Ir ao conteúdo

Intel Xeon E5-2699 V3 ou Core i7-7700K

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho 2 desktops porém não estão montados simultaneamente, primeiro foi o i7 7700K numa Z270M-Puls BR com uma GTX 1070, a GTX eu troquei por uma RTX 3070 Ti troquei os 16GB de RAM por 64GB (3200MHz) e coloquei uma fonte de 2000w, foi tudo super dimensionado pra não ter que ficar adicionando peças por um bom tempo, então eu tive a idea de experimentar o tão falado e mal falado xeon, peguei um E5-2699 V3. Parece que estou usando o mesmo PC em termos gerais, mas eu não sei se o meu i7 7700K estaria fazendo melhor que esse xeon, é cheio de prós e contras, como eu nunca montei o 7700k com essa 3070Ti não sei se estaria melhor servido

Prós e contras:
Xeon tem quad channel contra o dual channel do 7700k
Xeon opera a memória em 2133 e o i7 consegue levar até os 3200 (meu antigo kit de RAM era 3600 e ele tocava nessa velocidade sem instabilidade)

Xeon tem mais núcleos

i7 tem mais velocidade, 4.8GHz estáveis e sem thermal Throttling contra 3.6GHz do xeon
Xeon opera 40 linhas de pcie contra 20 do i7

Ta difícil decidir, até porque nunca vi o i7 em ação com a RTX3070 Ti

já o xeon e essa placa conseguem entregar 4k 60fps em qualquer jogo que eu tenho aqui, as vezes dependendo do jogo reduzir uma sombra, grama ou pós processamento é necessário, mas reduzir isso nem impacta num jogo 4k porque a imagem por si só já é bonita e nítida

não consigo decidir se monto meu antigo PC de novo ou continua com o xeon. Sugestões por favor...

Postado

Esse i7 é um processador fraco hoje em dia, independente de estar com overclock ou não. Seu xeon também é um processador bem defasado e vai gargalar sua GPU em praticamente qualquer jogo se não estiver em 4K.

Se teve grana pra pegar 64gb você precisa ter pra fazer um upgrade de plataforma

Postado
2 horas atrás, Goner disse:

Esse i7 é um processador fraco hoje em dia, independente de estar com overclock ou não. Seu xeon também é um processador bem defasado e vai gargalar sua GPU em praticamente qualquer jogo se não estiver em 4K.

Se teve grana pra pegar 64gb você precisa ter pra fazer um upgrade de plataforma

Não é bem assim né jovem, 64Gb no ali express sai por 780 reais e uma plataforma top atual é uns 4 mil

• Solução
Postado

@Rhubens

Não precisa montar uma plataforma top, um Ryzen 5600 de 839 reais na Pichau e uma A520m de 509 reais na Terabyte já dá um banho de desempenho no 7700k ou no Xeon...

A placa-mãe se puder pegar uma B550m Aorus, tem por 899 na Kabum.

Postado
7 horas atrás, Rhubens disse:

Não é bem assim né jovem, 64Gb no ali express sai por 780 reais e uma plataforma top atual é uns 4 mil

800 reais em memória RAM pra jogar, puro desperdicio de dinheiro. Um R5 5500 no ali + uma B450 aqui no brasil dá pouco mais de mil reais e já vai ter mais performance que ambos os processadores que você possui

Postado
2 horas atrás, Goner disse:

800 reais em memória RAM pra jogar, puro desperdicio de dinheiro. Um R5 5500 no ali + uma B450 aqui no brasil dá pouco mais de mil reais e já vai ter mais performance que ambos os processadores que você possui

Joguei os dois processadores na internet e deu 2% a mais em velocidade, não vou gastar "um pouco mais de mil reais" por 2% de velocidade. E depois eu nunca disse que tava podendo comprar nada, eu disse que tinha esses 2 pra escolher e tinha que escolher um, não vou comprar nada agora, se eu pudesse comprar não faria um tópico "xeon ou i7" eu faria "o que devo comprar?" As pessoas tem mania de achar que todo mundo tem sempre dinheiro pra gastar a qualquer hora e alguns acham que as pessoas podem gastar qualquer valor a qualquer hora, infelizmente essa não é a realidade de todo mundo.

Captura de tela 2023-03-09 133510.png

Postado
3 minutos atrás, Rhubens disse:

Captura de tela 2023-03-09 133510.png

Esse site é uma piada, no próprio CPUz a diferença é bem maior.

image.thumb.png.b6190f73d6ed86bf20c36e14feb167ab.png

Esse i7 tá com overclock pra 5ghz e continua perdendo feio, fica em 100% de uso em qualquer jogo entregando menos performance por ter menos núcleos e um IPC antigo

image.thumb.png.09c4c2ea399f9061b68a435f6f3498f1.png

Citação

E depois eu nunca disse que tava podendo comprar nada, eu disse que tinha esses 2 pra escolher e tinha que escolher um, não vou comprar nada agora, se eu pudesse comprar não faria um tópico "xeon ou i7" eu faria "o que devo comprar?" As pessoas tem mania de achar que todo mundo tem sempre dinheiro pra gastar a qualquer hora e alguns acham que as pessoas podem gastar qualquer valor a qualquer hora, infelizmente essa não é a realidade de todo mundo.

Se você tem 2 kits pode vender e comprar algo moderno pra durar muito tempo, como você mesmo especificou.

Citação

foi tudo super dimensionado pra não ter que ficar adicionando peças por um bom tempo

Xeons não são bons processadores pra utilizar com placas highend, como eu disse. Se você não estiver em 4K vai ter gargalo em praticamente qualquer jogo, se for algum jogo competitivo como warzone não vai levar a placa nem com tudo no ultra.

Postado

ok, você tem um ponto, vende tudo e muda, ok sou a favor. O que você acha dessa combinação aqui que eu achei no Ali? Porque se é pra gastar tem que dar o maior pulo que puder, pra não precisar mexer por um bom tempo, esse conjunto já opera o pcie 4.0, o processador já tem o dobro de L3...enfim e 1300 reais eu com certeza pego nos 2 kits que eu tenho e não terei que desembolsar nada

Captura de tela 2023-03-09 142633.png

Captura de tela 2023-03-09 142653.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...