Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha pode danificar o pc?


Posts recomendados

Bom Dia! Gostaria de saber o que pode acontecer se a ventoinha de refrigeração do pc estiver ligada na placa-mãe e na fonte ao mesmo tempo? Pois eu levei na iByte e o infeliz do cara da assistência fez isso, a ventoinha estava com o conector ligado na placa-mãe e o cara ligou o outro conector que liga no molex da fonte também. O outro cara de outra assistência retirou 2 pinos do conector da ventoinha que liga no molex da fonte, ficando somente 2 pinos e ligou na minha fonte, isso pode prejudicar algo? está correto? se tinha 4 pinos no conector da ventoinha que liga direto na fonte por que ele retirou 2 e deixou so 2? Alguém pode me ajudar? Será que minha fonte e todo o resto do meu pc pode estar com problemas devido a essa conexão errada? se sim, ele está funcionando. mas como eu faria o diagnóstico de algum componente com mau funcionamento? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, acredito que se seu computador está funcionando, não tem o porque procurar componente com mau funcionamento.. sobre a ventoinha, ela funciona com 5v, e normalmente tem somente 2 cabos, visto que a ela não deva ter controle de velocidade, sendo assim não acredito que você vá ter algum problema por estar ligada assim, mais se por acaso isso esteja te incomodando, basta desligar os cabos dela que estão ligados na placa-mãe, deixando ela ligada direto na fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Citação

O outro cara de outra assistência retirou 2 pinos do conector da ventoinha que liga no molex da fonte, ficando somente 2 pinos e ligou na minha fonte, isso pode prejudicar algo? está correto?


A alimentação do motor do fan precisa apenas dos pinos correspondentes ao +12V e Gnd (aterramento) do Molex, então removendo os dois outros pinos do conector Molex não causa "efeito colateral" - eles não estão ligados em nada, pois do conector Molex só saem dois fios. 

 

Também não causaria se deixasse os pinos no lugar.

 

Pode ter feito isso porque por não ter fios estes pinos ficam bambos e dificultam o encaixe no Molex da fonte.

 

Resta saber o motivo - do primeiro "técnico"; para ligar os dois conectores ao mesmo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

Mas como eu faço pra saber se não danificou nada? Hoje, liguei o pc e ele estava fazendo um zumbido estranho ao iniciar, depois parou. e também está lento mesmo quando eu estou simplesmente navegando pela internet. 


A alimentação do motor do fan precisa apenas dos pinos correspondentes ao +12V e Gnd (aterramento) do Molex, então removendo os dois outros pinos do conector Molex não causa "efeito colateral" - eles não estão ligados em nada, pois do conector Molex só saem dois fios. 

 

Também não causaria se deixasse os pinos no lugar.

 

Pode ter feito isso porque por não ter fios estes pinos ficam bambos e dificultam o encaixe no Molex da fonte.

 

Resta saber o motivo - do primeiro "técnico"; para ligar os dois conectores ao mesmo tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...