Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho, de forma aleatória, quando liga/desliga luz dos cômodos


Posts recomendados

Olá pessoal, desde que comprei meu PC a uns 4 anos~ atras eu venho enfrentando um problema irritante com ele. As vezes, de forma aleatória, quando alguém liga/desliga a luz de algum cômodo da casa, o PC simplesmente reinicia sozinho do nada e ele é o único aparelho na casa inteira que ta fazendo isso. O PC e o Monitor estão ligados no mesmo filtro de luz, e o filtro e o estabilizador estão ligados direto na tomada, via o T. 

 

Como isso acontece de forma bem infrequente, vide imagem dos Erros Críticos do sistema (nem todos foram por causa desse problema, ja que ocorre algumas quedas de luz aqui onde moro também, mas acho que da uma ideia), eu acabei deixando passar até hoje, mas ontem eu acabei perdendo meu segundo HDD nesses 4 anos, ambos com problema de barulho da agulha + Bad Sectors, e fiquei me questionando se essas reinicializações abruptas podem ser umas das causas. Outro ponto também é que estou pensando em montar um novo PC e estou com medo dessas ocorrências ficarem mais frequentes, ja que o novo PC vai ser bem mais potente que o meu atual.

 

Vale ressaltar que:

* Este problema acontece, aparentemente, independente de quais outros eletrônicos estejam ligados na casa, mas é mais frequente na parte da noite;

* Ele pode ocorrer com o PC parado ou enquanto estou jogando algum jogo;

* Existem diversos outros eletrônicos na casa, incluindo ar-condicionados, ventiladores de teto, chuveiros elétricos, TVs, notebook, freezer e afins, e que nenhum deles apresenta o mesmo problema;

* A casa é relativamente nova, foi construída do zero a uns 10 anos atras;

* E que eu tenho certeza que o culpado é o ligar/desligar de lampadas na casa porque quando acontece, é só eu ouvir o "click" do interruptor e o PC reinicia. 

 

Em resumo: Alguém já passou por algo parecido? Será que é a rede da casa? Será que pode ser o filtro, ja que só acontece com o PC? Será que pode ser a fonte do PC?

 

Specs do PC, comprado ja pronto na Pichau:

Placa de Vídeo: ASUS GeForce GTX 1050 TI, 4GB DDR5

placa-mãe: ASUS Prime H310M-E/BR

memórias: 16GB 2400MHz

Processador: Intel Core i3-8100 Coffe Lake

Fonte: 500W 80 Plus Bronze, Gamemax GM500

Filtro de linha: Multilaser 6 Tomadas Bivolt, WI281

 

filtro.png

mesa.png

erros.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para que serve o "estabilizador"?

 

Aquele "T" branco na tomada é de péssima qualidade. Um prato cheio para mau contato. É melhor: comprar um filtro de linha decente com a quantidade de tomadas adequada a tudo que tens aí, para substituir o filtro atual (não deu para ver se presta; possivelmente não) e, principalmente, o maléfico estabilizador. Depois, trocar a tomada por uma do novo padrão (caso não seja), para não ter adaptador algum. Esse seria o começo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Para que serve o "estabilizador"?

 

Aquele "T" branco na tomada é de péssima qualidade. Um prato cheio para mau contato. É melhor: comprar um filtro de linha decente com a quantidade de tomadas adequada a tudo que tens aí, para substituir o filtro atual (não deu para ver se presta; possivelmente não) e, principalmente, o maléfico estabilizador. Depois, trocar a tomada por uma do novo padrão (caso não seja), para não ter adaptador algum. Esse seria o começo...

 

O estabilizador só serve pra ligar o modem de internet 😅 O meu modem antigo era só 110V, por isso comprei o estabilizador pra ele, mas olhando aqui agora, esse novo parece aceitar 100~240V, então nem precisaria do estabilizador...

A tomada e o estabilizador estão no modelo antigo, com 3 pontas, sendo 1 redonda e 2 retas, por isso não liguei o estabilizador no filtro e o filtro direto na tomada... 

 

Olhando agora, até talvez daria pra ligar tudo no filtro, o problema é o tamanho dessas tomadas/fontes do Monitor e modem... Como pode ver nas imagens, a tomada/fonte do monitor ja ocupa basicamente 4 das tomadas do filtro e a do modem deve ocupar a mesma quantidade, então fica ***** tentar botar tudo no mesmo filtro 😭

filtro2.png

tomada_moldem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, nogenem disse:

A tomada e o estabilizador estão no modelo antigo, com 3 pontas, sendo 1 redonda e 2 retas, por isso não liguei o estabilizador no filtro e o filtro direto na tomada... 

 

Então troque a tomada por uma do padrão novo: é um investimento barato! Depois, peça recomendações aqui no fórum, na sala "Fontes e energia", de filtros com tomadas suficientes para ligar tudo isso aí, incluindo as fontes do modem e do monitor.

 

É o começo para ter uma instalação elétrica sã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!