Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá estou montando um PC do zero config > " Ryzen 7 5700x, b550 plus tuf wifi II, 16gb de ram 3600 MHz, RTX 3060 12gb " e travei nessa parte do SSD NVMe M.2, eu sei que a porta de cima da minha placa-mãe é 4.0 porém a de baixo é 3.0 ! mais eu n sei em qual velocidade a porta de baixo ela opera.. eu queria usar 2 SSD NVMe M.2 o da parte de baixo seria esse ( https://www.kabum.com.br/produto/380744/SSD-500-gb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-500g ) pra colocar o sistema e os programas sei que ele ira operar em 3.0, eu gostaria de saber a velocidade que ele vai operar na parte de baixo? e no segundo SSD M.2 na parte de cima seria ( https://www.kabum.com.br/produto/169967/SSD-1-tb-xpg-s70-blade-pcie-gen4x4-m-2-NVMe-leitura-7400mb-s-e-gravação-5500mb-s-3d-nand-agammixs70b-1t-cs ) para jogos ! 2 SSD facilitaria na hora de formatar pra n precisar apagar os jogos..Vcs podem ajuda?

Postado

Espera aí, você vai deixar o SSD mais lento para jogos e o mais rápido para o sistema? Não deveria ser o contrário? Os jogos não vão se beneficiar desse SSD mais rápido, pelo menos não enquanto o Direct Storage não for implementado e estiver funcionando bem. E mesmo assim a diferença não seria tanta entre os dois SSDs.

 

Além disso, o segundo SSD (S70 Blade) depende da interface PCI-Express 4.0 para atingir as máximas velocidades de leitura e escrita sequencial, enquanto o segundo SSD opera dentro dos limites do slot 3.0 (3500~4000MB/s). Você estaria capando o S70 Blade ao usa-lo no segundo slot.

 

E ele não é mais rápido só porque tem velocidades de escrita e leitura sequencias mais rápidas, porque isso não faz tanta diferença no uso do dia a dia. O que mais impacta no desempenho desse SSD no uso cotidiano são as velocidades de leitura e escrita aleatórias, que são até beneficiadas pelo cache DRAM que esse SSD tem. O NV2 é um SSD básico de entrada, apresenta boas velocidades sequenciais, mas não tem cache DRAM.

Postado

Então mano, a minha placa ela suporta PCie 4.0 na parte de cima perto do processador, minha duvida está na parte de baixo porque lá tb é NVMe M.2, se eu colocar um SSD lá esse q mencionei ai em cima da kingston vai limitar o de cima?

 

minha placa-mãe é essa https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus-wifi-ii/

Postado
7 minutos atrás, Cleverton Salvatore disse:

Então mano, a minha placa ela suporta PCie 4.0 na parte de cima perto do processador, minha duvida está na parte de baixo porque lá tb é NVMe M.2, se eu colocar um SSD lá esse q mencionei ai em cima da kingston vai limitar o de cima?

 

minha placa-mãe é essa https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus-wifi-ii/

O S70 Blade precisa ir no slot de cima para ter seu desempenho real (sem limitações), o NV2 pode ir no slot de baixo que ainda vai funcionar dentro das suas especificações reais, sem limitações também.

 

O primeiro slot M.2 é controlado diretamente pelo processador, ou seja, o SSD tem comunicação direta com o CPU, por isso suporte 4.0. Se fosse um outro processador, tipo um R5 5500, 5600G ou R7 5700G, por exemplo, ainda ficaria limitado a 3.0, já que esses processadores não suportam 4.0. O segundo slot é intermediado pelo chipset (até por isso é limitado a 3.0), então pode existir um certo aumento na latência de comunicação, talvez nada que faça tanta diferença no uso prático.

Postado

Sim mano o S70 seria usado na parte de cima perto do processador porque essa entrada é a 4.0, na parte de baixo seria usado o da kingston perto do chipset, eu vi uns videos de titofps que ele utiliza um SSD nv1 lá perto do chipset pra instalar o windows e programas.. e na parte de cima perto do processador ele utiliza o NVMe 4.0..para instalar os jogos. entendeu? a minha duvida era se o SSD NVMe de baixo 3.0  vai limitar o meu s70 da parte de cima? 

 

aqui está o vídeo do titofps > coloque em 5:40 que você vai entender o que estou querendo kk, a diferença é q estou utilizando outro SSD entende?

  

Postado
2 minutos atrás, Cleverton Salvatore disse:

a minha duvida era se o SSD NVMe de baixo 3.0  vai limitar o meu s70 da parte de cima? 

Não, como no próprio vídeo diz, um não interfere no outro, pois um é ligado ao processador e o outro ao chipset. Só que no caso do vídeo aí ele está usando um SSD SATA M.2 e em vez de um NVMe M.2, que é o seu caso.

Postado
2 minutos atrás, Cleverton Salvatore disse:

Isso, porque como a minha placa-mãe pega o o NVMe M.2 3.0 na parte de baixo que no caso seria 3500 mbs minha duvida era essa se realmente pega essa velocidade, pois o sata que o tito usou ai só chega a 2000mbs eu acho entendeu? 

Nunca vi um SSD SATA que chega a 2000MB/s, uma porta SATA III é limitada a teoricamente 768MB/s, a mairoia dos SSDs SATA do mercado chegam a 500~550MB/s apenas. Mas o limite teórico do PCI-Express 3.0 é de 4000MB/s, mas como nem tudo é perfeito, a velocidade máxima na prática fica mais por perto dos 3500MB/s.

Postado

eu nem sei direito quantos mbs chegava.. eu só sabia que era menos que esse NVMe ai da kingston.. sobre essa parada q falei você acha que casaria bem ? o da kingston será que consegue trabalhar em 3500mbs na parte de baixo perto do chipset?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!