Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU em 100% e GPU em 0%


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo certo?

 

Estou com um problema no meu pc que é o seguinte...

Quando estou jogando o meu pc da uma travada indo a cerca de 1 a 4 fps, quando isso acontece, minha placa de vídeo vai a 0% de uso e meu processador a 100%... eu acreditava ser problemas de temperatura, já que o processador estava em 75 graus e fica tendo picos para 80 a 85... e quando troquei a pasta térmica isso parou de acontecer por um tempo.

Porém ontem instalei um water cooler, diminuindo em cerca de 20graus a temperatura de operação do processador, porém isso continua acontecendo mas agora com maior frequência.

Por exemplo no Valorant um jogo leve, antes isso não acontecia e agora acontece frequentemente.

Minha placa é uma RTX 3060 e processador Ryzen 3 3300x.

Um detalhe é que não é gargalo, pois o uso da placa de vídeo mesmo em 98% o processador fica em 50%.

Alguém sabe o que pode ser e como resolver?

Pode ser problema com a pasta termica?

O que posso estar fazendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, com water cooler era para "trabalhar melhor". 

 

Veja se o líquido está circulando certinho, se a troca de calor está sendo realizada corretamente, o encaixe do dissipador com a CPU está ok, se tem algum fan parado ou obstruído.

 

Consegue ver o clock quando você está jogando?

Quando tem problema na dissipação de calor, alguns equipamentos baixam o clock para não queimar. 

Deve ser esse o caso, por isso que você está tendo um FPS tão baixo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joe_federal Então o clock fica no padrão do processador, em 4300mhz por volta disso.

uma coisa que percebi é que o processador tem uns picos louco de clock do nada, tipo esta operando baixo, e pula para 4300 do nada...

Isso acontece quando abro algum APP por ex, mas acredito ser normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Beppler disse:

@joe_federal 

Então em todos os jogos, agora que estou com o water cooler... antes era só em jogos mais pesados... tipo fifa.

Detalhe que em dias frios isso não acontecia.

 

Indicio de que o VRM da placa-mãe esta esquentando, limitando a alimentação do CPU, isso não acontecia antes porque o Air Cooler soprava algum ar sobre o circuito do VRM, WC não faz isso, só resfria o CPU - uns 3/4 graus a mais que o AC.

 

Qual a marca e modelo da placa-mãe?  Tomara que não seja uma que começa com B...  😜 

 

Se o gabinete for do tipo "microondas", aqueles tem tem vidro na frente, ou frente fechada, com circulação de ar (airlfow) deficiente, o que pode ajudar é adaptar um fan soprando direto sobre o VRM. No YT tem alguns vídeos de pessoas que fizeram isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos É exatamente isso, a placa-mãe é BIOSTAR mesmo kkkk a520.

ele é de vidro mesmo, tirando o vidro pode ajudar? kkkkkkk no comento não tenho como comprar nada.

 

@Alex Weiss
FONTE Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze

CPU : Processador AMD Ryzen 3 3300X Quad-Core 3.8Ghz (4.3Ghz Turbo) 18MB Cache AM4, 100-100000159BOX
GPU Colorful NVIDIA GeForce RTX 3060 NB DUO, 8GB, GDDR6

RAM memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8)

MB: placa-mãe Biostar A520MH DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A520

HD: HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s, WD10EZEX

SSD: SSD Duex Black Series DX 120H 120GB 2.5" Sata III 6GB/s, SSD 120GB DX 120H

Eu mandei uma imagem de como está a bomba/ radiador. 
será que mudando a posição pode ajudar?

 

pc.png

@joe_federal Estava testando agora, e isso acontecendo o CLOCK baixo para 300mhz e depois voltou ao normal...

Pode ser a pasta térmica mal passada? eu acabei fazendo com pressa pois tinha que ir pro aeroporto. hoje de noite vou abrir o pc para verificar isso, infelizmente tenho que trabalhar agora de tarde.

@1lokos Então, tava dando uma olhada, no HW e essa temp aqui seria referente ao VRM?
image.png.53280dea0ea56456a841f542368dee5e.png

 

Outra coisa que queria ver, esse duas opções que estão em vermelho... pode ser problema no CPU mesmo?
No caso de calor.
image.png.3718579c7a2d4fbaea7bce6fbe0b4156.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Eduardo Beppler disse:

 

pc.png

A instalação não está certa, precisa deixar o radiador com as mangueiras para baixo, desse modo como você instalou vai acabar tendo bolhas de ar e causando uma falha catastrófica no seu WC.

A bomba está ok, apenas verifique se está bem afirmada.

 

De preferência aloque o radiador na parte frontal do gabinete para que pegue o ar fresco nele, o calor residual você retira com as demais ventoinhas superiores e traseira na função exaustor. 

47 minutos atrás, Eduardo Beppler disse:

FONTE Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze

Outro ponto problema é isso aqui. Cougar não é uma boa fonte, inclusive está listada como especulativa no Tier C [low-eng] ou seja, apenas para gráfico integrado e olhe lá, 

Para a sua configuração o ideal é que faça a substituição dessa fonte por uma de melhor eficiência, como Pylon 550w, Pylon 650 ou MSI MAG 550w.   São fonte melhores em qualidade e mais confiáveis. mesmo que possa não ser o problema hoje[o que acredito ser] será um dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, depois de vários trocar e testes confirmei aqui que o problema é com a temperatura do VRM como o@1lokos comentou.

Realizei a compra de decepadores para ver se vão resolver meu problema, já que vi pessoas comentando que resolverão assim.

Efim, devem chegar até sábado, assim que testar dou um retorno pra vocês, mas até lá muito obrigado a todos pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!