Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul quando o PC está em idle


Igor Freitas

Posts recomendados

Pra resumir, eu tenho um problema de tela azul que já investi meses e dinheiro sem conseguir resolver. Só acontece se o PC estiver em idle, por isso eu mantenho o Unigine Valley Benchmark rodando na configuração mínima o tempo todo e assim o PC funciona 100% do tempo. 

Gostaria de uma sugestão de como manter a CPU ativa sem demandar tanto dela e da GPU, porque gostaria de rodar jogos sem precisar ficar fechando e reabrindo o Valley toda hora.

 

Eu ouvi dizer que programas de monitoramento impedem que a CPU entre em idle, mas só deixando o Task Manager aberto não resolveu. Agradeço sugestões 🙂

 

PS.: Já tentei mexer no plano de energia, usar tudo sempre no maior desempenho etc. mas não consegui impedir a tela azul da forma que o benchmark impede.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Igor Freitas disse:

Pra resumir, eu tenho um problema de tela azul que já investi meses e dinheiro sem conseguir resolver.

Mas... qual era mesmo o seu PC?

 

Em todo caso, a solução é fácil, baixe um programa de computação distribuida, vai estressar sua máquina e fazer alguma coisa útil com isso ao em vez de só jogar energia fora rodando um benchmark. Normalmente eu aconselharia só ver minha assinatura, mas o projeto está zoado nesses últimos meses por causa de uma migração grande, então não é uma boa para um usuário novo.... De qualquer forma, eu prefiro BOINC que eu acho mais fácil de controlar e tem mais opções de projetos para se filiar, mas Folding@Home também serve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Mas... qual era mesmo o seu PC?

Ryzen 5 3600 rodando em uma PRIME A320M-K/BR.

 

Obrigado pela sugestão! Você acha que um desses programas seria mais leve pra ficar rodando do que o benchmark?
Eles são configuráveis, pra eu ir testando mais ou menos demanda da CPU?
Eles usam a placa de vídeo também?
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Igor Freitas disse:

Ryzen 5 3600 rodando em uma PRIME A320M-K/BR.

Legal, tem 2 peças. Faltou o resto.

 

5 minutos atrás, Igor Freitas disse:

Obrigado pela sugestão! Você acha que um desses programas seria mais leve pra ficar rodando do que o benchmark?
Eles são configuráveis, pra eu ir testando mais ou menos demanda da CPU?
Eles usam a placa de vídeo também?

GPU depende do projeto, nem todos tem suporte para placa de vídeo. Aliás, a maioria não tem.

 

Sobre o procesasdor, você pode ou não usar, bem como dizer quantos núcleos você quer... mas na moral, deixe no máximo para que seu PC seja útil para quem precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Legal, tem 2 peças. Faltou o resto.

Quando investiguei esse mistério junto a um técnico, trocamos várias partes para testar e a conclusão foi que o problema estava especificamente na junção dessas duas peças. O resto foi indiferente. A placa-mãe funciona normal com outro processador, e o processador funciona normal em outra placa-mãe.

 

5 minutos atrás, Imakuni disse:

GPU depende do projeto, nem todos tem suporte para placa de vídeo. Aliás, a maioria não tem.

 

Sobre o processador, você pode ou não usar, bem como dizer quantos núcleos você quer... mas na moral, deixe no máximo para que seu PC seja útil para quem precisa.

Beleza, vou dar uma estudada em como esses programas funcionam. Sou novato completo nesse assunto, só ouvi falar. Valeu pela sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Marcos FRM disse:

Esse é um problema conhecido de certas versões do código AGESA da AMD. Qual versão de BIOS tem aí?

Eu acho que é a 5604. Mas acabei de olhar no site e vi que tem 2 updates de meados de 2022, que inclusive citam esse lance de AGESA (não sei o que é, sou muito leigo). Demorou mas saiu... Será que atualizando resolve? 😮

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente. Na pior das hipóteses, continua como está.

 

Vários desses relatos de travamentos em repouso no fórum da AMD levantam a questão do AGESA. No entanto, existem relatos de gente que não conseguiu solução com versão nenhuma e partiu para RMA do processador. Com um processador novo (em geral de fabricação mais recente), pararam os problemas. 🤷‍♂️

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Igor Freitas disse:

Eu acho que é a 5604.

 

Não existe essa versão. Deve ser a 5606, que foi a primeira em que os recursos requeridos pelo Windows 11 passaram e ser habilitados por padrão, para ter o selo "compatível com Windows 11" na caixa. 🤑 Sendo a 5606, usa AGESA ComboAM4 PI 1.0.0.6, que é bem antigo. Como a cada versão a AMD corrige uma penca de bugs, vamos torcer para que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Não existe essa versão.

Existe sim, pode conferir no site. Eu lembro que atualizei até ela, isso foi ainda em 2020... Depois vi essa 5606 mas não peguei porque só falava de Windows 11.

As de 2022 que eu não tinha visto, e são as mais promissoras.

Se funcionar será ótimo, mas olha há quantos anos eu estou com esse problema. Ainda é revoltante a demora em corrigirem essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Marcos FRM

Em 26/01/2023 às 14:56, Marcos FRM disse:

Tente. Na pior das hipóteses, continua como está.

 

Fiz o update hoje e nada, testei e continuou acontecendo tela azul em idle.

Surgiu uma versão nova da BIOS em beta no site há alguns dias, vou esperar virar uma versão full pra testar novamente.

 

E o que é pior, antes eu rodava o benchmark e nunca dava tela azul. Agora tomei uma mesmo com o benchmark rodando... Acho que vou ter que voltar pra versão anterior da BIOS ☹️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

🥺

 

BIOS Beta 6061 tem novo AGESA (1.2.0.8), cuja mudança principal é a correção de algumas falhas de segurança:

 

https://www.amd.com/en/corporate/product-security/bulletin/amd-sb-1029

 

O resto não se sabe, pois a AMD não documenta detalhadamente o que foi alterado. Melhor esperar mesmo.

 

Olha isto:

 

https://www.reddit.com/r/AMDHelp/comments/mc97ew/comment/gs9dxej/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3

 

Global C-states --> Disabled

Power Supply Idle Control --> Typical current idle

 

Vê se tem algo similar aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Olha isto:

Global C-states --> Disabled

Power Supply Idle Control --> Typical current idle

 

Eu já testei inúmeras configurações sugeridas, mas no meu caso nenhuma resolveu. De repente vale mais uma rodada de tentativas, com a nova BIOS.

P.S.: Como não tive mais nenhum evento de tela azul (rodando o benchmark), por enquanto mantive a BIOS atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!