Ir ao conteúdo

A respeito da Figura 30.4 do livro "Eletrônica" do Gabriel Torres

Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Na página 333 do referido livro, Fig. 30.4, não ficou claro se a saída do capacitor de 10 pF está conectada com o fio que liga os coletores dos transistores BC549 e BC559 ou se "passa por cima" (não se conecta) dele.

Há também uma referência a um capacitor de 10 pF entre o BC559 e o resistor de 68 Ohm, lá no topo direito do desenho. Esse capacitor está lá mesmo ou é um erro tipográfico? 

Obrigado,

Fausto

• Membro VIP
Postado

Mas você é detalhista hein? ... Está conectado sim amigo. A falta de "bolinha" foi apenas um micro lapso mental.

1744581828_Capturadetelade2023-02-0607-41-18.png.ae307fbc7a164c470b0b9271fbe7d968.png

Quanto ao capacitor, o amigo @Gabriel Torrespode se pronunciar se achar que deve

Off.. Me fez lembrar (pra variar) certa feita com hormônios técnicos à flor da pele olhei o manual e montei um lm741 com transistores só por diversão. E até meio que funcionou como comparador... saudade...

Numa passada por outras páginas descobri que este é o estilo dele..

2080006426_Capturadetelade2023-02-0607-56-33.png.f55a59ff9d9868d870a81efd6726ca49.png

.. coloca aquela irritante ponte em arco onde não há conexão. Mas eu (eu e pelo jeito você) prefiro a identificação do contato com bolinha preta e sem aquela ponte onde não há 😁

• Curtir 2
  • Administrador
  • Solução
Postado

@Fausto Arinos Barbuto Obrigado por trazer este problema à minha atenção! Pois verifiquei um erro, uma legenda "10 pf" colocada no local errado!

Aproveito para indicar que na Internet, outras pessoas experimentaram esse circuito com outros valores para os componentes, eu indiquei abaixo, para você experimentar e verificar quais valores funcionam melhor, o que eu publiquei ou o que indiquei em vermelho. Se você puder testar e me retornar aqui me dizendo quais valores funcionam melhor, eu agradeço.

Por fim, em relação à sua dúvida, há sim conexão, como havia indicado no exemplo da Figura 2.6 e ilustrações seguintes do Capítulo 30.

Abraços!

errata-eletronica.png

• Curtir 2
Postado

@.if Muito obrigado pela resposta. Sim, eu sou detalhista. Em Eletrônica, o detalhe é a diferença entre o bom funcionamento da montagem e um curto-circuito. 😁 Na verdade, o ótimo livro do @Gabriel Torres usa bolinha, "ponte em arco" e nenhum dos dois, o que me causou confusão. Talvez fosse bom normalizar uma próxima edição. Abraço!

@Gabriel Torres Obrigado pela resposta e pelas sugestões. E desde já peço desculpas se não postei a pergunta no sub-fórum certo.

Eu me interessei pelo circuito acima porque queria montá-lo no LTspice para ver como funcionava. Não tenho (ainda) intenção de montá-lo em placa de protótipo.

Como escrevi para o @.ifo teu livro usa a bolinha de conexão em algumas figuras, o que me confundiu um pouco. E ao contrário dele, eu não me irrito com a "ponte em arco". Abraço!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...