Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera beleza? 

Eu tenho uma dúvida em relação a utilização de fans. Futuramente quero comprar este gabinete da Corsair o Crystal Series 680x preto , sei que ele vem com uma commander pro e 4 fans (3x LL120 e 1x sem ser RGB.) e possui espaço para mais 4 fans (no total

E minha dúvida é se posso utilizar normalmente o que já vem de padrão fans no gabinete, e adicionar as fans que já possuo, são da Rise Mode 12v molex (não possuem RGB)

Para mim RGB não é opção, mas como o gabinete inclui elas, gostaria de saber se há a possibilidade de utilizar as fans de forma "mista". Usaria as fans LL120 na coomander pro, e completar as fans que faltam com as minhas, que estão conectadas direto com a fonte de energia.

Deixarei minha configuração aqui apenas para registro e se ajudar em relação a dúvida:

placa-mãe ASUS PRIME A320M-A,

Ryzen 5 2600 (Não é onboard),

2x Memórias Corsair 8Gb,

Fonte Corsair TX550M 550W 80 Plus Gold Semi-Modular,

4x fans Risemo Mode 120MM preto cabo molex de aliementação (1 fan que veio com o gabinete conector 4 pinos sem RGB),

RTX 2060 Zotac 6gb.

Postado

Se a controladora incluída no gabinete tem entradas extras para outros 4 fans, e este fans tem conectores 3 ou 4 pinos PWM pode ligar sem problema.

Mas como você disse que as fans Rise Mode são conector Molex, então não tem como ligar na controlara, e certamente elas não tem PWM para controle de rotação, então não teria vantagem  nenhuma ligar.

Quando a questão do "RGB" depende do tipo dos fans incluídos, mas de forma geral os fans que são RGB ou ARGB controláveis tem um cabo separado do cabo PWM de alimentação só para os LEDs. Se os fans for deste tipo se não quiser o brilho do "fru fru rainbow" basta não conectar este cabo na controladora ou placa-mãe.

Tem alguns gabinetes, exemplo da DeepCool, que vem fans com LEDs em cores fixas, que usam o mesmo cabo de alimentação, estes não tem opção de desligar os LED.

Esta foto gabinete no site da Corsair mostra que a controladora do gabinete usa apenas um cabo PWM, então vai depender do software de controle ter opção para desligar os LEDs.

image.png.bc3134023cb032e86f53ac310ac2a670.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!