Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe fraca, travando o pc


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Boas!

Tenho uma placa-mãe ASUS prime h310m r2.0, tenho um i9 9900 e adquiri um rx6600xt, depois q coloquei a rx o Pc as vezes da um travão, congela imagem e o barulho também, sei q provavelmente é a placa vídeo, mas a placa-mãe é de entrada e me falaram que poderia ser ela, o problema só acontece quando estou jogando, alguém tem alguma ideia se é aplaca mãe ou a placa de vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de travamento provavelmente está acontecendo pelo desequilíbrio das peças, é muita placa pra esse processador, então o processador não dá conta de empurrar ela totalmente (edit: agora que o amigo abaixo falou, essa placa realmente deve sofrer pra aguentar esse processador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sem sombra de dúvidas é a placa-mãe a causa.  Você colocou um processador High-end em uma placa-mãe de entrada, a placa-mãe não é capaz de alimentar todo o sistema e manter a frequência saudável para um processador tão forte então ocasiona os Throthling que você está tendo. 

-*Não quer dizer que sua placa-mãe atual tenha defeito, apenas ela não deve ser usada com i9, pode vender ela e abater parte do valor da placa nova.

 

Para este i9 deve ser uma B360 ou Z390,  agora encontrar dessas já começa a ser difícil por conta de ser antiga.

Aí fica por tua conta.

1 minuto atrás, Lucas Paz Charão disse:

é muita placa pra esse processador

Rx6600 é muita para um i9? lembrando que ela é equivalente a uma 3060.[GPU média]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Sem sombra de dúvidas é a placa-mãe a causa.  Você colocou um processador High-end em uma placa-mãe de entrada, a placa-mãe não é capaz de alimentar todo o sistema e manter a frequência saudável para um processador tão forte então ocasiona os Throthling que você está tendo. 

-*Não quer dizer que sua placa-mãe atual tenha defeito, apenas ela não deve ser usada com i9, pode vender ela e abater parte do valor da placa nova.

 

Para este i9 deve ser uma B360 ou Z390,  agora encontrar dessas já começa a ser difícil por conta de ser antiga.

Aí fica por tua conta.

Rx6600 é muita para um i9? lembrando que ela é equivalente a uma 3060.[GPU média]

É um i9 de nona geração, errei na leitura do caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MakyBR a fonte é uma cougar 600w 80 plus bronze, e tá com 32 gigas de ram o máximo q a placa-mãe suporta

@Alex Weiss pois é o problema é que não é "Throthlin" o Pc literalmente da uma travão, e só puxando da tomada pra conseguir desligar, eu acredito q seja a placa-mãe peidando, mas também pensei na placa de vídeo com algum defeito, já q isso só ocorre quando tô jogando, no momento não consigo testar em outra placa então vou ir utilizando até onde dar... PS. Vi em vários lugares dizendo que a placa aguenta  i9 de 9°, porém não diz nada se usada com uma placa de vídeo mais robusta, enfim vou ir utilizando até eu ficar mais folgado pra comprar um aplaca mãe melhor, vcs não sabem algum software que dê pra testar algum erro na placa de vídeo, algo q teste só a placa de vídeo sem forçar o processador, pois acredito q a placa-mãe trava quando a CPU e a gpu estão em seu apice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Chappa77 disse:

@MakyBR a fonte é uma cougar 600w 80 plus bronze, e tá com 32 gigas de ram o máximo q a placa-mãe suporta

@Alex Weiss pois é o problema é que não é "Throthlin" o Pc literalmente da uma travão, e só puxando da tomada pra conseguir desligar, eu acredito q seja a placa-mãe peidando, mas também pensei na placa de vídeo com algum defeito, já q isso só ocorre quando tô jogando, no momento não consigo testar em outra placa então vou ir utilizando até onde dar... PS. Vi em vários lugares dizendo que a placa aguenta  i9 de 9°, porém não diz nada se usada com uma placa de vídeo mais robusta, enfim vou ir utilizando até eu ficar mais folgado pra comprar um aplaca mãe melhor, vcs não sabem algum software que dê pra testar algum erro na placa de vídeo, algo q teste só a placa de vídeo sem forçar o processador, pois acredito q a placa-mãe trava quando a CPU e a gpu estão em seu apice

Recomendo o software gpuz para fazer testes básicos.

Há um recurso por lá onde você é capaz de tirar a placa de vídeo do repouso (um sinal de exclamação ao lado do campo bus interface).

Após ligar esse teste, passe para aba do monitor para checar se há algo estranho, como temperatura muito alta por exemplo.

Outra dica importante: na monitoração, há um campo chamado "perf reason". Ele mostra cores diferentes de acordo com o problema detectado. Então, se houver problemas com a alimentação da placa de vídeo por exemplo, lá vai avisar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!