Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente com a febre/chuvas de placas de vídeo a venda no AliExpress a preço de banana, devido ao fim da mineração, resolvi arriscar e comprei uma RX 5500 XT, da 51Risc. A placa por fora veio novinha, não abri ela, mas já comprei sabendo que os componentes foram reaproveitados por outros, e os chips de memória e PCB devem ter sido surrados em mineração. Porém, fiquei impressionado com o desempenho da placa, e a temperatura após um undervolt, não passando dos 70º. 

Me empolguei ao ponto de querer comprar uma melhor, porém quem compra por lá tem sempre aquele receio de que como já foram usadas na mineração, a vida útil delas será bem menor, e pode pifar a qualquer momento.

A minha pergunta é: sabendo que as placas são "gambiarras", muitas peças reaproveitadas de outras placas, se eu comprar uma placa de vídeo "mais recente", como por exemplo uma RX 6600 XT que foi lançada no meio de 2021, consequentemente ela poderá ter mais vida útil porque deve ter sido menos utilizada em mineração que uma RTX 3060 ti que foi lançada no final de 2020?

Meu intuito é priorizar vida útil ao invés de desempenho, por mais que saiba que a vida útil de placas desta natureza sejam menores. Queria mesmo uma RTX 3060 ti, porém eu vi que a 6600 XT é mais recente, e acredito eu que seja mais difícil de dar problema logo, devido ao tempo de lançamento x fim de mineração na China. Não sei como os chineses reaproveitam esses componentes, e se realmente uma 6600 XT em tese (porque na prática sabemos que é uma roleta russa) duraria mais tempo por ter sido menos utilizada em mineração.

Tópico longo, mas acho que expliquei bem minha dúvida!

• 2 semanas depois...
Postado

É uma loteria, mas para minimizar as chances de vir bomba o recomendado é comprar a partir de marcas com renome (ASUS, sapphire, xfx e etc). Ao meu ver 51Risc e outras xing-xongs da vida tem uma construção inferior, componentes duvidosos e a BIOS nem se fala. Tem gente que defende pela razão que não deu problema até agora, mas prefiro ficar com as de marca com renome, pelo menos terei noção da construção e chips utilizados caso aconteça algum imprevisto.

Outro fator importante é analisar os comentários dos compradores (aqueles que tem  foto/vídeo da gpu aberta mostrando os detalhes), credibilidade da loja e etc.

Postado

De 1 dia até 10 anos! É loteria!

Já usei duas placas de mineração, nem uma morreu na minha mão, pois passei para frente antes do segundo ano de uso. 

Mas sinceramente, eu não compraria lá novamente. Os Chinas agora tão com fuleiragem, usando componentes de baixa qualidade e bugados e pintando memórias para acharmos que é produto novo. Lembrando que a maioria das placas de marcas chinesas são apenas remarcações, eles possuem o mesmo fornecedor. Segue vídeo do Paulo Gomes:

Acho que só vale a pena se for comprar sabendo que não vai durar muito, talvez 12 ou 18 meses. E o preço tem que ser no máximo 50% do valor de uma nova. 

• Curtir 2
Postado

@HenriqueV5 eu já comprei ciente disso tudo, e sabendo que é uma roleta russa. Eu acho que vale mais a pena ficar com a minha 5500 XT mesmo, já que foi barata e está suprindo minhas necessidades, do que arriscar com uma mais cara e dar problema. Valeu!

Em 20/02/2023 às 09:57, HenriqueV5 disse:

De 1 dia até 10 anos! É loteria!

Já usei duas placas de mineração, nem uma morreu na minha mão, pois passei para frente antes do segundo ano de uso. 

Mas sinceramente, eu não compraria lá novamente. Os Chinas agora tão com fuleiragem, usando componentes de baixa qualidade e bugados e pintando memórias para acharmos que é produto novo. Lembrando que a maioria das placas de marcas chinesas são apenas remarcações, eles possuem o mesmo fornecedor. Segue vídeo do Paulo Gomes:

Acho que só vale a pena se for comprar sabendo que não vai durar muito, talvez 12 ou 18 meses. E o preço tem que ser no máximo 50% do valor de uma nova. 

Postado

Apontar pra toda placa de vídeo do aliexpress e apontar esses problemas é a mesma coisa que mostrar todo anuncio do mercadolivre e apontar esses problemas.

Problemas não é o site, é o lugar onde compra que age de má fé, tem lojas que você compra que usa placas de vídeo até o fim de vida, dão um ''tapa'' nela e vendem, agora tem lojas que usam certa data de mineração pra manter ainda a ''vida'' dela e vendem pra não ter tanto problema e retorno.

Eu mesmo comprei uma 6600XT da 51 Risc, link que foi passado pela chipart e eu gostei dos modelos e acabei pegando, me impressionei com a placa, dissipação e etc, muito fria.

Agora assim, me desculpem, mas você ir lá e comprar uma rx580 do aliexpress de mineração e comprar uma RX6600XT por exemplo que não tem muito tempo de mercado, é coisas diferentes.

Minha dica é, se vai comprar lá, compre se a diferença for absurda daqui, e compre se for modelo mais novo, tipo rx série 6xxx ou as RTX 3xxx pra frente, não as anteriores, já foram muito surradas, que nem o autor do tópico fez, a 5xxx não é tão longe assim, até vai...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!