Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite

Possuo uma pichau nidus 500w que usava anteriormente com i5 9400f e uma GTX 1060 6gb.

Já faz um tempo que troquei todo o PC ( R7 5700X , RTX 3060 12GB) mas mantive a fonte. Nunca ouvi nenhum zumbido anteriormente no tempo que mantive essa config porém a fonte começou a fazer uns zumbidos aleatórios. Usei nessa config nova por uns 3 meses.

Porém o tempo total da fonte era de 2 anos e meio ai pensei que poderia ser algo da fonte e acabei pegando uma XPG Pylon 650w

O problema é que o ruído permaneceu mesmo com essa fonte nova e além disso , ao ligar o chuveiro de casa o ruído se intensifica na XPG coisa que não acontecia na nidus

O ruído acontecia de forma aleatória ( vinha e parava) em ambas as fontes porém o problema do chuveiro só está acontecendo na XPG

Eu sei que parece meio óbvio que o problema tá na minha casa mas qual a explicação de isso surgir de forma tão inesperada assim e como posso resolver isso?

E em 2 fontes diferentes

Minha casa não possui aterramento

Estou com receio , será que corro risco de perder o pc com esses barulhos? Será que tá prejudicando a fonte ou algo

Tem algum jeito de saber se é a minha casa ou a fonte?

Obrigado

Postado

Pode ser por conta do consumo maior do computador, que coloca a fonte pra se esforçar um pouco mais. Saiba que esse barulho já existia antes.

Isso acontece por conta de uma "sujeira" deixada na corrente elétrica por eletrodomésticos de alto consumo elétrico, e por conta disso, o barulho aparecerá.

O jeito mais rápido e fácil de resolver esse problema, é colocando um aterramento.

Postado
6 minutos atrás, Pepse disse:

Pode ser por conta do consumo maior do computador, que coloca a fonte pra se esforçar um pouco mais. Saiba que esse barulho já existia antes.

Isso acontece por conta de uma "sujeira" deixada na corrente elétrica por eletrodomésticos de alto consumo elétrico, e por conta disso, o barulho aparecerá.

O jeito mais rápido e fácil de resolver esse problema, é colocando um aterramento.

Mas então amigo , tenho certeza absoluta que esse ruído não acontecia antes

Especialmente no chuveiro que tenho certeza absoluta que não existia antes

Fora aterramento , tem algum outro fator que pode causar isso?

Meu pc deixou essa sujeira na rede talvez?

Me desculpa mas sou mt leigo nesse assunto

Obrigado

Postado
2 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Mas então amigo , tenho certeza absoluta que esse ruído não acontecia antes

Especialmente no chuveiro que tenho certeza absoluta que não existia antes

Na verdade acontecia, você só não percebia porque era muito baixo.

O problema não está no aterramento, está no que consome muita energia. Não sei explicar direito o porquê disso acontecer. O aterramento é só uma solução.

3 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Meu pc deixou essa sujeira na rede talvez?

Não. Como eu disse, o que causa isso é o teu chuveiro por exemplo, que possui uma resistência que consome muita energia pra esquentar a água.

Postado
5 minutos atrás, Pepse disse:

Na verdade acontecia, você só não percebia porque era muito baixo.

O problema não está no aterramento, está no que consome muita energia. Não sei explicar direito o porquê disso acontecer. O aterramento é só uma solução.

Não. Como eu disse, o que causa isso é o teu chuveiro por exemplo, que possui uma resistência que consome muita energia pra esquentar a água.

Entendi amigo

Não sei o que fazer agora e estou com receio de usar assim , não ligo muito pra fonte mas estou com medo de perder o resto do pc

Mas o que eu devo fazer pra arrumar a energia? Eu não sei se aterramento é possível e meu pai meio que mexe nas coisas de casa ( tipo o eletricista mesmo)

Eu acho que não pode aterramento na minha casa por ser uma rede antiga e tal mas não tenho certeza

Acho estranho que não tomo choque ao encostar no gabinete mas enfim

O que eu devo fazer para arrumar isso?

Obrigado

Postado
18 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Bem, já deu uma olhada no quadro de disjuntores? Quando o chuveiro + PC estão ligados é possível ouvir zunido também no quadro? Se sim, pode haver algo de errado nas fiaçoes (falta de aperto ou emenda mal feita)

Uma coisa é (quase) certa... o PC deve estar no mesmo circuito do chuveiro, e isso não é bom.

Postado
1 minuto atrás, W46n3r disse:

Bem, já deu uma olhada no quadro de disjuntores? Quando o chuveiro + PC estão ligados é possível ouvir zunido também no quadro?

Uma coisa é certa... o PC deve estar no mesmo circuito do chuveiro, e isso não é bom.

também ouço o zumbi no quadro quando ligo o chuveiro

Meu pai disse que não está no mesmo circuito mesmo

Fora isso tem mais algum fator que pode causar isso?

Obrigado

agora, Matheuspc1995 disse:

também ouço o zumbi no quadro quando ligo o chuveiro

Fora isso tem mais algum fator que pode causar isso?

Obrigado

E porque isso só ocorre no meu pc e não no resto da casa?

Meu irmão também tem um PC (fonte cougar VTE 500W ) e isso nunca aconteceu

Postado

entendi. Estranho. Eu desligaria tudo na casa... geladeira, ventilador, ar condicionado, freezer, cervejeira... e deixar só o PC ligado para ver se o zunido some.

Esses zunidos, em condições normais, é para ser apenas a fonte reagindo a sujeira da rede eletrica.

Postado
agora, W46n3r disse:

entendi. Estranho. Eu desligaria tudo na casa... geladeira, ventilador, ar condicionado, freezer, cervejeira... e deixar só o PC ligado para ver se o zunido some.

Esses zunidos, em condições normais, é para ser apenas a fonte reagindo a sujeira da rede eletrica.

Entendi 

Teve ontem ainda que o zumbido ficou num nível maior ainda mesmo sem chuveiro (vem de forma aleatória também)

é quase certeza que não é coil whine ( visto que minha gpu fazia coil whine em ambas as fontes e é um barulho muito menor mesmo)

Será que algum outro componente do pc pode estar causando isso? Algum case fan ou outra coisa

Será que minha tomada tá com defeito ou pode ser algum outro fator?

Obrigado

6 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Entendi 

Teve ontem ainda que o zumbido ficou num nível maior ainda mesmo sem chuveiro (vem de forma aleatória também)

é quase certeza que não é coil whine ( visto que minha gpu fazia coil whine em ambas as fontes e é um barulho muito menor mesmo)

Será que algum outro componente do pc pode estar causando isso? Algum case fan ou outra coisa

Será que minha tomada tá com defeito ou pode ser algum outro fator?

Obrigado

Estranho também que o pc tem q ta ligado pro chuveiro fazer o ruído nele , só na tomada em stand by não ocorre

ou até mesmo será que a nidus não possuía essa filtragem talvez?

Postado
agora, alissomrex disse:

@Matheuspc1995 compre um filtro de linha DPS Clamper para limpar mais essa energia e coloque aterramento posteriormente

https://www.kabum.com.br/produto/397138/filtro-de-linha-dps-iclamper-energia-5-5-tomadas-bivolt-preto-21517?gclid=CjwKCAiAlp2fBhBPEiwA2Q10D7to81B0-0K2SUtIoAmcoBvRH8s9pqbM0SvRBSToeoIU5g8s-KqYlBoC2FIQAvD_BwE

Esse será que da conta?

Obrigado

Postado
5 horas atrás, alissomrex disse:

@Matheuspc1995 sim. este é muito bom DPS Clamper 5 tomadas

Então eu percebi que ocorre quando o chuveiro é ligado mesmo e de umas formas aleatórias porém vi uma explicação do faller e na explicação consta que isso é normal.

O que está me preocupando é a aleatoriedade de acontecer algumas vezes mesmo sem o chuveiro ligado(ou nenhum outro tipo de coisa ligada que testei hoje de tarde mesmo)

Postado
10 minutos atrás, alissomrex disse:

@Matheuspc1995 o colega faller é um monstro do forum. eletricidade é com ele mesmo

proteção DPS Clamper nunca é demais até porque protege contra raios e surtos elétricos. 

não aposte para ver o pior

Será que com o filtro o ruído iria para o filtro em si do que a fonte?

Vou comprar esse mesmo então , ele ficaria bom? é que nunca usei antes

Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!