Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Estou montando meu primeiro computador, poderiam avaliar e dar dicas sobre a configuração?

- Processador AMD Ryzen 7 5800X

- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG300

- placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus

- Placa de Vídeo PowerColor Hellhound Radeon RX 6600

- Memória DDR4 Kingston Fury Renegade RGB, 8GB, 3600Mhz (x4)

- SSD Hikvision E3000, 512GB, M.2 2280, NVMe, Leitura 3476MB/s e Gravação 3137MB/s

- Fonte Duex 500W, Bivolt, Black

Meu uso é mais profissional e pretendo que essa configuração dure alguns anos.

R$ 8.800 (referência Terabyte)

Postado
10 minutos atrás, WillGuima disse:

Fonte Duex 500W, Bivolt, Black

Troca esse troço.

Pega a Core Reactor da XPG de 650W, Pylon de 550W, ou TX550M da Corsair.

Fora isso, eu adicionaria um HD de 1Tera para armazenamento.

Postado
2 horas atrás, WillGuima disse:

- Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG300

Esse AC é do Alii?

De qualquer forma é AC com fan de 92mm e TDP de 150w, fraco para um 5800X, e o preço do Allii para produtos DeepCool é ruim.

Tem o DeepCool AG400 - 4 heatpipes, fan 120mm, TDP 220w - R$ 140,00 na T'byte.

Mas para o "AirFryer" 5800X é melhor se garantir com um AC mais reforçado, como o DeepCool AK500 - R$ 360,00

ou um WC como o Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 - R$ 495,00.

Citação

Memória DDR4 Kingston Fury Renegade RGB, 8GB, 3600Mhz (x4)

É mais seguro - compatibilidade, estabilidade;  2 pentes de 16 Gb.

Postado

Vocês acham muito arriscado tentar montar esse computador por conta própria sem nunca ter montado nada antes? 

Estava vendo de comprar montado, mas não estou sentindo confiança nesses lojas online. 

Postado
1 hora atrás, WillGuima disse:

Vocês acham muito arriscado tentar montar esse computador por conta própria sem nunca ter montado nada antes? 

Estava vendo de comprar montado, mas não estou sentindo confiança nesses lojas online. 

Tem a opção de comprar as peças e paga um técnico ou assistência técnica para montar. Assim escolher melhor as peças do que nestes micros que compra montado. - ex. P'chau, T'byte.

Postado

Sem ver nada de montagem é sim.

Se tiver um pouco de azar o negócio já piora.

Melhor mesmo é como o amigo @1lokos citou, pagar para alguém montar ou uma assistência, ou comprar já montado.

Eu recomendo mais a opção e já comprar montado, pois evita de ter os chamados "técnicos" montando errado e você tendo de pagar por esse tipo de serviço.

Postado

Valeu pelas dicas, pessoal. Acabei pegando as seguintes peças:

- Processador AMD Ryzen 7 5800X

- Cooler Para Processador DeepCool AK500, 120mm, Preto, R-AK500-BKNNMT-G

- placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR, AMD AM4, ATX, DDR4

- Placa de vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D

- Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3600MHz (x2)

- SSD 250 GB WD Black SN770, M.2, PCIe GEN4X4, NVMe, Leitura: 4000MB/s Gravação: 2000MB/s (Para sistema operacional)

- SSD 512 GB Kingston KC3000, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 7000MB/s e Gravação: 3900MB/s (Para armazenamento)

- Gabinete Gamer Husky Polar, Mid Tower

- Fonte Corsair TX-M Series TX550M 80 Plus Gold 550W PFC Ativo, CP-9020133-WW

Vou tentar montar eu mesmo, vamos ver no que vai dar 😬

• Curtir 1
Postado

Pessoal, poderiam me dar uma ajuda?

Eu montei o computador, mas estou batendo cabeça com o mais simples. Tudo está funcionando com exceção das fans do chassi. Os únicos cabos que eu encontrei dessas fans são esses das fotos em anexo, sendo o que está marcado como vdg seria o cabo de "força" das fans, certo? É ele que tenho que conectar nos pinos "CHA_FAN" da placa-mãe?

O outro cabo eu entendi que é para o RGB e não necessariamente eu preciso conectar.

Outro ponto, a conexão dos cabos do painel são ruins mesmo? Eles parecem ficar soltos e só de bater a mão eles quase escapam. Digo os cabos power, reset, etc.

Valeu!

20230128_174646.jpg

20230128_174836.png

Postado

Os únicos cabos que eu encontrei dessas fans são esses das fotos em anexo, sendo o que está marcado como vdg seria o cabo de "força" das fans, certo? É ele que tenho que conectar nos pinos "CHA_FAN" da placa-mãe?

O gabinete não tem manual?

O conector "VDG" costuma ser usado em placa-mãe da Gigabyte da linha Aorus para ligar LEDs dos fans. Faz o que este conector de 3 pinos (5 volts) com uma falha no meio faz. Estranho é que esse ai tem só dois fios conectados e não parece ter guia "anti-burro".

Os conectores SYS_FAN ou CHA_FAN placa-mãe são 4 pinos (12 volts), se ligar conector de LED neles vai queimar o "fru fru" . 😜 

Neste vídeo o cara mostra que os fans deste gabinete são ligados em série entre si e ligados num Molex da fonte, o controle do "rainbow" é pelo botão LED do gabinete. Como não vem controladora, não ligue nada na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

O manual do gabinete não fala nada sobre a conexão elétrica, só mostra a mecânica.

Agora olhando melhor eu notei um outro ponto, tem uma junção de todas as ventoinhas e no final uma conexão tipo tomada (a parte branca). A minha fonte também tem um cabo semelhante que dá conexão. 

Se eu fizer essa conexão será que dá certo? Fiquei com receio de queimar as ventoinhas agora.

conector1.jpg

conector2.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...