Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz a compra de uma 3070 TI, fui jogar meu joguinho com gráficos no talo e descobri um problema bem chato!

O processador está pegando 90 graus ++++, chegando a quase 100 graus, utilizo o cooler stock e um gabinete Husky Polar, com 4 fans que veem no gabinete com rotação padrão e 2 Scythe Kaze Flex em cima.
A configuração das fans estão: as 3 frontais puxando ar para dentro, as 2 superiores jogando ar para fora enquanto a traseira também jogando ar para fora.

Preciso trocar gabinete ou um aircooler bom já resolve o problema?

Aproveitando a duvida, a 3070 TI costuma operar entre 80 a 90 graus mesmo?

326161239_501211395496391_5599501725351206003_n.jpg

imagem_2023-01-18_212039244.png

• Solução
Postado

O gabinete é OK, com boa entrada de ar pela frente mesh (tela) e as fans estão colocadas de forma correta, inclusive com ligeira pressão positiva, o que minimiza a poeira.

Pode ser que as fans ARGB incluídas sejam mais decorativas que eficientes, no anuncio do gabinete não especifica RPM, CFM, pressão... Mas por hora não mecha no gabinete.

A questão é que a 3070Ti força o i5-12400F a entregar tudo o que pode - ele é "fraco" para ela*; e com isso esquenta mais que o cooler box Intel consegue dissipar.

Compre  Air Cooler DeepCool AG400 - R$ 140,00 que a temperatura vai melhorar bastante.

* Para balancear mais a VGA com o CPU, aumente a resolução e detalhes dos jogos, isso coloca mais carga na VGA, dando uma folguinha para o CPU.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, josecaiof disse:

@Willian Raphael O brabo gammaxx 400:

Por R$ 153,00 o DeepCool Gammaxx 400 V2 já não é boa opção - era quando custava R$ 100,00.

O DeepCool AG400 custa mais barato - R$ 139,90 e tem performance melhor.

Não vi comparativo direto entre os dois, mas baseado na vantagem do AG400* sobre o AK400 que é de 2-3 graus, e do AK400 sobre o 400 V2, que é de 4 graus,  pode-se estimar uns 6 graus de vantagem para o AG400 relativo ao 400 V2. 

* Apesar de custar mais barato que o AK400, o AG400 tem um fan com mais RPM, CFM, pressão e ruído.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Interessante,  no caso a parte de forçar mais a VGA, estou tendo esse problema no GoW onde tá tudo no ultra, a resolução ainda tá 1080p porque ainda estou para comprar um monitor 1440p, isso ajudaria a melhorar?

Quanto ao cooler box, interessante essa opção, existe alguma superior por algum preço a mais? (até 500 reais eu posso estar utilizando, lembrando que o gabinete possui limitação maxima de 130mm devido a lateral de vidro.

Alias, compensa remover a lateral de vidro? vi algumas pessoas dizendo isso mas acho que vai empoeirar demais

Postado
5 horas atrás, Willian Raphael disse:

Quanto ao cooler box, interessante essa opção, existe alguma superior por algum preço a mais? (até 500 reais

Tem, mas para esse i5-12400F é exagero.

DeepCool AK500 - R$ 359,00 - Tem que solicitar o suporte LGA1700 na DeepCool pagando o frete.*

DeepCool AG620 (dual fan pull-push) - R$ 380,00  - Tem que solicitar o suporte LGA1700 na DeepCool pagando o frete.

Scythe Fuma 2 Rev B - R$ 459,00

* Para solicitar tem que enviar o numero de série do cooler - fica na caixa, comprovante da compra do cooler e comprovante da compra de uma placa-mãe ou CPU LGA1700.

Citação

...lembrando que o gabinete possui limitação maxima de 130mm devido a lateral de vidro.

Se for só 130mm nenhum desses Air Cooler serve, o mais baixo é o AG400, com 150mm. Nem o Cooler Master Hyper 212R que usa ventoinha de 92mm é mais baixo, tem 136mm de altura.

O Husky Polar - se for o da K'bum;  tem 210mm de largura, então deveria suportar Air Cooler com até ~160mm de altura, que é o padrão para gabinete de 200 mm de largura. Confira esta medida com uma régua, os 130mm pode ser erro do site.

Se for só 130mm  não dá para usar Air Cooler torre, terá que ser Air Cooler "low profile" que são mais baixos, com a ventoinha soprando na direção da placa-mãe, mas não acho boa opção porque perturbara a direção do fluxo de ar dos fans frontais e traseiro, são solução para os compactos gabinetes ITX.

image.png.fa8568b69e1d767d45dd69d9d1b084da.png

Scythe Big Shurinken - 69mm de altura - R$ 360,00 -  Verifique com o vendedor a questão do suporte LGA1700 do Shurinken.

Ou então resta usar Water Cooler.

• Curtir 1
Postado

@1lokos cara, realmente medi aqui e deu 160mm, bizarro por parte da kabum....

7 horas atrás, 1lokos disse:

Se for só 130mm nenhum desses Air Cooler serve, o mais baixo é o AG400, com 150mm. Nem o Cooler Master Hyper 212R que usa ventoinha de 92mm é mais baixo, tem 136mm de altura.

O Husky Polar - se for o da K'bum;  tem 210mm de largura, então deveria suportar Air Cooler com até ~160mm de altura, que é o padrão para gabinete de 200 mm de largura. Confira esta medida com uma régua, os 130mm pode ser erro do site.

Vou comprar o AG400 mesmo então, por frescura, afinal...

conversei aqui com um conhecido tecnico que disse para atualizar os drivers da placa-mãe, fiz isso e caiu para 60 graus a temperatura kkkkkkkkkkkkkkkkk nunca imaginaria isso!
de qualquer forma obrigado, vou estar instalando o Air Cooler mais futuramente, agora sem tanta pressa dá pra pegar sem acabar endividando-se kkk

obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!