Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Preta constante em alguns jogos e desinstalação de driver de Vídeo AMD


Ir à solução Resolvido por Guilherme Casagrande,

Posts recomendados

Olá, pessoas...

Eu tenho um problema atual com a minha máquina. Mas eu não sei se o motivo desse problema tem haver com minha placa-mãe, placa de vídeo, monitor ou o que seja.

Estou com problemas constantes de Tela Preta. Segue o relato dos acontecimentos.

Atualmente jogando Elden Ring nos gráficos High e o jogo funciona sem dificuldade nenhuma. Porém eu tenho um costume sempre de jogar com outras coisas abertas, sendo a Twitch para Lurk ou para fazer streaming e também discord e afins ao mesmo tempo enquanto eu jogo. Em alguns momento durante uma cinematic em Elden Ring ou em uma luta com muita informação o monitor continua ligado, mas não transmite mais imagem aparecendo mensagem de que não ta recebendo informações. O PC continua funcionando e ligado, eu consigo falar e escutar minhas calls no discord, mas não consigo ter mais nenhuma imagem ou executar algum comando e para tudo voltar ao normal tenho que desligar e ligar o PC.

Eu ja tentei diminuir a capacidade grafica também, mas esse problema gosta de acontecer de novo.
 

Esse problema, ele acontece por causa da minha placa de vídeo que é fraca e não aguenta muita coisa, ou alguma coisa da minha configuração? Sendo que atualizei bastante meu PC a um tempo, a única coisa que não atualizei foi minha placa de vídeo. Tem chances de o problema ser o monitor também, ou alguma outra coisa?

Esse problema também acontece com Overwatch 2, e ja sofri punições de queda de elo, porque hoje em dia, mesmo se tu fica 1~2 minutos fora da partida por causa de problema, mas volta, o jogo de pune mesmo assim a cada MD7.

As vezes, quando da esse B.O, o computador desinstala sozinho o software/driver de vídeo da AMD, e preciso reinstalar para a configuração de imagem não ficar desregulada porque a resolução de vídeo muda sozinha para 1920 x 1080 sendo que meu monitor é para ser de 2560 x 1080. Ai tenho que ter esse trabalho para o Windows liberar a configuração de resolução. Eu ja tentei limitar a taxa de atualização do monitor para 59 Hz ao invés de 60 Hz, mas mesmo assim o problema persiste. Eu ja tentei usar o cabo display port ao invés do cabo HDMI e mesmo assim continuou o problema e com o display porte ainda tive que instalar mais coisas porque o cabo não reconhecia a resolução 2560 no meu PC e sim apenas de 1920.
 

A minha configuração é:
 

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Ram: 16GB. (2x8) DDR4 3200Mhz Crucial.

placa-mãe: MSI B350M.

vídeo: Radeon RX 580.

HD1TB e 1TB SDD.

Monitor: LG Ultrawide 25 polegadas.
 

Será que é um problema de Software ou Hardware? Eu não consigo identificar.

Eu ja tentei diminuir a frequência de processamento da Ram de 2666, para 2400 para baixo, mas isso não adianta. . . ainda sofro com tela preta dependendo do momento. E ultimamente até tento parar de usar navegadores abertos, e jogo só com o discord aberto quando se trata de Overwatch 2 para eu não correr risco de queda, mas mesmo assim tenho que reiniciar em alguns momentos por causa da Tela Preta.

Aliás, o menu de configuração da MSI é muito confuso. Eu fico tentando mudar, diminuir a frequência do overclock (é isso que devo dizer?) que eu vi em alguns videos do youtube, mas aquele menu maldito não fica disponível para mudança.

Será que preciso trocar minha placa-mãe? E se eu tiver que trocar, qual seria a placa-mãe mais adequada de acordo com a minha configuração?

Poderiam me ajudar? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu ainda estou testando algumas coisas, tenho o mesmo problema que você. O meu acontece nas postas displayport.

 

O que eu fiz e "resolveu" foi diminuir a frequência da placa de vídeo, de 1386mhz para 1257mhz. Em algumas pesquisas descobri que o clock padrão da placa já vem com um boost.

 

Você consegue alterar isso de forma mais fácil com o msi afterburner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2023 às 14:36, Guilherme Casagrande disse:

Eu ainda estou testando algumas coisas, tenho o mesmo problema que você. O meu acontece nas postas displayport.

 

O que eu fiz e "resolveu" foi diminuir a frequência da placa de vídeo, de 1386mhz para 1257mhz. Em algumas pesquisas descobri que o clock padrão da placa já vem com um boost.

 

Você consegue alterar isso de forma mais fácil com o msi afterburner

Vou tentar fazer isso. Então provavelmente o problema deve ser a Placa de vídeo, né? 

Você sabe onde posso encontrar informações sobre qual o limite da minha placa-mãe MSI? do tipo qual placa de vídeo mais avançada que a RX580 que ela aguenta? A placa-mãe é meio apertada e o gabinete também, então nessa parte eu me perco.

Obrigado pela informação, aliás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@Bruno Brito estou com o mesmo problema, e ainda procurando uma solução, estou jogando Elder ring e tá acontecendo o mesmo, desligando tela e necessário reinstalar o driver, acontece também com Baldur gate 3, tentei de tudo já: trocar BIOS da placa de vídeo, formatar, trocar cabo HDMI, e outras coisas como undervolt e diminuir potência de placa, não sei se é incompatibilidade da placa de vídeo com alguma outra peça do pc, não é constante mas ocorre as vezes esse problema, você conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!