Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá estou querendo investir em um air cooler ! 

Ultimamente meu pc esta pegando temperaturas altas de 80 graus ... 
quando estou jogando alguns games em específicos fortnite , miles moralhes 

A config do meu pc é :
R5 3600  cooler BOX PADRÃO AMD
GTX 1650
2 memórias DE 8 GB
650W 
B450 AORUS 
ELE TEM 3 VENTOINHAS NA FRENTE E 1 ATRAS 

estou em duvida se compro o Cooler Master HYPER H410R
ou Rise Mode Gamer Black RM-WCB-02-RGB
se alguém quiser dar sugestões diferentes pode falar também!!
moro na região nordeste ...

Postado

DeepCool AG400 - R$ 139,90 

Tem 155 mm de altura, então verifique se seu gabinete comporta.

O CM Hyper H412R é com fan de 92mm, e consequentemente dissipador menor, é caro pelos R$ 120,00 que é vendido. A única razão para escolhe-lo é se o gabinete for muito apertado e suportar cooler de apenas 140mm de altura.

• Curtir 1
Postado

Sua placa-mãe possui suporte a overclock e undervolt, recomendo setar seu processador a 4.2ghz a 1.18V, aqui nessa configuração utilizando o wraith stealth não chega a 80c em estresse

Caso seja uma tensão muito baixa apenas suba pra 1.2

Se realmente quiser trocar de cooler, não pegue esse AK400 que o @1lokosrecomendou, por 40 reais a mais você pega o AK400 que possui um projeto de arrefecimento mais robusto que vai aguentar futuros upgrades 

Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK400

Postado
35 minutos atrás, Goner disse:

recomendo setar seu processador a 4.2ghz a 1.18V

Parece que seu processador tem um silício bom tipo meu, aqui uso 4.2GHz a 1.15V, mas os 3600 mais antigos não conseguem isso. O meu eu comprei em 2021 na China, é um lote mais recente (silício mais refinado), acredito que o seu também seja.

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Parece que seu processador tem um silício bom tipo meu, aqui uso 4.2GHz a 1.15V, mas os 3600 mais antigos não conseguem isso. O meu eu comprei em 2021 na China, é um lote mais recente (silício mais refinado), acredito que o seu também seja.

Sim, os modelos mais antigos sofriam com undervolt e overclock como os ryzens 1000 e 2000, além de serem mais propícios a danos por precisar ter muita tensão para manter clocks elevados

Postado
1 minuto atrás, Goner disse:

Sim, os modelos mais antigos sofriam com undervolt e overclock como os ryzens 1000 e 2000, além de serem mais propícios a danos por precisar ter muita tensão para manter clocks elevados

Eu fui "forçado" a partir para undervolt, porque meu processador em stock estava jogando a Vcore as vezes acima de 1.4V, mas sempre acima de 1.35V. Mesmo com o Gammaxx 400 V2 meu processador ia além dos 80ºC em teste de estresse. Então é uma boa alternativa tentar fazer undervolt em Ryzen, pois além de melhorar temperatura também conserva mais o processador.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu fui "forçado" a partir para undervolt, porque meu processador em stock estava jogando a Vcore as vezes acima de 1.4V, mas sempre acima de 1.35V. Mesmo com o Gammaxx 400 V2 meu processador ia além dos 80ºC em teste de estresse. Então é uma boa alternativa tentar fazer undervolt em Ryzen, pois além de melhorar temperatura também conserva mais o processador.

Aqui estava mais extremo, em IDLE estava pegando 1.5v, em estresse ficava na casa dos 1.45. PBO só foi aperfeiçoado nos Ryzen 5000

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Goner disse:

Se realmente quiser trocar de cooler, não pegue esse AK400 (correção:  AG400) que o @1lokosrecomendou, por 40 reais a mais você pega o AK400 que possui um projeto de arrefecimento mais robusto que vai aguentar futuros upgrades 

Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK400

O AG400 tem a mesma performance do AK400, afinal usa um fan mais forte - mais RPM, mais pressão e mais ruído. O AK400 não tem nada de "mais robusto", as dimensões do dissapador são similares, excesso na altura, o que é vantagem para o AG400:

Porque o design do  AG400 faz com que os heatpipes sejam inclinados para trás, o que reduz a altura do cooler para 150mm, 5 a menos que o AK400 e por isso tem zero de interferência na área das memórias.

image.png.e9fec63893da13eacb09f5fb78d371f2.png

Além disso o AG400 é mais barato, o ponto negativo é que é mais ruidoso. Além do menor ruído o AK400 tem um melhor acabamento no topo, com uma cobertura  plástica sobre as pontas dos heatpipes.

No teste do Guiga Games os resultados foram bem similares:

No teste do A2K a mesma coisa, com ligeira vantagem do AG400 com o fan a 100%, mas dentro da margem de erro.

• Curtir 2
Postado

Acho que seu problema não é nem o air cooler, mas sim o sistema de refrigeração do gabinete que deve tá *****. Qual gabinete você usa e quantas fans tem nele?

Não recomendo pegar esse WC da Rise mode. Qualidade duvidosa.

Postado

"pegando temperaturas altas de 80 graus ... " Uau! Mano... quanto tempo teu PC não ver uma manutenção????
Possíveis causas que sempre falo para meus clientes:

* Escassez de pasta térmica no Processador

* Bloco de poeira no Dissipador do Cooler , com o tempo, cria-se um bloco de sujeira, esta impede do Processador ser esfriado através do Dissipador. Então o aquecimento fica entre eles

* Cooler "preso" de tanta sujeira, ou rodando mais lento, tanto o do Processador quanto o da Fonte:

* Fonte com baixa corrente, causada por capacitores "estufados" ou capacitores também próximos ao Cooler do Processador(na placa-mãe)

* SSD, HD, DVD/ROM com aquecimento. Retire-os junto com alguma placa off board instalada.

*Memórias ruins, sujas ou seus slots

* HD com Problemas lógico ou físico
** Verifique se não há algum Chip em aquecimento, teste com a ponta do dedo, os chips de áudio, rede e demais como Transistores FETs.no circuito de fonte

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
* Encaixe de Alimentação da Fonte na Placa-Mãe. Veja se não está mal encaixada, produzindo centelhas sem que sejam vistas;
* Tomada de entrada da Fonte de Alimentação  centelhando
* Plug do cabo AC ou tomada de rede(no estabilizador ou rede direta) com folgas. Isso dá instabilidades no PC, centelhando sempre. 
Boa sorte! Espero ter lhe ajudado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!