Ir ao conteúdo

SSD dicas e sugestões

Ir à solução Resolvido por bacalhau cruzmaltino,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estou querendo comprar um SSD, pois meu PC está travando muito e possivelmente pode ser o HD, pois fiz um upgrade no mesmo, troquei a placa-mãe, memória e fonte, só não troquei gabinete e HD. 

Estou pesquisando e achei interessante esses modelos: SDD Sandisk Plus, 480GB, SATA, Leitura 535MB/s, Gravação 445MB/s, SDSSDA-480G-G26 e esse 

Samsung Unidade de estado sólido 500 GB 970 EVO NVMe M2.

Gostaria da opinião de vcs, pois não conheço SDD.

E também se eles são compatíveis com minha placa-mãe que é uma ASRock Fatal1ty B360M Performance Micro atx DDR4 LGA 1151 D-Sub dvi HDMI USB 3.1 M.2 Ultra

Desde já agradeço pela atenção.

Postado

Então na entrada M.2, pelo que estou pesquisando, a velocidade de transferência é muito superior, eu posso então usar o SSD instalando o S.O., e o HD para armazenamento. Teriam alguma dica de SDD desse tipo? além desse samsung.

Postado

Exato! SO na unidade rápida (SSD) e arquivos em geral na lenta (HDD).

Onde conecta o M2 na sua placa é PCIE geração 3 x4

image.png.2a9d045e39a47ba1bb7a908d440b0121.png

https://www.ASRock.com/mb/intel/fatal1ty b360m performance/index.br.asp

Que tem largura de banda de até 4.000 MB/s

Você pode conferir a tabela aqui: 

Procure por um M2 que seja pelo menos PCIe 3.0 x4 para ter o máximo de desempenho.

A dica que você quer, seria recomendação de marca?

Se for, tem as marcas muito conhecidas como a própria Samsung e Kingston, que eu curto.

Mas antes de qualquer marca e de concretizar a compra eu pesquisaria sobre o desempenho em algum benchmark ou no youtube. 

• Curtir 1
Postado

@Evandro Berbel

Eu evitaria SSDs NVMe, não me sinto seguro com essas tecnologias muito recentes. Tem aparecido muito tópico aqui no fórum com essas peças dando defeito e isso talvez seja apenas a ponta do iceberg. Seria melhor ir de SSD SATA que acho mais garantido.

Mas os travamentos de hoje podem não ser de seu HD. Deixa aqui a imagem completa do programa gratuito CrystalDiskInfo para avaliarmos como está esse HD pois acredito que suas coisas estão mais seguras nele do que em SSDs.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Eu evitaria SSDs NVMe, não me sinto seguro com essas tecnologias muito recentes.

O protocolo tem 12 anos. É suportado nativamente pelos principais sistemas operacionais há pelo menos 9 anos (Windows 8.1, Linux kernel 3.3). É suportado por BIOS UEFI (como unidade inicializável) há mais ou menos uns 7 anos (BIOS de 2015 para cima).

31 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Tem aparecido muito tópico aqui no fórum com essas peças dando defeito

O que dá muito problema é porcaria chinesa Marca Diabo que custa uma merreca e não tem garantia.

@Evandro Berbel NVMe toda a vida, afinal, sua placa tem suporte! Esse Samsung 970 Evo Plus é um bom SSD, vai sem medo. Só confira se essa loja parceira da Amazon é confiável. Pesquise em lojas tradicionais antes.

• Curtir 1
Postado

Mas o Evandro colocará os dados no HD.

A questão de problema, eu recomendo dar uma pesquisada sobre o modelo antes de bater o martelo.

Só para ver se ele não tem algum histórico de problemas.

Sobre o PC estar travando muito.

Dê um Crtl + Alt + Del

quando ele estiver lento e tente encontrar onde está o gargalo.

Você também pode entrar no log do sistema e descobrir mais informações.

• Curtir 2
Postado

Sim, manter os arquivos no HD, usar mais SSD no S.O., vou fazer isso dar uma pesquisada sobre o histórico de problemas em SSD.

Quando chegar em casa passo mais informações do PC, ainda não tive oportunidade de verificar os travamentos, mais no FDS vou repassar os dados pra vcs analisarem. Agradeço a todos por hora pelas dicas.

• Curtir 2
Postado

376440598_testecrystal.thumb.jpg.afb24d622c1eb1572189f3f9b1bcbe81.jpg@Henrique - RJ  @joe_federal fiz alguns testes na inicialização, marquei a entrada e durante uns 15min o HDD ficou em100%, OBS: vários programas desabilitados na inicialização.

Referente ao teste CrystalDiskMark sou leigo no assunto então vou enviar essa imagem pra vcs avaliarem.

Log do sistema também não entendo muito de avaliação.

Agradeço

• Solução
Postado
Em 20/01/2023 às 12:08, Evandro Berbel disse:

Bom pessoal, estou querendo comprar um M.2 SSD NVMe Samsung 500 GB 970 EVO.

Pois ainda não conheço esse tipo de SDD, e também se é compatível com minha placa-mãe que é uma ASRock Fatal1ty B360M Performance Micro Atx DDR4 LGA 1151 D-Sub Dvi HDMI USB 3.1 M.2 Ultra. Desde já agradeço pela atenção.

O Seu Modelo da ASRock é uma Senhora placa-mãe.

Meu Caro

Tenho este Foguetinho desde 2019, com o SO e Programas Instalados no M.2 SSD NVMe XPG GAMMIX S11 Pro de 238GB:

Speccy.thumb.jpg.c59adf8c0b31a1d462847bdbe28e67a0.jpg

Recomendo Veemente, que adquira Um e Instale na Sua Maquina, que ela vai Mudar da Agua Para o Chivas Royal Salute de 21 Anos e Você vai ganhar velocidade, tanto em Iniciar/Finalizar o Windows, como em Programas e Jogos.

Mas, antes de finalizar a compra, procure entre vários Modelos de Fabricantes Conceituados e Preço com o melhor custo-benefício.

Boa Sorte

Abraços

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Obrigado pelas dicas pessoal, adquiri o SSD da samsung citado, já instalei e virou outro PC, referente ao HDD troquei tanto os cabos quanto a entrada, porém ta na mesma, creio que ta no fim de sua era, mais que merecida pois faz uns 15 anos que tenho ele.

M

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Evandro Berbel disse:

Obrigado pelas dicas pessoal, adquiri o SSD da samsung citado, já instalei e virou outro PC, referente ao HDD troquei tanto os cabos quanto a entrada, porém ta na mesma, creio que ta no fim de sua era, mais que merecida pois faz uns 15 anos que tenho ele.

M

Ae sim!

Coloquei SSD em duas máquinas antigas de casa.

Em poucos segundos está tudo carregado, antes dava tempo de tomar café.

Mande para nós o print do CrystalDiskMark

Só pra ver o antes e depois.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...