Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Que fim levou o WiMAX?

"A tecnologia WiMAX foi promovida no início dos anos 2000 como uma das melhores soluções para conexão de Internet banda larga sem fio, mas foi abandonada após 10 anos. O que aconteceu?"

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• Amei 1
Postado

Em outras palavras, WiMAX, assim como o grafeno, era capaz de tudo e conseguia fazer tudo, menos sair do laboratório.

E na época eu me lembro do hype que se fez a respeito do WiMAX, com um marketing pesado dizendo que essa era mais uma tecnologia que viria para transformar e revolucionar o mundo.

• Curtir 4
  • Administrador
Postado
12 horas atrás, De Los Santos disse:

E na época eu me lembro do hype que se fez a respeito do WiMAX, com um marketing pesado dizendo que essa era mais uma tecnologia que viria para transformar e revolucionar o mundo.

Exatamente. A Intel gastou milhões de dólares nesse "hype". Todo ano eles diziam que aquele ano seria "o ano do WiMAX":

https://www.bloomberg.com/news/articles/2006-07-05/intels-600-million-wimax-bet

https://www.techdirt.com/2007/09/21/ah-so-now-intel-says-2008-is-the-year-for-wimax/

Aliás, anunciaram parceria com o governo brasileiro. Nunca saiu do papel:

• Curtir 1
Postado
Em 18/01/2023 às 18:48, Gabriel Torres disse:

Exatamente. A Intel gastou milhões de dólares nesse "hype". Todo ano eles diziam que aquele ano seria "o ano do WiMAX":

Tal qual o grafeno, que todo ano, era o ano do grafeno. A comparação não poderia ser melhor.

• Curtir 3
Postado

Vendo que hoje os celulares já alcançam mais de 100M, com planos baratos a cosa complica mesmo para a concorrência... Meu Oi que agora é Vivo atinge 120M (a noite pelo menos...) e a Tim atinge 160M.

• Curtir 1
  • Administrador
Postado
2 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Vendo que hoje os celulares já alcançam mais de 100M, com planos baratos a cosa complica mesmo para a concorrência...

Você não tem como comparar uma conexão de 2023 com um projeto de 20 anos atrás, né? rs... Você teria de comparar a velocidade oferecida do WiMAX, na época, com as tecnologias concorrentes, como DSL e cabo... No início dos anos 2000, os planos mais caros de DSL e cabo eram de 1 Mbit/s. Com certeza, se tivesse emplacado, a velocidade máxima teria evoluído.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...