Ir ao conteúdo

Fan da placa de vídeo GTX 1650 S EVGA desliga em tempos

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, já tem alguns meses que percebi que o fan da minha placa de vídeo quando eu ligo o PC ela gira e depois do sistema ter iniciado o fan para de girar, é normal? é alguma tecnologia que só gira o fan quando eu abro um jogo por exemplo?

Eu só percebi isso quando eu abri a lateral do gabinete. 

Minha placa de vídeo é uma GTX 1650 super

https://br.evga.com/products/product.aspx?pn=04G-P4-1357-KR

image.png

Postado

mas, se caso não gostar, como eu, pesquise bastante sobre curva de fan, ou depende do software da placa de vídeo tem pra desabilitar isso, prefiro preservar a saude do hardware da placa de vídeo do que a ventoinha

Postado
4 minutos atrás, Eduardo disse:

mas, se caso não gostar, como eu, pesquise bastante sobre curva de fan, ou depende do software da placa de vídeo tem pra desabilitar isso, prefiro preservar a saude do hardware da placa de vídeo do que a ventoinha

O fan stop também auxilia a preservar a vida útil da placa. O maior desgaste vem dos ciclos térmicos, o aquecer-esfriar associado a manter placa em idle/desligada e depois em alto uso. Tanto o número de ciclos quanto a amplitude da variação térmica. O que o fan stop faz é impedir que a temperatura baixe excessiva e desnecessariamente quando a placa está em idle, como ocorre quando o fan está funcionando, mesmo que no mínimo. Então com o fan stop ligado, você tem ciclos térmicos que vão, por exemplo, de 60 a 80 graus, delta T de 20 graus. Com o fan stop desligado, a temperatura cai a 30 ou 40 em idle, fazendo com que a amplitude dos ciclos térmicos seja de 40 ou 50 graus.

• Curtir 3
Postado

Discordo, mas respeito, trabalho a 20 anos no ramo, pego muita coisa diariamente, já fiz diversos upgrades na minha maquina e já passei por muita coisa, o próprio Ronaldo Buassali condena esse stop fan, tem raiva desse recurso!

Cansei de pegar jogos normais onde a maquina dava tela azul, onde caia frames do nada, ai você ia lá ver e tava batendo 85 pra mais de temperatura, ai só o fato de desabilitar isso, ou ajustar uma curva de fan básica, nada absurdo, caia 10 graus de temperatura, os clocks da placa de vídeo ficava mais alto, fps fixava normal.

É questão de experiência do dia a dia, dis frios aqui, da pra deixar essa coisa ligado, esse stop fan, mas meu amigo, quando bate o calorzão, não tem pc que aguente, teorias e teorias eu nem vou atrás, prefiro experiência própria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...