Ir ao conteúdo

Recomendação de fonte Ryzen 5 5600G + GeForce RTX 3060Ti

Ir à solução Resolvido por frosty6,

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem pessoal? 

Queria saber uma fonte que suporte bem uma RTX 3060ti. Eu não sou entusiasta de overclock (o máximo que fiz foi ativar o XMP e colocar a frequência limite das minhas memórias), então desde o processador ate a placa de vídeo sempre estarão em stock.

Abaixo o meu setup atual:

- Fonte 430w Thermaltake Smart 80 Plus PFC ativo

- Processador Ryzen 5 5600g

- Placa de vídeo RX 5500XT 8gb

- 2x pentes de memória DDR4 de 8gb 2400mhz (3000mhz com XMP ativo, 16gb no total) CL16

- Placa-mãe ASUS Prime a320m-k (sem ser BR)

- 5x fan Risemode LED azul

- 1 SSD M.2 NVMe 1tb

Não pretendo fazer upgrade nem tão cedo em processador, placa-mãe ou memória, pois vou aguardar as peças de nova geração (AM5, DDR5 e placas mãe) baixarem o preço.

Portanto, gostaria de saber uma fonte que não fosse tão cara, mas que desse pra segurar uma RTX 3060ti nesse setup durante alguns anos pra frente, já que jogo em 1080 e não ligo para raytracing (portanto sei que a 3060ti vai durar uns anos ainda na minha mão).

• Solução
Postado
1 minuto atrás, a.p.mb disse:

Olá, tudo bem pessoal? 

Queria saber uma fonte que suporte bem uma RTX 3060ti. Eu não sou entusiasta de overclock (o máximo que fiz foi ativar o XMP e colocar a frequência limite das minhas memórias), então desde o processador ate a placa de vídeo sempre estarão em stock.

Abaixo o meu setup atual:

- Fonte 430w Thermaltake Smart 80 Plus PFC ativo

- Processador Ryzen 5 5600g

- Placa de vídeo RX 5509XT 8gb

- 2x pentes de memória DDR4 de 8gb 2400mhz (3000mhz com XMP ativo, 16gb no total) CL16

- placa-mãe ASUS Prime a320m-k (sem ser BR)

- 5x fan Risemode LED azul

- 1 SSD M.2 NVMe 1tb

Não pretendo fazer upgrade nem tão cedo em processador, placa-mãe ou memória, pois vou aguardar as peças de nova geração (AM5, DDR5 e placas mãe) baixarem o preço.

Portanto, gostaria de saber uma fonte que não fosse tão cara, mas que desse pra segurar uma RTX 3060ti nesse setup!

XPG Pylon 650w, saindo por R$ 359,99 na Kabum. Ela.

• Obrigado 1
Postado

@a.p.mb O recomendado para uma RTX 3060TI é 600W (https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/graphics-cards/30-series/RTX-3060-3060ti/) (é um valor superestimado pela fabricante da placa de vídeo).

Se você utilizar a calculadora https://outervision.com/power-supply-calculator, o consumo do sistema inteiro fica em torno de 389W. Lembrando que existe o benefício da eficiência quando a fonte opera entre 40 e 60% da carga e ainda da uma margem para a adição de componentes com maior demanda energética no futuro.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Benzeno disse:

@a.p.mb O recomendado para uma RTX 3060TI é 600W (https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/graphics-cards/30-series/RTX-3060-3060ti/) (é um valor superestimado pela fabricante da placa de vídeo).

Se você utilizar a calculadora https://outervision.com/power-supply-calculator, o consumo do sistema inteiro fica em torno de 389W. Lembrando que existe o benefício da eficiência quando a fonte opera entre 40 e 60% da carga e ainda da uma margem para a adição de componentes com maior demanda energética no futuro.

Obrigado pela resposta! Como @frosty6 citou, até agora acho que a melhor opção é a XPG de 650w mesmo. A marca e o modelo é bem confiável, correto? porque eu sou leigo em fontes e sempre usei as da Corsair, é a única marca de referência que tenho. Atualmente estou de Thermaltake porque comprei o PC usado e já veio com ela. De qualquer forma agradeço desde já pelos comentários!

Postado
1 hora atrás, Benzeno disse:

@a.p.mb É um modelo bom sim. Mas apenas a marca não garante a qualidade da fonte, afinal, elas tem diferentes linhas. Se você pegar a Corsair, por exemplo, as fontes com prefixo CS e CV já não são tão boas.

Se você tiver mais curiosidade, da uma olhada nessa lista:

https://cultists.network/140/psu-tier-list/

Entendi.. então já estou vendo que foge do meu orçamento uma fonte high end/tier A. Será que aquela XPG Pylon que citaram aqui não seria suficiente com a placa e processador em stock, sem overclock (até porque a placa-mãe que tenho é básica e não me permite isso)? porque se realmente não for recomendado eu acho que vou pegar uma GPU menos potente, como uma 3060 de 12gb aí invés da 3060ti.

Postado
1 hora atrás, a.p.mb disse:

Entendi.. então já estou vendo que foge do meu orçamento uma fonte high end/tier A. Será que aquela XPG Pylon que citaram aqui não seria suficiente com a placa e processador em stock, sem overclock (até porque a placa-mãe que tenho é básica e não me permite isso)? porque se realmente não for recomendado eu acho que vou pegar uma GPU menos potente, como uma 3060 de 12gb aí invés da 3060ti.

Com certeza é mais do que o suficiente. A XPG Pylon é uma ótima fonte e tem a linha 12v com a mesma tensão da fonte, supre uma 3060ti tranquilamente e está com um ótimo preço.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, frosty6 disse:

Com certeza é mais do que o suficiente. A XPG Pylon é uma ótima fonte e tem a linha 12v com a mesma tensão da fonte, supre uma 3060ti tranquilamente e está com um ótimo preço.

Pois vou comprar essa fonte mesmo. Obrigado pessoal pelas informações! E obrigado pelas indicação!

• Amei 1
Postado
6 horas atrás, frosty6 disse:

A XPG Pylon é uma ótima fonte e tem a linha 12v com a mesma tensão da fonte

A Pylon não chega a ser uma ótima fonte, no máximo uma boa fonte, sendo Tier C, adequada para GPUs que tenham demanda de no máximo 200w.

Postado
3 horas atrás, Tiberio disse:

A Pylon não chega a ser uma ótima fonte, no máximo uma boa fonte, sendo Tier C, adequada para GPUs que tenham demanda de no máximo 200w.

Certo, obrigado! Essa XPG Pylon aguenta então uma RTX 3060 12gb ou uma 2060 Super 8gb? Eu estou desistindo da 3060ti, pelo meu orçamento acho que vou em uma dessas duas placas citadas agora.

Postado

Essa XPG Pylon aguenta então uma RTX 3060 12gb ou uma 2060 Super 8gb?

Sim.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Tiberio disse:

Ok?

Certo, obrigado! Essa XPG Pylon aguenta então uma RTX 3060 12gb ou uma 2060 Super 8gb? Eu estou desistindo da 3060ti, pelo meu orçamento acho que vou em uma dessas duas placas citadas agora.

Aguenta as 2 tranquilamente, eu recomendaria a 2060 Super por se mais barata e ser praticamente a mesma coisa da 3060.

11 horas atrás, a.p.mb disse:

Pois vou comprar essa fonte mesmo. Obrigado pessoal pelas informações! E obrigado pelas indicação!

Pode confiar! :tw_wink:

• Obrigado 1
Postado

Acho que a Pylon combina bem com uma 3060. Meu único problema com ela é que tem só 3 anos de garantia, outras fontes melhores têm garantia de até 10 anos. Se a garantia for proporcional à durabilidade, então faria mais sentido pegar uma TX550M da corsair que tem 7 anos, mas não custa o dobro, ou uma Core Reactor 650W que não custa o triplo. Mas, como as restrições orçamentárias precisam ser consideradas, acho que a Pylon ainda é uma boa escolha.

• Curtir 1
Postado

Comprei a XPG Pylon mesmo, e depois penso em qual GPU pegar. Fico tranquilo por todas as informações repassadas aqui. Muito obrigado a todos!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!