Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

CPU: AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz

COOLER: Water Cooler DeepCool LE300

MB: Gigabyte B450M Gaming, Chipset B450 DDR4

RAM: Corsair Vengeance 16GB (2x8GB) 3600MHz

GPU: RTX 3080

SSD: XPG Gammix S11 Pro 1TB

FONTE: XPG Core Reactor 750W

GABINETE: Gabinete Gamer Galax Revolution-05 4 Fans

Primeiro PC que monto por conta própria, mudariam algo?

Postado
16 minutos atrás, faelsc disse:

COOLER: Water Cooler DeepCool LE300

Esse water cooler tem basicamente o mesmo desempenho de um air cooler mediano, só custa mais caro. Não vale a pena investir em water cooler desse tamanho. Eu recomendo você pegar um air cooler robusto ou um water cooler de pelo menos 240mm, como sugestão deixo:

PCYes Sangue Frio 2 240mm - R$420

Scythe Mugen 5 RGB - R$400

20 minutos atrás, faelsc disse:

SSD: XPG Gammix S11 Pro 1TB

Apesar de ser um excelente SSD (eu uso um e sei disso), está valendo mais a pena o S70 Blade por um pouco a mais. Mesmo que a placa-mãe cape as velocidades sequenciais dele, ele tende a ter melhores velocidade aleatórios (que beneficia mais a utilização normal), fora que é uma melhor opção pensando no futuro.

XPG S70 Blade 1TB - R$770

22 minutos atrás, faelsc disse:

GPU: RTX 3080

Qual seria o modelo dessa RTX 3080?

No geral eu deixo a observação que para um PC gamer seria mais interessante você investir num Ryzen 5 ou Core i5, você não observará muitos ganhos um Ryzen 7. Mas se for para pegar um Ryzen 7 que seja o 5700X que é consideravelmente mais barato, tem praticamente o mesmo desempenho em jogos e esquenta bem menos, com isso você poderia até investir num cooler mais barato e ainda sobraria margem para dar uma melhorada nessa placa-mãe, adquirindo uma que te permita utilizar o PCI-Expres 4.0 (sem capar o SSD).

Postado
35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse water cooler tem basicamente o mesmo desempenho de um air cooler mediano, só custa mais caro. Não vale a pena investir em water cooler desse tamanho. Eu recomendo você pegar um air cooler robusto ou um water cooler de pelo menos 240mm, como sugestão deixo:

PCYes Sangue Frio 2 240mm - R$420

Scythe Mugen 5 RGB - R$400

Apesar de ser um excelente SSD (eu uso um e sei disso), está valendo mais a pena o S70 Blade por um pouco a mais. Mesmo que a placa-mãe cape as velocidades sequenciais dele, ele tende a ter melhores velocidade aleatórios (que beneficia mais a utilização normal), fora que é uma melhor opção pensando no futuro.

XPG S70 Blade 1TB - R$770

Qual seria o modelo dessa RTX 3080?

No geral eu deixo a observação que para um PC gamer seria mais interessante você investir num Ryzen 5 ou Core i5, você não observará muitos ganhos um Ryzen 7. Mas se for para pegar um Ryzen 7 que seja o 5700X que é consideravelmente mais barato, tem praticamente o mesmo desempenho em jogos e esquenta bem menos, com isso você poderia até investir num cooler mais barato e ainda sobraria margem para dar uma melhorada nessa placa-mãe, adquirindo uma que te permita utilizar o PCI-Expres 4.0 (sem capar o SSD).

É uma Gigabyte RTX 3080 Gaming OC, LHR, 12GB, GDDR6X, DLSS, Ray Tracing.

Entendi, mt obrigado pelas observações. Se eu pegar um Ryzen 7 5700X qual placa-mãe e cooler você indicaria?

Postado
17 minutos atrás, faelsc disse:

É uma Gigabyte RTX 3080 Gaming OC, LHR, 12GB, GDDR6X, DLSS, Ray Tracing.

Entendi. Vi que na Terabyte ela só está disponível para montar no kit, quanto está saindo? Cuidado para não pagar muito caro, o custo-benefício da RTX 3080 já não é tão legal. Eu preferia investir numa RTX 3070, perderia um pouco de desempenho mas economizaria uns R$2.000.

17 minutos atrás, faelsc disse:

Entendi, mt obrigado pelas observações. Se eu pegar um Ryzen 7 5700X qual placa-mãe e cooler você indicaria?

Para aproveitar o PCI-Express 4.0 teria que ser uma B550. O preço das B550 andam um pouquinho salgados, mas você não precisa de mais do que isso:

Gigabyte B550M DS3H - R$840

Não recomendoa a Gigabyte B550M Aorus Elite por se a mesma DS3H apenas com modificações estéticas.

Quanto ao cooler, esse modelo será suficiente para manter o processador bem refrigerado em stock:

DeepCool Gammaxx AG400 - R$140

Postado

@GuilhermeGB @gutopereira Na terabyteshop essa 3080 está em torno de R$ 4.5k... já a 4070ti eu encontro em torno de 6.5k, meio que extrapola meu orçamento que seria em torno de 10k... alguma sugestão dentro desse escopo? Talvez eu n esteja fazendo as melhores escolhas.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB  pois é... eu tb achei o preço muito bom, inicialmente eu iria pegar uma 3070, mas devido a esse valor eu peguei a 3080.

image.thumb.png.83e9c52e02dc713c31725ac83d93ff7f.png

a 4070 só tem TI na terabyte.

image.png

Postado

@faelsc 4070 Ti fora de questão, ela nunca foi uma opção viável ao meu ver. Um tempo atrás tinhamos RTX 4070 custando de R$3.500-4.000, mas tinhamos RTX 4070 Ti na casa dos R$5.000-R$6.000 sendo só uns 10% mais rápida que sua irmã sem "Ti". Só que nessa época as RTX 3080 também passavam dos R$7.500, alguns modelos beiravam os R$9.000, então dava pra pegar menos da metade do preço numa RTX 4070 e ter tipo 75-80% do desempenho dela.

Postado

@faelsc ,

Quanto ao water cooler, eu recomendo o Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L.

Neste site estão as melhores opções para o processador AMD Ryzen 7 5800X: https://www.electronicshub.org/best-cpu-coolers-for-Ryzen-7-5800x/

Quanto a placa-mãe, recomendo uma com o chipset B550, como:

- ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II (AM4, 4 pentes DDR4 até 4866MHz, 1 slot PCIe 4.0, 1 slot PCIe 3.0, 2 slots NMVe M.2, 6 conectores SSD SATA III, WiFi, ...)

- Gigabyte B550M DS3H

Sua memória RAM está boa, você pode buscar opções com um clock mais alto, dependendo da placa-mãe que escolher, com bons preços no AliExpress.

A placa de vídeo, como já dito por diversas pessoas, você pode optar em uma RTX 3070 ou RTX 3070 TI, em um valor mais baixo que a RTX 3080.

Quanto a fonte, utilize opções Plus Bronze, ou 500W Plus Gold nessa sua configuração.
Como você possuirá um processador com uma boa potência (W), um Water Cooler, placa de vídeo com boa potência, dentre outros componentes, recomendo uma fonte de 750W, como:
- Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular XPG (https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular).

Espero ter ajudado.
Abraço,
Diego

• 2 semanas depois...
Postado

@Diego Mendes Rodrigues @GuilhermeGB

Fiquei esses dias todos enrolado com trabalho e só consegui voltar para a montagem do PC hj. Como disse não tenho nenhuma experiência para comprar as peças separadas e montar sozinho, portanto estou fazendo através do terabyteshop. Ajustando algumas peças do dia da postagem para hoje e levando em consideração as dicas de vocês, ficou assim:

CPU: AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz

COOLER: DeepCool Gammaxx AG300, 92mm (o AG400 está fora de estoque)

MB: placa-mãe Gigabyte B550M DS3H, Chipset B550

RAM: Corsair Vengeance 16GB (2x8GB) 3600MHz

GPU: Gigabyte GeForce RTX 3070 Ti Gaming OC, LHR, 8GB, GDDR6X, DLSS, Ray Tracing (RTX 3080 que falei anteriormente está fora de estoque)

SSD: SSD XPG GAMMMIX S70 BLADE 2TB (1TB está fora de estoque)

FONTE: Gigabyte P750GM 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

GABINETE: SuperFrame Overtake, com 4 Fans

Lembrando que as configs para rodar em 1440p. Acham que está bom?

Postado
1 minuto atrás, faelsc disse:

CPU: AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz

5600G, não, esse processador é mais fraco que um 5600/5600X, pois ele é um modelo que abriga um vídeo integrado junto. O equivalente a ele sem vídeo integrado seria o 5500.

Esse é o que você deve pegar.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20788/processador-amd-Ryzen-5-5600-35ghz-44ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4-100-100000927box

3 minutos atrás, faelsc disse:

COOLER: DeepCool Gammaxx AG300, 92mm (o AG400 está fora de estoque)

Ainda temos o Gammaxx 400 V2:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl

Também o AK400:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21648/cooler-para-processador-deepcool-ak400-120mm-intel-amd-r-ak400-bknnmn-g-1

5 minutos atrás, faelsc disse:

GPU: Gigabyte GeForce RTX 3070 Ti Gaming OC, LHR, 8GB, GDDR6X, DLSS, Ray Tracing (RTX 3080 que falei anteriormente está fora de estoque)

E quanto ao preço, como está?

5 minutos atrás, faelsc disse:

FONTE: Gigabyte P750GM 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Fonte bastante inferior ao modelo anterio, XPG Core Reactor. E eu sugiro evite fontes a Gigabyte o quanto puder. Essa linha aí é justamente uma que explodiu num teste de um canal gringo grande alguns anos atrás. O pessoal ainda não recuperou a confiança nela. E mesmo que ela não tivesse problema, ainda seria inferior a uma Core Reactor.

Ou você pega a Core Reactor ou pega essa Super Flower LEADEX III:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15877/fonte-super-flower-750w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-750f14hg

Tem também a versão RGB de 650W:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15925/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-650w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-650f14rgbk

E 750W:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15927/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-750w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-750f14rgbk-com-cabo-de-forca

Essas fontes estão no mesmo nível da Core Reactor.

Postado

@faelsc você quer um de 1TB? Se for o caso, o S50 Lite é uma boa opção por R$700:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22912/SSD-xpg-gammix-s50-lite-1tb-m2-2280-NVMe-leitura-3900mbs-e-gravação-3200mbs-agammixs50l-1t-cs

Ele é um modelo "lite" dos SSDs PCI-Express Gen 4, mas ainda consegue ser equivalente ou até melhor que os melhores SSDs PCI-Express Gen 3.

Postado
37 minutos atrás, faelsc disse:

@GuilhermeGB  esse S50 Lite é melhor que o XPG Gammix S11 Pro ?

Sim. Veja o review:

38 minutos atrás, faelsc disse:

Dessas 3070 você escolheria qual? para mim são todas iguais kkk

obs: desculpar estar te alugando tanto.

image.png

Então, eu acho que ficaria com alguns dos modelos da Gigabyte justamente pelo preço, a Gainward não é lá uma referência em placas de vídeo e está custando mais caro, e a Galax está R$1.000 mais cara, então já descarto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!