Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fiz um undervolt na minha 1650 ddr6 porém não sei se fiz certo. meu clock padrão é 1410mhz e o boost é 1590. porém a o turbo bust estava passando muito desses valores chegando a quase 1900mhz, consequentemente a placa estava esquentando. coloquei pra placa não passar so turbo bust original dela porém no gpu-z mostra como se eu tivesse diminuido muito os valores base e o turbo bust. isso pode danificar minha placa?

Captura de Tela (12).png

undevolt.gif

793511687_CapturadeTela(11).png

• Haha 1
Postado
8 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@Marcelo Maia Undervolt em teoria tende a aumentar a vida útil da placa, porém serve mais para placas High-ends que esquentam e consomem horrores.

A não ser que tenha uma fonte horrível, Undervolt numa 1650 é bem desnecessário.

a minha ta batendo 70/75 graus sem undervolt

Postado

Esse comportamento de ultrapassar o boost é totalmente normal, a placa tem um boost dinâmico que depende da temperatura, enquanto houver margem para temperatura e o hardware tiver folego, a frequência vai subir.

1 minuto atrás, Marcelo Maia disse:

a minha ta batendo 70/75 graus sem undervolt

Temperatura completamente normal e aceitável.

• Curtir 3
Postado

O que você fez não é undervolt, só tá perdendo performance mesmo. 1800-1900mhz é o clock padrão de qualquer placa de nvidia desde a série 10, deixando a 1600mhz você deve estar perdendo 10-15% de performance 

Postado

@Goner testei os jogos que costumo jogar e todos estão com a mesma performance image.thumb.png.fe73d7093b9a486f519038fa2a0f4a34.png

17 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Marcelo Maia 75 graus é gelado, pode deixar ela normal mesmo.

PS: O que você está fazendo é underclock, não undervolt.

esse underclock prejudica a placa?

Postado
20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse comportamento de ultrapassar o boost é totalmente normal, a placa tem um boost dinâmico que depende da temperatura, enquanto houver margem para temperatura e o hardware tiver folego, a frequência vai subir.

Temperatura completamente normal e aceitável.

overwatch tava tendo esse boost porém sem o boost e a placa tava a 75%

250743959_CapturadeTela(2).png

Postado

@Marcelo Maia o desempenho continua igual porque você não está usando a placa ao máximo. Mas rodando com frequência maior você tem margem para momentos mais pesados.

O undervolt não prejudica, na verdade ajuda, mas você precisa fazer direito. Você teria que fazer o undervolt mantendo a frequência original ou o mais próxima da original.

Eu fiz undervolt aqui reduzindo um pouco a frequência (para uns 1840MHz), mas compensei com overclock da VRAM. Mantive basicamente o mesmo desempenho stock consumindo uns 30W a menos e reduzi 5-10ºC na temperatura.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Marcelo Maia o desempenho continua igual porque você não está usando a placa ao máximo. Mas rodando com frequência maior você tem margem para momentos mais pesados.

O undervolt não prejudica, na verdade ajuda, mas você precisa fazer direito. Você teria que fazer o undervolt mantendo a frequência original ou o mais próxima da original.

Eu fiz undervolt aqui reduzindo um pouco a frequência (para uns 1840MHz), mas compensei com overclock da VRAM. Mantive basicamente o mesmo desempenho stock consumindo uns 30W a menos e reduzi 5-10ºC na temperatura.

Mesma coisa aqui. Meu modelo em stock opera perto dos 80C o que pra mim é preocupante, uso um undervolt em .864mV a 1860mhz, fiz oc de 500mhz nas memórias pra compensar. Agora opero sempre entre 65-70c dependendo do jogo e meu consumo caiu em 50w

12 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@Goner testei os jogos que costumo jogar e todos estão com a mesma performance image.thumb.png.fe73d7093b9a486f519038fa2a0f4a34.png

esse underclock prejudica a placa?

Não tem o mesmo desempenho. Você tá rodando com fps travado, se abrir um jogo mais pesado a diferença vai ser notória

• Curtir 1
Postado

@Goner como sei o consumo padrão da minha placa?

22 minutos atrás, Goner disse:

Totalmente errado. Procura um tutorial no youtube ensinando a fazer undervolt

mas esse procedimento que fiz ai vai prejudicar a placa ou componentes ja que 'travei o clock dela'

Postado
11 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@GuilhermeGB tem algum problema em na placa em fazer underclock?

Não, mas você perde desempenho. Você conseguiu entender o tutorial? Você basicamente faz a placa rodar com a mesma frequência, porém com uma tensão menor. Eu consigo reduzir minha placa para 925mV mantendo a frequência original, isso já causa uma redução na temperatura e no consumo bem interessante, e sem alterar o desempenho.

A primeira imagem é a curva original da placa, um pouco menos de 2000MHz com tensão um pouco acima de 1025mV.

Screenshot_79.png.7e3bc5dc727d51db5d001847a327ddd2.png

A segundo imagem é a curva personalizada, frequência um pouco menor que 2000MHz com tensão de 925mV.

Screenshot_78.png.fb06eb23cb8fe3283b013d09a9736a8e.png

Postado

@Marcelo Maia Deixe a placa em configuração de fábrica!!Não há motivos para fazer downclock/undervolt numa 1650, é uma placa muito básica e fria. Claramento não tem muita experiência no que está fazendo, se mexer em algo errado pode causar alguma tela azul ou outro sintoma.

Postado
2 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@Marcelo Maia Deixe a placa em configuração de fábrica!!Não há motivos para fazer downclock/undervolt numa 1650, é uma placa muito básica e fria. Claramento não tem muita experiência no que está fazendo, se mexer em algo errado pode causar alguma outra coisa.

Nenhuma dessas 2 coisas podem danificar a placa. Nem overclock vai danificar, a BIOS das GPUs já vem preparadas para leigos colocando limites, sendo assim qualquer configuração que você aplicar o máximo que vai acontecer é um crash

Recomendo undervolt em qualquer gpu possível, já que vai diminuir a temperatura e manter a mesma performance, muitas das vezes você ainda consegue diminuir um pouco a tensão e ainda fazer overclock

Postado
5 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@GuilhermeGB entendi um pouco, o motivo do undervolt seria abaixar pelo menos uns 5 graus de temp mas mesmo fazendo isso não consigo

Em vez de quebrar a cabeça com isso você pode simplesmente tentar aumentar a rotação da ventoinha fazendo uma curva personalizada, já tentou isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!