Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um kit memória ram Netac shadow 2x8 3200mhz, quando eu ativo o perfil x.m.p na BIOS gera instabilidade, não da tela azul nem apresenta problemas, mas gera ruído em todas saídas de audio e uns travamentos curtos, também gera desincronização, visto que no test ufo não chega nem a sincronizar os Hz do monitor.

Acredito não ser problema da placa-mãe, visto que troquei a mesma e esse erro persistiu, alguém saberia me dizer se é problema na memória? ou em outro componente?

PC: Ryzen 5 5600

RX 6600M 

B550M Aorus elite

Ram Netac Shadow

SSD nnvme Netac 500mgb

Fonte redragon RGPS 500W 

Postado

XMP está sujeito a sofrer instabilidades, por isso é algo que precisa ser ativado manualmente e testado. Porém, quando se trata de memórias de marcas mais populares, a chance de instabilidade é menor por causa das otimizações feitos no perfil XMP da própria memória como também por parte da BIOS da placa-mãe.

O que você pode tentar é ajustar o overclock manualmente, mas você precisará saber o que está fazendo.

Postado

Você trocou de placa-mãe por causa de perfil XMP? 

Deixa os timings em auto e seta as memórias pra frequências que são descritas. Os timings vão ficar altos mas a frequência deve funcionar, a partir daí é só ir diminuindo os timings manualmente

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

XMP está sujeito a sofrer instabilidades, por isso é algo que precisa ser ativado manualmente e testado. Porém, quando se trata de memórias de marcas mais populares, a chance de instabilidade é menor por causa das otimizações feitos no perfil XMP da própria memória como também por parte da BIOS da placa-mãe.

O que você pode tentar é ajustar o overclock manualmente, mas você precisará saber o que está fazendo.

Entendo, eu tentei fazer isso, mas a BIOS da Aorus não é muito clara na parte de memória, quando troquei o pc nem deu vídeo, tive que dar clear cmos e resetar a BIOS

3 minutos atrás, Goner disse:

Você trocou de placa-mãe por causa de perfil XMP? 

Deixa os timings em auto e seta as memórias pra frequências que são descritas. Os timings vão ficar altos mas a frequência deve funcionar, a partir daí é só ir diminuindo os timings manualmente

Não foi por isso, apenas comprei uma melhor mesmo, vou tentar fazer isso mas a BIOS da aorus é meio difícil na parte das memórias, tem alguma dica?

Postado
1 minuto atrás, benp2407 disse:

Entendo, eu tentei fazer isso, mas a BIOS da Aorus não é muito clara na parte de memória, quando troquei o pc nem deu vídeo, tive que dar clear cmos e resetar a BIOS

Qual placa você tinha antes? Já ouvi dizerem que a Gigabyte é meio complicada de BIOS mesmo. Geralmente ASUS e MSI são mais amigáveis nessa parte, não só na interface, mas também na compatibilidade, que costuma ser mais ampla.

Mas você pode começar a fazendo uma redução nos timings da memória pra ver se fica mais estável. Às vezes aumentar 0.05V na tensão do SoC também ajuda a estabilizar overclock de memória/processador também, mas não pode subir muito, geralmente não é bom passar de 1.2V.

Postado

@GuilhermeGB

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual placa você tinha antes? Já ouvi dizerem que a Gigabyte é meio complicada de BIOS mesmo. Geralmente ASUS e MSI são mais amigáveis nessa parte, não só na interface, mas também na compatibilidade, que costuma ser mais ampla.

Mas você pode começar a fazendo uma redução nos timings da memória pra ver se fica mais estável. Às vezes aumentar 0.05V na tensão do SoC também ajuda a estabilizar overclock de memória/processador também, mas não pode subir muito, geralmente não é bom passar de 1.2V.

Eu tinha uma soyo A520M, uma bem ruim, vou tentar mexer na BIOS então, mas acredito que em 2666 (frequência atual) ela fica em 1,2v, no perfil xmp, ela vai para 1,35v, isso é ruim?

Já tentei setar 3200 e 1,35 manualmente e parou até de dar vídeo, sendo necessário clear cmos

Postado
3 minutos atrás, benp2407 disse:

@GuilhermeGB

Eu tinha uma soyo A520M, uma bem ruim, vou tentar mexer na BIOS então, mas acredito que em 2666 (frequência atual) ela fica em 1,2v, no perfil xmp, ela vai para 1,35v, isso é ruim?

Já tentei setar 3200 e 1,35 manualmente e parou até de dar vídeo, sendo necessário clear cmos

Essa tensão de 1,35V é a tensão da memória, não do SoC. A maioria das memórias rodam a 1,35V no perfil XMP, é normal. Algumas outras chegam até 1,4V, mas geralmente apenas aquelas com frequências mais extremas (4000+ MHz). Nem todo chip de memória vai aceitar bem 1,4V, então eu não indico usar sem saber se vai ser bom pra sua ou não.

A frequência padrão do SoC geralmente é 1,1V, mas pode chegar a 1,15V também. Minha placa-mãe sobe automaticamente para 1,15V quando ativo o XMP das minhas memórias.

Postado
Em 20/02/2023 às 11:48, GuilhermeGB disse:

Essa tensão de 1,35V é a tensão da memória, não do SoC. A maioria das memórias rodam a 1,35V no perfil XMP, é normal. Algumas outras chegam até 1,4V, mas geralmente apenas aquelas com frequências mais extremas (4000+ MHz). Nem todo chip de memória vai aceitar bem 1,4V, então eu não indico usar sem saber se vai ser bom pra sua ou não.

A frequência padrão do SoC geralmente é 1,1V, mas pode chegar a 1,15V também. Minha placa-mãe sobe automaticamente para 1,15V quando ativo o XMP das minhas memórias.

Troquei de memórias hoje, coloquei 2 pentes asgard 3200mhz, e o erro continua o mesmo! achei bem esquisito. Sabe o que poderia ser? coloquei as memórias e na hora dá ruido no audio

Postado

Pode ser sua fonte gerando esse ruído, ou a falta de aterramento. Possívelmente a fonte já que quando você ativa o XMP as tensões sobem junto

Pode ser sua fonte gerando esse ruído, ou a falta de aterramento. Possívelmente a fonte já que quando você ativa o XMP as tensões sobem junto

Postado
7 minutos atrás, Goner disse:

Entendi acho que realmente não pode ser a placa-mãe e nem as memórias né? visto que troquei as duas já, acha que pode ser a fonte ou aterramento? se for a fonte seria o ideal trocar ela? a que eu uso é de má qualidade? o meu gabinete não me da nenhum choque quando encosto nele, mesmo assim pode ser aterramento? agradeço pelas respostas

Eu coloquei fans no gabinete ontem também, ligadas em serie uma com a outra e conectadas nos 3 pinos da mb, e algo estranho aconteceu, quando eu desligava o pc elas continuavam com RGB ligado, mas sem girar, sempre que eu ligo meu pc na tomada, elas dão uma piscada rápida mesmo não ligando o pc, isso me parece ser algo da fonte com algum vazamento de tensão ou algo do genero, o que acha?

Postado

@benp2407 é difícil dizer a causa dos problemas sem testes. Mas o que o colega Goner disse faz sentido também, é bom verificar. As fontes da Redragon não costumam ser consideradas como bons produtos, no máximo servem como opção de baixo custo para quebrar um galho até poder comprar algo melhor.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@benp2407 é difícil dizer a causa dos problemas sem testes. Mas o que o colega Goner disse faz sentido também, é bom verificar. As fontes da Redragon não costumam ser consideradas como bons produtos, no máximo servem como opção de baixo custo para quebrar um galho até poder comprar algo melhor.

Entendo, mas visto essa situação das minhas fans, acha que posso isolar o problema na minha fonte mesmo? 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19638/fonte-nzxt-c550-bronze-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-semi-modular-pa-5b1bb-us?gclid=CjwKCAiAl9efBhAkEiwA4Torio14uu0IEHEzSi9e8vXIDtjU7RvNd5DiOr2CNWwXQM3z0s1W58OOwxoCslUQAvD_BwE 

essa seria uma de qualidade?

Postado

@benp2407 quem gerencia o RGB das ventoinhas é a placa-mãe, depende de um controle eletrônico e não apenas energia elétrica da fonte. Mas se tiver algum problema da fonte que está interferindo até na estabilidade da memória RAM, então não duvido que poderia causar outros bugs estranhos como esse. Porém ainda não dá pra confirmar nada, por enquanto nada passa de "achismos".

Para fonte nova eu sugiro a MSI MAG A550BN, mas a NZXT C550 Bronze também não é ruim.

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@benp2407 quem gerencia o RGB das ventoinhas é a placa-mãe, depende de um controle eletrônico e não apenas energia elétrica da fonte. Mas se tiver algum problema da fonte que está interferindo até na estabilidade da memória RAM, então não duvido que poderia causar outros bugs estranhos como esse. Porém ainda não dá pra confirmar nada, por enquanto nada passa de "achismos".

Para fonte nova eu sugiro a MSI MAG A550BN, mas a NZXT C550 Bronze também não é ruim.

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Sabe se tem algum teste que eu poderia fazer para descobrir? ou apenas comprando outra para descobrir mesmo

agradeço pelas respostas!

Postado

@benp2407 então, se for problema de aterramento não tem muito o que fazer, só arrumando a rede elétrica. Mas geralmente a falta de aterramento chega a causar algum problema quando a fase e o neutro da tomada estão invertidos. O plugue original da fonte geralmente é 3 pinos e não permite você inverter a posição dos pinos da extremidade, mas se você tiver algum tipo de adaptador de tomada que converte 3 pinos para 2 pinos, dá pra tentar usa-lo.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@benp2407 então, se for problema de aterramento não tem muito o que fazer, só arrumando a rede elétrica. Mas geralmente a falta de aterramento chega a causar algum problema quando a fase e o neutro da tomada estão invertidos. O plugue original da fonte geralmente é 3 pinos e não permite você inverter a posição dos pinos da extremidade, mas se você tiver algum tipo de adaptador de tomada que converte 3 pinos para 2 pinos, dá pra tentar usa-lo.

então a minha fonte é 3 pinos, não se tem como inverter, eu ligo ela em um filtro de linha, você recomenda colocar em um adaptador com 2 pinos no caso?

Postado
33 minutos atrás, benp2407 disse:

então a minha fonte é 3 pinos, não se tem como inverter, eu ligo ela em um filtro de linha, você recomenda colocar em um adaptador com 2 pinos no caso?

Não use filtro de linha, a não ser que sua fonte seja aquelas genéricas com seletor de tensão. Pode estar aí o problema.

Postado
50 minutos atrás, benp2407 disse:

Sim, apenas para teste.

15 minutos atrás, Rafael Tuco disse:

Não use filtro de linha, a não ser que sua fonte seja aquelas genéricas com seletor de tensão. Pode estar aí o problema.

Qual o problema com filtro de linha? Ele não causa mal algum à fonte.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual o problema com filtro de linha? Ele não causa mal algum à fonte.

Deve ter confundido com estabilizador.

• Curtir 2
Postado
40 minutos atrás, Goner disse:

Deve ter confundido com estabilizador.

Obrigado pelas respostas pessoal, essa situação da memória ta me deixando louco ja, já que não que não é a placa-mãe e nem a memória, não sei como prosseguir agora, mas acho inviável ficar com Ryzen 5000 com memória a 2100mhz, se alguém tiver alguma dica

Postado
13 minutos atrás, benp2407 disse:

https://www.amazon.com.br/gp/product/B08FVJ4XRK?ref=ppx_pt2_dt_b_prod_image 

meti o louco e comprei essa aqui hoje rapazeada, chega amanha. deu um preço bom acho

Pagou muito caro só por causa desse RGB, a XPG Core Reactor é bem superior e custa quase a mesma coisa:

https://www.kabum.com.br/produto/103280/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pagou muito caro só por causa desse RGB, a XPG Core Reactor é bem superior e custa quase a mesma coisa:

https://www.kabum.com.br/produto/103280/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular

serio que é bem superior? pra mim a corsair era uma das melhores, e ficou em um preço bem legal, não me importo nem um pouco com o RGB

Postado
10 minutos atrás, benp2407 disse:

serio que é bem superior? pra mim a corsair era uma das melhores, e ficou em um preço bem legal, não me importo nem um pouco com o RGB

Corsair é uma marca boa, mas toda marca boa tem produtos melhores e piores. As fontes da Corsair costumam custar muito mais do que valem, de vez em quando aparecem umas fontes com preços bons, mas geralmente não são boas opções. Essa XPG Core Reactor 650W que eu te recomendei concorre com uma RM650x, olha a diferença de preço:

https://www.kabum.com.br/produto/156940/fonte-corsair-rm650x-650w-80-plus-gold-modular-preto-cp-9020198-ww

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...