Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador TP-Link AC1200 Archer C6 não atinge velocidade contratada


Posts recomendados

Olá

 

Pessoal, tenho alguns problemas com os seguintes dispositivos:

- RoteadorTP-Link AC1200 Archer C6

- Repetidor: TP-Link AC750 RE200

 

Plano de Internet Contratado:

- 400 download

- 200 upload

* Testes via cabo indicam que está sendo entregue até mesmo um pouco mais do que o contratado, ao menos no roteador provido pela operadora, no qual é conectada a fibra óptica.

 

PROBLEMA #1:

- O ambiente X possuí um roteador X onde a fibra da internet está diretamente conectada (roteador provido pela operadora)

- No ambiente Y existe um roteador Y (TP-Link AC1200 Archer C6). O roteador Y está recebendo internet através de um cabo de rede, ou seja, existe um cabo vindo do roteador X e conectando diretamente no roteador Y

- Testes realizados em um computador conectado ao roteador X (aquele que possuí a conexão direta com a fibra) via cabo indicam que a velocidade da internet está sendo entregue mais do que 100% (maior do que o contratado)

- A pessoa contratada para fazer todas as conexões de internet no local DISSE (não foi realmente testado) que os computadores ligados ao roteador Y, MESMO QUE VIA CABO (vai ser realmente via cabo), vão receber no máximo 120 megas de download, o que é ridículo

- Não tenho nenhum dispositivo com uma placa de rede boa o suficiente para testar isso no momento. Faz sentido o que a pessoa disse? Qual o motivo de receber apenas 120 megas via cabo no segundo roteador? Só se a pessoa contratada comprou o roteador errado (no caso, o TP-Link AC1200 Archer C6), e relativo a velocidade da internet nos computadores foi explicitado previamente que deveriam ser capazes de receber internet no máximo ou muito próximas ao contratado, até pelo fato de que os computadores serão conectados via cabo (também foi garantido pela pessoa que contratamos que o cabo seria capaz de passar toda a velocidade necessária)

 

Vou adicionando os outros problemas no tópico depois. Existem problemas com as conexões wi-fi super lentas e instáveis mas acho melhor resolver a parte via cabo primeiro para evitar prolongamentos exaustivos nas explicações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ligou o roteador C6 ao modem via porta WAN esta deve ser a razão dos problemas todos. Se não ligou é preciso investigar.

 

Considerando esses equipamentos deve ligar o RE200 via OneMesh porque parece que o C6 é compatível. Não são todas as versões do C6 que são, mas basta confirmar na configuração ou no site.

 

E ligar o C6 via porta LAN no roteador da operadora, ou pode perder algo como metade da banda na rede "Y" e no que chegar ao infeliz do repetidor apenas pelo duplo NAT.

 

Postei vários exemplos sobre isso aqui, com argumentos, desenhos e roteiros . Pode ver no meu conteúdo ou perguntar depois e eu procuro algum link. Pode ser que nem tenha ligado assim afinal.
 

5 horas atrás, Clarifier disse:

A pessoa contratada para fazer todas as conexões de internet no local DISSE (não foi realmente testado) que os computadores ligados ao roteador Y, MESMO QUE VIA CABO (vai ser realmente via cabo), vão receber no máximo 120 megas de download


Como você suspeitava, não correspondente à realidade.

 

5 horas atrás, Clarifier disse:

pelo fato de que os computadores serão conectados via cabo (também foi garantido pela pessoa que contratamos que o cabo seria capaz de passar toda a velocidade necessária)

 

Desde que use cabos CAT5e para cima com os 8 pinos configurados. Em curtas distâncias e sem interferências pode conectar até a 2500mbps

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Primeiramente, obrigado pela resposta 😄

 

- O roteador C6 está ligado ao roteador da operadora via cabo através de uma porta LAN mesmo, e não via WAN 😕

 

- Os repetidores (RE200) estão ligados ao C6 via OneMesh, e pelas dezenas de testes do wi-fi que fiz, eu não gostaria que fosse assim. Como deve saber, todos os repetidores ficam em uma rede única (só aparece uma única rede wi-fi que é relativa a todos os repetidores e também ao C6, e isso devido a tecnologia OneMesh, obviamente). O fato é: por muitas das vezes os aparelhos não estão reconectando no melhor dispositivo (C6 ou repetidor correto) automaticamente, ou seja, o OneMesh não está funcionando bem para o seu propósito. Em um dos testes, coloquei um repetidor no quarto X enquanto que no quarto Y ficava o C6, e mesmo eu estando no quarto X, meu dispositivo ficou conectado ao C6, fazendo com que eu ficasse com uma velocidade de download bem menor. Em resumo: o OneMesh apenas criou uma "instabilidade" em minha rede pois meus dispositivos muitas vezes ficam conectados no dispositivo de pior desempenho (conectam ao C6 e não ao repetidor que deveriam).

 

- Não seria possível desativar o OneMesh e fazer com que o C6 gere "uma rede exclusiva" para ele assim como cada repetidor tenha "uma rede exclusiva"? Assim eu poderia selecionar a rede que quero me conectar manualmente e já resolveria um dos problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Clarifier disse:

Não seria possível desativar o OneMesh e fazer com que o C6 gere "uma rede exclusiva" para ele assim como cada repetidor tenha "uma rede exclusiva"?

 

Sim. O RE200 e os outros RE podem ser configurados como AP simplesmente.

 

O que você queria do OneMesh é o que existe nos Deco Mesh dessa marca. No caso do Deco um canal de controle --- backhaul - monitora os níveis de sinal conforme um dispositivo se move fisicamente na rede e vai transferindo as conexões. For a price, claro. Esse monitoramento custa processamento, tráfego e dinheiro porque é mais caro. E o ideal é ter apenas POD que implementem isso via cabo --- ethernet backhaul --- assim você sincroniza os POD ali pertinho do roteador, eles se identificam, trocam credenciais e tal. E aí você leva para onde precisa e liga via cabo à rede normal.

 

A conveniência do OneMesh é algo como a do SmartConnect da mesma marca, que escolhe a banda sózinho: A rede tem um nome só. E você não tem controle nenhum. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com "AP" você quer dizer "Access Point", correto? Vou verificar sobre e talvez eu mesmo tente configurar os repetidores desta forma. No meu caso eu acho mais interessante pois evito que meus dispositivos se conectem no aparelho menos eficiente considerando o ambiente atual no qual eu estaria tentando utilizar o wi-fi. Em alguns casos, por exemplo, se no mesmo ambiente eu me conectar ao C6 eu fico com 15 megas, mas se conectar no repetidor que seria o correto, bate 100 megas, então realmente faz diferença.

 

1 hora atrás, arfneto disse:

O que você queria do OneMesh é o que existe nos Deco Mesh dessa marca. No caso do Deco um canal de controle --- backhaul - monitora os níveis de sinal conforme um dispositivo se move fisicamente na rede e vai transferindo as conexões. For a price, claro. Esse monitoramento custa processamento, tráfego e dinheiro porque é mais caro.

Durante alguns dos testes que fiz eu percebi meu dispositivo se conectando automaticamente em outro aparelho. Por exemplo, ele estava no C6 e foi para o repetidor automaticamente. Agora fiquei confuso... Você dizendo isso me parece que com os aparelhos que comprei os meus dispositivos não vão mudar automaticamente para o mais eficiente, mas como disse, nos meus testes eu percebi essa mudança de forma automática enquanto realizava um teste de velocidade com a fast.com 🤔

Entendi algo errado ou estou louco? 😂

 

1 hora atrás, arfneto disse:

E o ideal é ter apenas POD que implementem isso via cabo --- ethernet backhaul --- assim você sincroniza os POD ali pertinho do roteador, eles se identificam, trocam credenciais e tal. E aí você leva para onde precisa e liga via cabo à rede normal.

Você poderia explicar um pouquinho melhor essa parte do POD? Não entendi, sou leigo no assunto 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Clarifier disse:

Em alguns casos, por exemplo, se no mesmo ambiente eu me conectar ao C6 eu fico com 15 megas, mas se conectar no repetidor que seria o correto, bate 100 megas, então realmente faz diferença

 

AP = Access Point

POD = Point of Delivery

é como aparece na literatura de wifi e mesh em geral

 

No OneMesh ele alterna a partir de um instabilidade na conexão eu acho. Veja esse caso aí: chegou a 15mbps e não alternou para o repetidor. E se o gatilho for grande pode ficar alterando toda hora e pode ser até pior no geral, porque aumenta o processamento e o tráfego.

 

Na rede mesh com ethernet  backhaul o canal de controle faz isso continuamente para todos os dispositivos. Algoritmos sofisticados acompanham o movimento de um tablet de um POD para outro por exemplo, e transferem a conexão sem derrubar nada quando os algoritmos mostrarem vantagem.

 

É o que diz o fabricante.

 

Do suporte da TP_Link

 

1 hora atrás, Clarifier disse:

Você dizendo isso me parece que com os aparelhos que comprei os meus dispositivos não vão mudar automaticamente para o mais eficiente, mas como disse, nos meus testes eu percebi essa mudança de forma automática enquanto realizava um teste de velocidade com a fast.com

 

Ao mesmo tempo você testemunhou o contrário... Foi assim que começou esse post por exemplo.  

 

Provavelmente é uma questão de gatilho. Os Deco usam inteligência artificial e matemática e algoritmos avançados para automatizar as transições.

 

O OneMesh pode ter um simples gatilho. 

 

1 hora atrás, Clarifier disse:

Você poderia explicar um pouquinho melhor essa parte do POD? Não entendi, sou leigo no assunto

 

Não sou nenhum especialista. Mas essa é a maneira recomendada de programar essas coisas. Você tem 4 deles por exemplo. E vai colocar na periferia de uma casa grande, ou em vários pisos. Se fossem próximos você não precisaria disso afinal.

 

E você não quer ficar perdendo tempo achando onde tem alcance ANTES de configurar. E em várias partes. Então o que faz é sentar numa mesa confortável ao lado do roteador e configurar e sincronizar todos os POD, os M5 por exemplo. E depois você pode ligar em qualquer ponto de rede, por exemplo lá no fundo depois da piscina 😉 onde tem um ponto de rede porque o arquiteto não era ingênuo. E aí é só ligar o cara e ver a luzinha verde ou azul acender em segundos, porque ele se sincroniza com a rede através do ethernet backhaul.

 

Só isso. é a mesma coisa que com os AP. Você configura um em cima do outro na mesa  e depois vai por exemplo colocar DENTRO do forro. Não antes.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clarifier Olá,clarifier, tudo bem?


Aqui vou deixar uma possível solução para seu problema. 


— Verifique o modelo de seu cabo se ele é CAT5e, pois esse tipo de cabo trabalha com 10/100/1000Mbps. (ideal seria utiliza o cabo original para testes) 

— Realize um teste de velocidade no modem de seu provedor e veja quanto ele te entrega no momento (isso com o cabo que você estava conectando o Roteador Y). Se ele chegar a 120 megas o problema pode ser o cabo ou a porta LAN de seu provedor (Faça esse teste em todas as portas LAN do modem), verifique no Setup do seu provedor de internet se não existe algum bloqueio ou limitação de velocidade.


Esse Roteador TP-Link AC1200 Archer C6, trabalha com a capacidade de 1000Mbps, ou seja, a porta WAN é Gigabit e às quatro portas LAN também, então ele teria que entrega tranquilamente o valor contratado de seu plano. Nesse equipamento faça também o mesmo procedimento do modem do provedor e verifique no Setup dele como está a configuração das LANs se estão com alguma limitação de velocidade (10/100/1000Mbps).

 

A outra causa seria seus dispositivos que podem ter uma placa de rede que não seja compatível com seu plano de internet atualmente, neste caso verifique se os Drivers da placa de rede estão atualizados e a configuração velocidade do vínculo/modo duplex (Você pode ver indo em propriedades da placa de rede no gerenciador de dispositivos). 

 

Ultimo teste para verificar se o roteador está com problemas, seria realizar um teste via Wifi se a velocidade estiver baixa o equipamento pode ser um problema no equipamento.

Espero ter ajudado, Abraços. 😊

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido, os repetidores de sinal foram todos devolvidos e foram substituídos por outros roteadores Archer C6. Agora não formou a rede OneMesh (o que é bom) e foram criadas 3 redes separadas (uma para cada roteador). O sinal também ficou muitooooo melhor.

É um pouco mais caro porém resolve o problema, deixo aqui minha recomendação para um futuro leitor deste tópico que tenha um problema semelhante.

 

Obrigado pela ajuda pessoal 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!