 estão bem salgados, acho que já se foi a época que B450 custava R$500-700. Por R$800 e pouco você pega uma B550, só que apenas pensando no 5600. A B450 mais em conta que achei é o modelo Gaming da Gigabyte por R$640, o ponto fraco dela é ter apenas dois slots de RAM.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11008/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-DDR4-am4

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!