Ir ao conteúdo

Qual escolher para Ryzen 5 5600X: B450 AORUS, B450M ou TUF A520M PLUS II?

Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu estou em dúvida entre comprar uma nova placa-mãe para o meu computador, atualmente eu tenho uma a320 prime k/br que irei trocar(irei vender a minha para um amigo), e eu gostaria de saber entre qual dessas 3 está a melhor que eu poderia comprar, eu atualmente tenho um r5 3400g mas pretendo comportar um r5 5600x + uma RTX 2060/3060, então gostaria de uma boa placa-mãe para acompanhar o setup decentemente.

Opções ->

B450 Aorus Gigabyte

B450M Gaming Gigabyte

A520 TUF GAMING PLUS II (Atualmente está fora de estoque)

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Pera, você já tem o 3400g, mas não tem placa-mãe?

perdão, irei corrigir, tenho uma a320 prime k/br, e irei vendê-la para um amigo e comprar outra

Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

A Gaming esta de bom tamanho, o VRM dela é igual da Aorus - 7 fases, 75 amperes, não a motivo para pagar R$ 210,00 a mais.

então ela também está acima da a520 tuf plus ii? Essa placa estava 729 sem promoção

Postado

Não, a TUF é uma linha da ASUS com melhor construção, embora o VRM também seja de 7 fases e 75 amperes.

Com uma placa A520 você usa o CPU em stock (como veio de fábrica) e seta o XMP da memória, ex. 3200MHz

Com uma placa B450 você pode fazer overclock do CPU e da memória, não ganha desempenho significante com isso - menos de 5% em jogos, além de aumentar o consumo do CPU e a temperatura em uns 20+ graus.

Postado
17 minutos atrás, 1lokos disse:

Não, a TUF é uma linha da ASUS com melhor construção, embora o VRM também seja de 7 fases e 75 amperes.

Com uma placa A520 você usa o CPU em stock (como veio de fábrica) e seta o XMP da memória, ex. 3200MHz

Com uma placa B450 você pode fazer overclock do CPU e da memória, não ganha desempenho significante com isso - menos de 5% em jogos, além de aumentar o consumo do CPU e a temperatura em uns 20+ graus.

Então compensa esperar essa a520 tuf entrar em promo ou algo assim? Ela e a b450 são placas de entrada ou intermediárias?

Postado
5 horas atrás, Akaixz disse:

Então compensa esperar essa a520 tuf entrar em promo ou algo assim?

Atualmente falta placa-mãe no mercado, então esperar que um determinado modelo entre em promoção pode levar a comprar o mesmo modelo mais caro.

Citação

Ela e a b450 são placas de entrada ou intermediárias?

A ASUS TUF Gaming A520M-Plus é "top" das placas ASUS com chipset AM4 A520 - que é chipset básico, de entrada. Intermediário é o B550 e "high end" o X570.

Então não dá para comparar uma A520 e uma B450 diretamente, depende da faixa de mercado que uma ou outra placa é destinada.

Similar da Gigabyte é a A520M Aorus Elite, e da MSI a MAG A520M VECTOR WIFI.

Já uma ASUS Prime A520M-E ou uma MSI A520M-A PRO são placa-mãe de entrada.

Da mesma, forma tem versões similares com chipset B450,* B550, ou seja linha Prime simples, TUF intermediaria e ROG Strix "high end".

* O B450 é chipset intermediário, mas de geração anterior do que é hoje o B550 e o novo B650 - para AM5.

Pode-se dizer que a Gigabyte B450M Gaming é versão de entrada com o chipset B450.

• Amei 1
Postado
14 horas atrás, 1lokos disse:

Atualmente falta placa-mãe no mercado, então esperar que um determinado modelo entre em promoção pode levar a comprar o mesmo modelo mais caro.

A ASUS TUF Gaming A520M-Plus é "top" das placas ASUS com chipset AM4 A520 - que é chipset básico, de entrada. Intermediário é o B550 e "high end" o X570.

Então não dá para comparar uma A520 e uma B450 diretamente, depende da faixa de mercado que uma ou outra placa é destinada.

Similar da Gigabyte é a A520M Aorus Elite, e da MSI a MAG A520M VECTOR WIFI.

Já uma ASUS Prime A520M-E ou uma MSI A520M-A PRO são placa-mãe de entrada.

Da mesma, forma tem versões similares com chipset B450,* B550, ou seja linha Prime simples, TUF intermediaria e ROG Strix "high end".

* O B450 é chipset intermediário, mas de geração anterior do que é hoje o B550 e o novo B650 - para AM5.

Pode-se dizer que a Gigabyte B450M Gaming é versão de entrada com o chipset B450.

Entendi, então, eu estava vendo algumas placas no aliexpress e me deparei com essa b550m aorus elite da gigabyte, sabe me dizer se é um modelo bom igual você comentou e se está compensando pegar por esse preço? 

B550M Aorus Elite

Postado

Sim, a B550 Aorus Elite é opção melhor que uma A520, B450 da mesma linha porque tem suporte para PCI 4.0.

Mas a apagar ~R$ 700,00 no Tio Allii acho melhor pegar a Gigabyte B550M DS3H - que é basicamente a mesma placa, só que menos enfeitada - dissipador no VRM(Vcore) menor, sem a "blindagem (reforço) no PCIe; por R$ 839,00 e ter garantia de um ano.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Sim, a B550 Aorus Elite é opção melhor que uma A520, B450 da mesma linha porque tem suporte para PCI 4.0.

Mas a apagar ~R$ 700,00 no Tio Allii acho melhor pegar a Gigabyte B550M DS3H - que é basicamente a mesma placa, só que menos enfeitada - dissipador no VRM(Vcore) menor, sem a "blindagem (reforço) no PCIe; por R$ 839,00 e ter garantia de um ano.

Vi aqui que esse chipset não suporta o meu atual r5 3400g então não dará para comprar ela agora pois só irei trocar de processador depois, mas obrigado por toda a ajuda, agradecido pela compreensão e tempo disponibilizado, ficarei com a b450m gaming da gigabyte que você citou e disse ser a "melhor" entre essas 3.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, eu estou montando meu setup e estou muito em dúvida de que placa-mãe seria melhor eu comprar para poder comportar meu futuro setup, eu estou entre uma x570 aorus elite wifi e uma b450 tuf pro ii, sei que são linhas diferentes e diferentes chipsets e pcie 4.0 e 3.0, mas compensa pagar mais caro por isso? No caso o meu setup será provavelmente uma 3060ti e uma r5 5600x, não será apenas utilizado para games, gostaria de futuramente trabalhar com desenvolvimento de jogos, projetos de engenharia e renderização (premier e essas coisas).

placa-mãe -> x570

placa-mãe -> b450m

Postado

Se você mora no litoral ou em local com alta umidade relativa do ar, recomendo não comprar as B450... essa da ASUS é a que eu tenho e estou trocando ela por uma B550 porque já torrou minha paciência em ter que aquecer a placa-mãe com um secador de cabelos para conseguir ligar... moro em recife e distante da praia

Postado
Em 02/02/2023 às 18:25, Akaixz disse:

Olá, eu estou montando meu setup e estou muito em dúvida de que placa-mãe seria melhor eu comprar para poder comportar meu futuro setup, eu estou entre uma x570 aorus elite wifi e uma b450 tuf pro ii, sei que são linhas diferentes e diferentes chipsets e pcie 4.0 e 3.0, mas compensa pagar mais caro por isso? No caso o meu setup será provavelmente uma 3060ti e uma r5 5600x, não será apenas utilizado para games, gostaria de futuramente trabalhar com desenvolvimento de jogos, projetos de engenharia e renderização (premier e essas coisas).

placa-mãe -> x570

placa-mãe -> b450m

A melhor é a X570, obviamente. Mas essa é uma placa para entusiastas. Se você não for fazer overclock vai apenas jogar seu dinheiro fora.

Se só quiser plugar o 5600 e usar pode ir de b450 mesmo ou pegar uma a520 ou b550.

Agora se tiver pensando em upgrade para um processador mais forte, tem que pegar obrigatoriamente uma b450 ou b550 por conta dos dissipadores nos VRMs.

Postado

@HenriqueV5 No caso seria isso mesmo, não sou um entusiasta de overclock e afins, só quero uma placa-mãe boa e durável para comportar futuros upgrades, essa que irei comprar no caso, a tuf b450m pro ii tem os dissipadores que você citou, no caso eu só iria plugar o Ryzen 5 5600X + a 3060ti e ser feliz, sem utilizar overclock (no máximo na memória RAM, mas vou mudar de 3200 pra 3600)

• Solução
Postado
26 minutos atrás, Akaixz disse:

@HenriqueV5 No caso seria isso mesmo, não sou um entusiasta de overclock e afins, só quero uma placa-mãe boa e durável para comportar futuros upgrades, essa que irei comprar no caso, a tuf b450m pro ii tem os dissipadores que você citou, no caso eu só iria plugar o Ryzen 5 5600X + a 3060ti e ser feliz, sem utilizar overclock (no máximo na memória RAM, mas vou mudar de 3200 pra 3600)

Então pode mandar bala.

Só se atente que terá que atualizar a BIOS dela para que ela reconheça o 5600x. Pergunte ao vendedor a versão da BIOS antes de comprar.

Pesquise também nas lojas BR. Com a taxa a placa sobe para quase 900 reais, aí já não compensa tanto. 

Postado

@HenriqueV5 beleza, no caso por enquanto eu usarei ela com o meu r5 3400g, depois farei a troca de BIOS, eu pesquisei essa b450m pro ii tuf em lojas BR mas infelizmente não achei, então eu acredito que irei com essa b450m mesmo, em relação da taxa, está tendo um desconto interessante com cupom, abraços, obrigado pela ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...