Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook travando depois de certo tempo após iniciar.


Posts recomendados

Bom dia pessoal. Desculpe o tópico iniciante, mas não sei como melhor descrever meu problema. 

 

Eu tenho um notebook acer aspire e5-571  já faz alguns anos. Há um tempo eu dei um upgrade nele com um SSD da kingston 128 GB, transferi o HDD Sata (1 tera) para o soquete de dvd e aumentei a memória para 12 gb. Esse upgrade foi em 2018. 

 

Entretanto, recentemente ele começou a travar. Nada de tela azul ou mensagem de erro, simplesmente trava. 

 

Inicialmente suspeitei de software. Formatei ele e atualizei todos os drivers e o problema persiste. Daí imaginei que poderia ser hardware. Testei tanto a memória (memorytest) quanto o SSD (crystaldisk) mas ambos estão normais. 

 

O que eu notei é que ele sempre trava quando estou usando o Chrome, mas não sei se isso é coincidência ou não. Busquei no forum antes de postar e tudo que encontrei é muito vago. alguém mais expert teria uma ideia do que eu poderia testar? 

 

Grato. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vá no menu iniciar > Digite "confiabilidade" (sem aspas) e abra o Histórico de Confiabilidade > Veja ali se tem algum item marcado com um X. Se sim, clique em cada um deles, tire uma print e envie aqui.

 

Após isso, abra um CMD normal (não abra como administrador) e digite este comando:

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"

 

Serão gerados 2 arquivos na área de trabalho: logssystem.evtx e logapplication.evtx. Compacte-os como .zip ou .rar e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Marques da Silva Analisando os logs, encontrei alguns erros relacionados a rede, o que me leva a crer que talvez estejamos lidando com uma falha na placa de rede do notebook (temos certeza que não é uma falha de software devido a você já ter tentado formatar).

 

Tente o seguinte, baixe o BurnInTest: https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

 

Após instala-lo, clique em Dashboard, selecione todos os itens na parte inferior para testar e execute todos. Após isso, tire print dos resultados e poste caso. Caso ele dê a opção para salvar um log em texto, salve-o e envie aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Marques da Silva Todos passaram sem erros.

 

Tente baixar os drivers diretamente do site da sua placa-mãe. Primeiro, vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e abra "Criar ponto de restauração" > Crie um ponto de restauração. Caso não seja possível, clique em "Configurar" > Ativar proteção do sistema > Defina o valor como 5%.

 

Confirme que o link abaixo é do seu notebook mesmo.

https://www.acer.com/br-pt/support?search=E5-571&filter=global_download&suggest=E5-571;6

 

Se for, segue link dos drivers:

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Bluetooth/Bluetooth_Atheros_10.0.0.321_W10x64_A.zip?acerid=635754881253154634&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE E5-571&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Chipset/Chipset_Intel_10.1.1.7_W10x64_A.zip?acerid=635754869617424634&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE E5-571&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/IO Drivers/IO Drivers_Intel_1.1.253.0_W10x64_A.zip?acerid=635754871825074634&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE E5-571&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Lan/Lan_Realtek_10.2.703.2015_W10x64_A.zip?acerid=635760937523616752&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE E5-571&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Wireless LAN/Wireless LAN_Atheros_10.0.0.321_W10x64_A.zip?acerid=635760939931616752&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE E5-571&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

 

(Bluetooth, Chipset, Serial I/O, Rede Ethernet LAN e Wi-Fi).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Marques da Silva Não tinha atualizado aqui pra mim, apareceu apenas o primeiro.

 

Vi o segundo agora, ele deu erro em alguns itens simplesmente por não localizar a peça, mas em outros indicam erros que me chamaram atenção.

 

SERIOUS:     2023-03-06 22:44:13, Microphone, User reported microphone audio error < Esse indica que você selecionou um erro no teste de Microfone, visto que é um teste interativo.

 

SERIOUS:     2023-03-06 22:44:37, Bluetooth, Unable to determine service profiles for Bluetooth device.
LOG NOTE:     2023-03-06 22:44:37, Bluetooth, Check that the Bluetooth device is setup to allow other devices to find it.
LOG NOTE:     2023-03-06 22:44:37, Bluetooth, JBL Duet BT, (F8:DF:15:0F:8C:57): 10108
SERIOUS:     2023-03-06 22:44:37, Bluetooth, Error searching for Bluetooth device.
LOG NOTE:     2023-03-06 22:44:37, Bluetooth, Error searching for Bluetooth device: 10110

 

Os erros acima indicam um erro no Bluetooth. Ele pediu para você conectar algum periférico via bluetooth durante o teste? Se sim, se lembra se ele deu algum erro? (caso não lembre, teste novamente apenas o diagnóstico de Bluetooth).

 

Test Name                   Cycles   Operations      Result Errors   Last Error
                    GPGPU   29       48.639 Trillion PASS   0        No errors
              3D Graphics   0        9445            PASS   0        No errors

 

        Optical disk (F:)   1        12.569 Billion  FAIL   1        Error while searching for files on optical data disk
               USB Plug 1   0        0               FAIL   1        Could not detect USB loopback plug
               USB Plug 2   0        0               FAIL   1        Could not detect USB loopback plug
                  Printer   1        6276            FAIL   1        No operations reported in timeout period
            Parallel Port   0        0               FAIL   30       Configured Parallel port does not exist

 

             KeyboardTest   0        108             PASS   0        No errors

 

                  PCIe ()   0        0               FAIL   1        Could not detect PCIe loopback card

 

           vídeo Playback   67       860             PASS   0        No errors
                   Webcam   0        43.622 Million  PASS   0        No errors

 

                  Battery   16       16              FAIL   16       Battery threshold exceeded error
               Microphone   0        0               FAIL   1        User reported microphone audio error
            Serial Port 1   0        0               FAIL   29       The requested COM port could not be found
                Bluetooth   3        43              FAIL   18       Error searching for Bluetooth device.
                Inventory   -        -               FAIL   2        Failed to load master inventory file for comparison
              MonitorTest   0        3               FAIL   4        Touch test not supported by screen
                      TPM   0        0               FAIL   1        TPM not found
TEST RUN FAILED

 

Os que não deram erro (sublinhados em verde) são: Webcam, placa de vídeo, teclado.

Os que deram erro simplesmente por que não tem essa peça no seu PC: USB 1 e 2, Impressora, porta paralela e serial, alguma placa conectada no slot PCI Express, chip TPM, disco optico (leitor de DVD, provavelmente pois você não tinha nenhum DVD conectado), monitor touchscreen.

Os que deram algum erro de fato: Bateria, microfone, bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Marques da Silva Nenhuma ideia hehe, apesar de que eu descartaria o erro na bateria pois ele estava indicando uma diminuição na vida útil basicamente, o que é normal se tratando de baterias...

 

Tente atualizar o BIOS do seu notebook também. Para isso, abra um CMD e digite este comando:

wmic BIOS get smbiosbiosversion

 

Ele irá fornecer a versão atual do seu BIOS. Veja no site do seu notebook qual é a versão mais atual, baixe e instale-a.

https://www.acer.com/br-pt/support?search=E5-571&filter=global_download&suggest=E5-571;6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!