Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando após alguns minutos ligado - Ryzen 5 5600G


Posts recomendados

Boa noite pessoas, preciso de sugestões do que pode estar acontecendo com meu pc. Montei um pc de entrada para jogar jogos como LOL e Valorant. 

 

> Acontece que o computador simplesmente esta dando erro atrás de erro, primeiramente instalei Windows 10 nele e utilizei normalmente.

> Até que começou a dar uma tela azul atrás da outra.
Tentei uma versão mais leve do Windows 10, e o erro persistiu.

> Enfim instalei o Windows 11, ultima versão. A tela azul parou porém agora o PC simplesmente desliga do nada em 10/15 minutos depois que eu ligo e começo a mexer.

> Já tentei de tudo, alguém tem alguma sugestão para me ajudar?

 

Desde já agradeço.

Config:

placa-mãe Gigabyte Ga-a320m-s2h

Ryzen 5 5600g com vídeo integrado

2x memória RAM Corsair Vengeance RGB Pro 8gb 3200mhz (16gb de RAM)

HD WD Blue 2tb

SSD 240gb WD

Fonte Corsair VS500

 

Obs: A ideia é futuramente colocar uma placa de vídeo e substituir o processador por um sem vídeo integrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu fiz mais ou menos a mesma coisa que você sábado agora.  

 

Minha configuração é quase igual, e o erro no Windows 10, eu sei porque, esse processar Ryzen 5 5600 G só aceita versões mais atuais do Windows, então para instalar o Windows 10 , você teria que baixar a última iso do site da Microsoft. Eu fiz isso e parou a tela azul, trabando toda hora etc. 

 

Mas como você instalou a última versão do Windows 11, então agora tá de boa. (mas tem que ter certeza que é a versão mais atualizada)

 

Vai ter que investigar. 

Primeiramente montagem

Foi você mesmo que montou ? Tem experiência nisso ? Tá tudo encaixadinho ?  (não custa perguntar, eu por exemplo, esqueci de ligar um monte de coisa, faz uns 15 anos que eu não montava um computador. 


Montagem correta, então vamos para o próximo ponto. 

BIOS coloca padrão de fábrica (só não esquece das frescuras do Windows 11)

Veja as tensões na própria BIOS confira se estão corretas deixa bastante tempo na BIOS , monitorando tensões e temperaturas senão reiniciar depois de um tempo, o problema vai diminuir a investigação.  Inicialmente pode descartar, fonte e processador senão reiniciar.  

 

Agora vai ter que ser rápido   a cada 10/ 15 minutos, 
Instale o CPU-Z e coloque para rodar  e observe (tem vídeos no youtube ensinando)

Veja o Log do Windows Eventos de Hardware (Olhe tudo, mas olhe eventos de hardware e Gigabyte Engine)

Instale o app center da gigabyte https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-S2H-rev-1x/support#support-dl-utility lá tem um programa SIV que mostra temperatura tensões etc. 

 

Por fim por eliminação, tire um pente de memória, tire um HD (tinha um HD Velho aqui em casa, eu tentei ligar na máquina, ela não tava nem ligando, e o HD estava com um barulho muito estranho)

Desconecte, veja se você consegue outro HD ou memória pra testar, outro SSD etc. 

 

O que eu estou lembrando agora é isso, tomara que consiga resolver, e poste aqui o que você fez, estou curioso, já que o meu deu tudo certo. 

 

Meu setup 

Processador AMD Ryzen 5 5600g 
placa-mãe Gigabyte B450m DS3 H V2 
Fonte Gamer Rise Mode Atomic, 600 W Led Branco
memória RAM fury DDR4 8GB 1 Hyper X 3200 MHz 
SSD Kingston Snv2s/500g 500gb Azul 
8 Ventoinhas Rise Mode
Gabinete Gamer Aigo Darkflash Aquarius Mesh Lateral Acrilico
HD SSD Kingston 80 GB
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheDemonLena @Alessandro Magno

 

Obrigado pelas sugestões amigos, eu irei tentar e retorno aqui assim que possível. 

Sobre a montagem, sim eu mesmo que fiz. Tenho experiência e monto meus próprios computadores alguns anos, mas não custa verificar os cabos e ver se ta tudo certo! Farei isto.

 

Em breve apareço com atualizações!!

11 minutos atrás, walter matheus retke disse:

@TheDemonLena @Alessandro Magno

 

Obrigado pelas sugestões amigos, eu irei tentar e retorno aqui assim que possível. 

Sobre a montagem, sim eu mesmo que fiz. Tenho experiência e monto meus próprios computadores alguns anos, mas não custa verificar os cabos e ver se ta tudo certo! Farei isto.

 

Em breve apareço com atualizações!!

Um ponto importante, a placa-mãe pode original não era compatível com o Ryzen. Acontece que a própria Gigabyte lançou uma atualização da BIOS que tornou compatível, sendo assim eu tive que atualizar a mesma para dar imagem e funcionar corretamente. Pode ter ocorrido alguma alteração de configuração da BIOS neste processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, walter matheus retke disse:

Um ponto importante, a placa-mãe pode original não era compatível com o Ryzen. Acontece que a própria Gigabyte lançou uma atualização da BIOS que tornou compatível, sendo assim eu tive que atualizar a mesma para dar imagem e funcionar corretamente. Pode ter ocorrido alguma alteração de configuração da BIOS neste processo?

 

É normal a atualização, mas atualizou o BIOS para a versão mais recente ou só para aquela que acrescentou o suporte para o 5600G?

 

O ideal é usa a mais atual possível, pois correções de bugs, instabilidade, novos drivers AGESA são introduzidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!