Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual GT 1030 é melhor?


Posts recomendados

Entre as placas novas, a RX 550 que opção bem melhor que a GT 1030 mesmo

 

RX 550 4GB GDDR5 128-bit - R$690

 

Mas eu adicionaria uma terceira opção que é uma GTX 750 Ti usada, você pagará menos e terá desempenho equivalente. Você deve encontrar algumas opções no OLX, Market Place e outras plataformas similares da sua região.

 

Se estiver disposto a importar, também dá pra pegar uma RX 580 na China por menos de R$400. Tem review no canal Peperaio Hardware (não vou postar o link do vídeo porque o fórum bloqueia para aprovação qualquer post com o nome daquela loja chinesa famosa, mas você pode ver que está entre os mais recentes).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha, estava dando uma pesquisada e achei uma RX 550 na Terabyte com um valor um pouco mais abaixo, cujo eu seria capaz de pagá-la parcelado, essa eu infelizmente não seria capaz de pagar parcelado, a que estou falando é essa: https://www.terabyteshop.com.br/produto/18648/placa-de-vídeo-biostar-Radeon-rx-550-4gb-gddr5-128-bit-va5505rf41, o que acha dessa?

 

Cara, infelizmente tenho uma péssima experiência com placas de vídeo usadas ou importadas do site chinês, a que eu comprei importada deu artefato e queimou com praticamente nenhum uso e não pude fazer nada já que tive que ir comprando peça por peça e quando terminei de comprar não podia mais abrir uma disputa com relação a placa defeituosa. Foi quase a mesma coisa com uma usada, comprei e deu defeito em pouquíssimos dias, acabei não podendo fazer nada também...

 

A propósito, você saberia me dizer quais são as diferenças significativas entre a GT 1030 e a RX 550?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vortex Dekomori é bastante azar mesmo, mas eu entendo seu lado. Com relação a essa RX 550, é um modelo mais simples com apenas uma ventoinha, não será um problema para uma GPU desse porte que tem um consumo bem baixo.

 

14 minutos atrás, Vortex Dekomori disse:

A propósito, você saberia me dizer quais são as diferenças significativas entre a GT 1030 e a RX 550?

A GT 1030 é uma placa bastante capada, existem alguns jogos onde ela tem um desempenho bem similar à RX 550, mas existem outros onde a diferença é expressiva, principalmente em jogos mais novos. Um exemplo disso é o novo Spider Man, que apesar de não rodar tão bem em placas desse nível, você ainda consegue se divertir um pouco na qualidade mais baixa e em 720p na RX 550.

 

O principal motivo da RX 550 se sair melhor é tanto pela quantidade de VRAM, onde 4GB dá mais folga para games mais atuais, e principalmente por causa do barramento de 128-bit contra 64-bit da GT 1030. 64-bit é um barramento muito pequeno, e juntando com a pouca quantidade de memória o problema é dobrado.

 

Pra piorar, a GT 1030 tem uma versão com memória SDDR4 que em alguns casos chega a ter metade do desempenho de uma GT 1030 GDDR5. É um total descaso com o consumidor, porque as duas placas não tem diferença de preço, são todas vendidas como se fossem equivalentes.

 

Esse teste aqui faz um comparativo na prática entre as três placas que eu me referi aqui no tópico:


EDIT: O teste abaixo usa a RX 550 de 2GB, a versão de 4GB pode apresentar melhores resultados em alguns casos.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, estava realmente pensando em pegar uma GT 1030, mas não tinha muita noção da diferença entre as duas, ainda mais se eu pegar uma RX 550 de 4Gb, no meu caso o desempenho será ainda melhor, já que pretendo jogar jogos básicos e fazer tarefas bem simples. Então tudo certo em eu pegar essa do link mesmo? Há algo mais que devo me preocupar além da minha fonte Aerocool KCAS de 400w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito! Foi mal por alongar mais a conversa, mas pra sanar umas dúvidas eu queria saber se você pode me dizer o por quê de algumas placas de vídeo terem Ti no nome delas, você também saberia me dizer se há algo que devo me preocupar com relação ao PCI-Ex? Pergunto isso pois minha placa-mãe tem um PCI-Ex16 e a RX 550 do link tem suporte com PCI-E 3.0, o que isso significaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vortex Dekomori disse:

Perfeito! Foi mal por alongar mais a conversa, mas pra sanar umas dúvidas eu queria saber se você pode me dizer o por quê de algumas placas de vídeo terem Ti no nome delas, você também saberia me dizer se há algo que devo me preocupar com relação ao PCI-Ex? Pergunto isso pois minha placa-mãe tem um PCI-Ex16 e a RX 550 do link tem suporte com PCI-E 3.0, o que isso significaria?

O TI na nomenclatura das placas da Nvidia indica um desempenho um pouco maior. Exemplo: uma GTX 1050 Ti tem mais desempenho que uma GTX 1050.

 

Entenda que você citou duas características diferentes do PCI-Express: uma é versão (exemplo: 2.0 ou 3.0) que indica a velocidade de cada linha, outra é quantidade de linhas (exemplo: x4, x8, x16).

 

Quanto ao PCI-Express existem várias versões como a 1.0, 2.0 e 3.0.

Processador e placa-mãe definem em qual versão trabalha. Mesmo se seu kit for 2.0, uma placa de vídeo PCI-E 3.0 funcionaria, mas limitada à 2.0

Essas placas de vídeo citadas anteriormente funcionam em 3.0.

 

Esse x16 que você falou indica que tem 16 linhas de comunicação PCI-Express.

Aproveitando, uma outra limitação da Nvidia GT 1030 é que ela é PCI-E x4 (só trabalha com 4 linhas de comunicação). Isso também limita o desempenho dela, além das questões que explicaram antes.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!