Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Gostaria de tirar uma dúvida que talvez seja boba. Tem alguma diferença de desempenho entre placas de vídeo de diferentes fabricantes?

Estou para comprar uma 3060 Ti e me deparei com algumas opções de valores diversos. Eu entendo que a maior diferença está na quantidade de fans,
mas além disso há alguma diferença de desempenho? 

Obrigado desde já.

Postado
8 horas atrás, Phoenyx disse:

No geral, não, pois levam os mesmos chips. Mas a qualidade do arrefecimento e do VRM poderá ditar sua longevidade.

Mas sabemos que os "mesmos chips" na real nunca são iguais.

Aí tendo arrefecimento, VRM decente, estudo, sorte e uns parafuso a menos eu voto toda vida em pegar uma placa um pouco mais cara mas com projeto/construção/componentes melhores. Mesmo q não role OC, a placa se paga.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@dmmctba Sim, concordo contigo. Mas tem placas com muitos frufrus que não se justificam. Então tem que ficar de olho, ver reviews sobre a mesma, seus componentes, etc.
E de uma forma geral, atualmente, a maioria dos fabricantes estão seguindo o PCB e componentes do fornecedor do chip. Isso só não acontece em placas, muito, muito, mas muito de entrada, onde a galera faz a festa.

Postado

Sugiro usar os seguintes parâmetros para escolher a placa (do mais para o menos importante):

Tempo de Garantia > Reputação do RMA da marca > Sistema de resfriamento > Qualidade dos componentes (cobre niquelado, backplate e etc) > Overcloock de fábrica

Postado

Ah sim, falo de controle de tensão, capacitores, e especialmente LIBERDADE pra configurar a placa. Luz piscando não adianta nada kkkk

Os parceiros oficiais (AIB, Board Partners, sei lá o nome correto) tem que construir a placa igual ou melhor que a "referência". ASUS, MSI, Gigabyte, Sapphire, Powercolor não zoam o barraco de propósito se não o ferro entra forte. Digo no sentido de tentar enganar a AMD ou Nvidia no caso com componentes inferiores, ou mandarem placas tunas pra análise e e depois soltar placas com componentes baratos-***** pro povão. Todos tem algum modelo/versão específica onde algum erro grave foi cometido, não tem escape. Quando isso acontece, se eles não resolverem rapidamente o lado dos clientes pode configurar até quebra de contrato.

Posso estar errado, mas vejo a ASUS tendo um histórico de confiabilidade. Tem seus problemas de BIOS cagadas nas placas-mãe umas 2-3x por ano mas requer um certo esforço pra matar a placa sem BIOS alternativas ou bypasses. Já MSI e PowerColor e Sapphire tem construções igualmente ou até mais robustas nos modelos top, componentes acima do requerido, mas deixam a gente matar a placa à vontade. Tudo que precisa pra tirar os limites é dar ok numa tela que confirma q se der BO eles tão isentos da garantia e boa. Pode puxar as barrinhas de power limit, tensões e clocks até sair do monitor.

Questão do OC de fábrica é pra quem já tá escolhendo na maldade porque sabe q os chips desses modelos são os com mais potencial. Não abuso muito da minha RX 570 da Powercolor porque não tenho grana pra subsuir, mas ela é uma q permite parâmentros exorbitantes dentro do próprio Adrenalin.

Pra quem nem sabe que dá pra mexer nas confgs certeza q tempo de garantia e reputção do RMA é o que mais vale.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...