Ir ao conteúdo

Upgrade de memória RAM e SSD para Lenovo Ideapad 320

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Eu tenho um Lenovo ideapad 320 14ikb type 80yf Core i5 7200u @ 2.5Ghz com 4GB de RAM soldada.

Gostaria de fazer um upgrade de mais 8GB memória RAM e um SSD de 240/250GB (já que ele ainda está com o HD de 500GB)

Aqui entra minhas dúvidas quanto aos upgrades:

- Qual memória seria compatível com ele (segundo o manual do fabricante, fala que a frequência pode ser de até 2400Mhz, mas não fala desse modelo em específico) e as possíveis marcas confiáveis que possam me indicar?

- Qual marca confiável de SSD eu poderia adquirir que não vá me dar dor de cabeça num preço bem acessível? (vou usar o HD como backup com um caddy)

A outra questão que gostaria de saber é:

Esses 4GB de RAM soldados colocando mais 8GB como funcionaria? Por exemplo 8GB seria pra sistema e os 4GB soldados ficariam para a parte gráfica? Ou somaria tudo e teria um total de 12GB de RAM para o funcionamento geral?
Li no fórum da Lenovo falando em dual-channel porém um usuário comum disse para o moderador não falar sobre isso porque não funciona assim.

Segue anexo do CPU-Z com as informações de hardware.

Obrigado!

CPU.jpg

CPU 1.jpg

CPU 2.jpg

• Solução
Postado

@Helton A. Oliveira memória RAM pode ser qualquer uma DDR4 com frequência igual ou acima de 2400Mhz, se a sua for de 2400Mhz, vai fazer a nova abaixar a frequência para igualar.

Tem Kingston, Corsair, XPG e demais marcas de memória RAM, eu recomendo da Kingston.

https://www.kabum.com.br/produto/193299/memória-kingston-fury-impact-8gb-3200mhz-DDR4-cl20-para-notebook-kf432s20ib-8

Fica a seu critério qual marca vai pegar, tem outras marcas no mercado e você é livre para olhar outras opções, só atente-se ao tamanho fisico da memória, as de notebook são assim pequenas, igual essa do link.

Já quanto ao SSD, você pode colocar um da Crucial, Sandisk, ou WD.

Um exemplo sendo da Crucial: https://www.kabum.com.br/produto/378464/SSD-crucial-bx500-sata-500gb-3d-nand-leitura-540mb-s-e-gravação-500mb-s-ct500bx500ssd1

12 minutos atrás, Helton A. Oliveira disse:

Esses 4GB de RAM soldados colocando mais 8GB como funcionaria? Por exemplo 8GB seria pra sistema e os 4GB soldados ficariam para a parte gráfica? Ou somaria tudo e teria um total de 12GB de RAM para o funcionamento geral?
Li no fórum da Lenovo falando em dual-channel porém um usuário comum disse para o moderador não falar sobre isso porque não funciona assim.

Geralmente é para somar, ficando os 12gb que você cita.

Mas é estranho isso do usuário contestar informação passada por moderador.

Não sei a sua opinião sobre memória soldada, mas a minha é que isso não deveria existir em notebooks, pois dificulta upgrades, imagina se um desses chips soldados queima.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Helton A. Oliveira

Bom dia ! Tudo bem ?
Super tranquilo fazer upgrade nesse equipamento de memória, recomendo modelos de 2666 MHz a BIOS dele vai reduzir automaticamente para 2400MHZ.
Kingston, Adata, Crucial são as melhores.

SSD - WD, Kingston, Sandisk, Crucial

Adicionando 8Gb o computador vai ficar com 12GB e a placa de vídeo vai poder utilizar uma parte dessa memória total quando estiver em uso

O Caddy precisa comprar um especifico pra ele pois os CADDYS pradoes não possui o acabamento arredondado para encaixar com a carcaça do Note.
No mercado livre encontra fácil 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1564625774-adaptador-caddy-segundo-HD-SSD-sata-lenovo-320-_JM

• Obrigado 1
Postado

O upgrade é super tranquilo dessa máquina. É semelhante ao upgrade que fiz em um Notebook Lenovo Yoga 520 de 2019 da minha filha. Aumentei a memória de 8GB para 16 GB, e troquei o HD de 1TB, por um SSD de 256GB NVMe. A memória eu usei da Corsair e o SSD eu peguei da Sandisk, o desempenho do notebook teve um aumento de uns 60 a 70%. A frequência da memória você pode utilizar a mesma do que já está instalado no notebook, eu recomendo abrir o note e retirar a placa da memória RAM, que ai você vê direitinho os dados na etiqueta dela. E o SSD, tem que ver se a sua versão tem slot para SSD, tendo manda bala, que vale muito a pena. Além destes 2 upgrades, eu também troquei a placa de rede wi-fi dele, e a velocidade da internet mudou muuuuuuito. Eu tenho 800MB de velocidade, e chegava no notebook, somente 300 MB no Wi-fi, troquei por uma placa de rede wi-fi 6 AX201 da Intel, e agora chega os 800MB no Wi-fi, tranquilo. A memória RAM eu comprei no Mercado Livre, o SSD NVMe eu comprei no Kabum e a placa de Rede Wi-fi eu comprei no Mercado Livre.

• Obrigado 1
Postado

Bom dia, só para completar um pouco a resposta, poderia enviar a aba SPD do CPU-z?Fiquei com dúvida sobre a frequência dessa RAM.

E quanto ao SSD, recomendo um pouco maior, porque se estiver rodando o Windows 10(ou 11) só o espaço ocupado pelo sistema pode chegar perto de 100Gb fácil.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Obrigado pelo feedback era essas as dúvidas que tinha.

@Mais Notebook Vou pegar esse CADDY obrigado pela atenção.

@Gilson Barbosa Fiuzasobre a placa de wi-fi não há necessidade até porque eu tenho aqui 350Mbps de conexão e nos testes estão me entregando perto dos 300Mbps a placa de wi-fi é de 1/1000Mbps mas obrigado por responder.

@PedraX Na aba SPD não especifica nada, por isso não postei ela mas a frequência é de 2133Mhz da memória soldada e quanto ao espaço, vou anexar aqui quanto está sendo usado por isso do SSD ser de 240/250GB devido ficar somente o sistema rodando e algumas aplicações.

Armazenamento.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...