Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para substituir GA-G31M-ES2C

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Pc com a seguinte conf:

Placa gigabyte GA-G31M-ES2C
Ram 4giga ( 2x2Gb )
Processador  QUAD CORE LGA 775
Armazenamento HD 1tera Samsung
Placa de vídeo Nvidia  GTX 8400gs 1gb DDR3
Fonte real de 500w
Win 10

Porém parece que ou um pende de memória está ruim ou o slot. 

Pensei em trocar somente a placa, para uma LGA 775 com 8gb de memória, mas como meu processador é antiguinho não sei bem como acertar na compra. Vi que existe placa LGA 775 pra 8gb de ram DDR3

Minha dúvida é: como pesquisar pra caber o processador? Todas LGA775 cabe esse meu processador? 

Postado

Quad core LGA 775 por si só não quer dizer muita coisa.. tem que ver qual é seu processador exatamente... 

Se por caber você diz instalar fisicamente.. sim toda placa-mãe LGA 775 você vai conseguir instalar o processador...

O que tem que saber é se a BIOS da placa que você vai comprar suporta.. ate por que pelo tempo ela deve ser uma placa usada... tem que escolher o modelo e ver com o vendedor em que versão da BIOS está... e dai procurar no site do fabricante se essa versão da BIOS suporta o seu processador especifico.

Postado

@bngomes resumindo: mesmo a placa sendo LGA 775 e o processador LGA 775 pode acontecer de não funcionar é isso?

Além disso preciso saber basicamente se a BIOS da placa suporta a "BIOS" do meu processador? Desculpa a ignorância com algumas comparações. Rsrs

Postado
1 minuto atrás, Carlos Maistrello disse:

mesmo a placa sendo LGA 775 e o processador LGA 775 pode acontecer de não funcionar é isso?

Isso... e isso vale pra qualquer conjunto processador / placa-mãe.. Por exemplo.. eu tenho uma placa AM4... meu processador é AM4 tambem. e no caso eu troquei o processador por outro AM4.. tive que atualizar a BIOS para que essa placa-mãe reconhecesse meu processador. Se não tivesse feito isso o processador não era reconhecido e não daria vídeo...

Postado

Nem todas as placas LGA 775 são compatíveis com todos os processadores LGA 775. O soquete LGA 775 esteve "em linha" por muitos anos e viu várias gerações diferentes de processadores. Os modelos quad-core (Core 2 Quad) foram os últimos modelos LGA 775, então precisa de uma placa-mãe que seja mais "moderna" para ser compatível com Core 2 Quad.

E nem estou entrando em questão da construção física da placa-mãe, pois existem placas que são compatíveis com alguns processadores, mas elas não suportam o processador de fato. Lembrando que a maior parte dos Core 2 Quad são processadores de 95W, então é sugerido que você tenha uma placa-mãe com boa construção para não limitar o processador.

Considerando que você não tem muita opção de escolha para uma plataforma que saiu de linha há quase 15 anos, ou seja, pode até achar uma placa-mãe, mas corre o risco de ser um produto meia boca, minha dica é você tentar investir numa plataforma um pouco mais moderna que será mais vantagem pra você.

Postado
59 minutos atrás, Carlos Maistrello disse:

@GuilhermeGB estive pensando num kit core i3 ou i5 com 8gb, para o que eu uso dá e sobra, até mesmo essa minha dava e sobrava, pois só uso office e o photoshop como hobby. Melhor então trocar o kit todo.

Meu Caro

Com um Core i3, Você vai ter um Excelente PC para Home Office e Lazer:

Speccy.thumb.jpg.d06e4fcdc265cffce36b3a2834d64950.jpg

Como você é do Rio, e não sei se tem conhecimento do site Boa Dica, que tem os melhores preços e a maioria das lojas ficam situadas no Edifício Avenida Central na Av. Rio Branco 156, no Centro - RJ, fica aí a Recomendação.

Boa Sorte

Abraços

• Solução
Postado
1 hora atrás, Carlos Maistrello disse:

@GuilhermeGB estive pensando num kit core i3 ou i5 com 8gb, para o que eu uso da e sobre, até mesmo essa minha dava e sobrava, pois só uso os office  e photoshop como roby.

Melhor então trocar o kit todo.

Entendo, mas a longo prazo seria muito melhor pra você. Só lembrando que existem diversas gerações de Core i3 e Core i5, é se você for comprar, é bom ficar atento aos preços e ao desempenho que oferecem. Se for pra investir em modelos mais antigos, eu sugiro pelo menos Core i5, que seriam processadores também com 4 núcleos físicos, mas com desempenho consideravelmente superior aos Core 2 Quad. E geralmente dá pra pegar um kit inteiro com pelo menos 8GB de RAM DDR3 com menos de R$500, principalmente se comprar na China (risco de pagar taxa de importação).

Os mais atuais modelos de Core i3 são incomparavelmente superiores aos modelos mais antigos, superam até alguns Core i7 de gerações passadas. Mas na mesma faixa de preço de um kit i3 de 10ª geração com 4 núcleos físicos e 8 lógicos, você consegue pegar também um Ryzen 5 4600G que tem 6 núcleos físicos e 12 lógicos e vídeo integrado com desempenho similar a uma Radeon RX 550 ou GeForce GTX 750 Ti, e você se livraria da sua 8400 GS que está bem desatualizada. Com R$1.350 você pega um kit assim:

AMD Ryzen 5 4600G - R$620

Placa-mãe Gigabyte A520M S2H - R$530

memória RAM Kingston Fury Beast 8GB 3200MHz - R$190

Nesse kit você tem apenas um pente de 8GB, o ideal mesmo seria ter 16GB, não apenas por ser uma capacidade maior, mas também para a RAM trabalhar em dual-channel, e você ter acesso ao melhor desempenho do vídeo integrado. Se você não puder pegar dois pentes no começo, poderá pegar mais um depois.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...