Ir ao conteúdo

Luz de DRAM acesa na ASUS TUF Gaming B650M Plus


Ir à solução Resolvido por Alisson Henrique Sonntag,

Posts recomendados

Postado

Olá companheiros, comprei uma ASUS TUF Gaming B650-Plus pra utilizar com um Ryzen 5 7600x + Kingston Fury Beast 2x16GB 5200MHz + Gigabyte GeForce RTX 3060 Eagle OC. Pra alimentar escolhi uma Corsair CX750F

 

Após a montagem, liguei pra testar, e os RGB do gabinete, da fonte, do cooler do CPU e a luz da Placa de Vídeo tão tudo aceso, mas não tem nenhum sinal de vida no monitor e o teclado e mouse também estão mortos, não passam sinal de nada.

 Já atualizei a BIOS através do BIOS Flashback com a versão mais recente disponibilizada no site da ASUS (BIOS 1222). Aí beleza, a luzinha do flbk parou de piscar e eu tentei ligar, mas permanece do mesmo jeito.

 Fui analisar a placa e percebi que a luz da DRAM dela está acesa. Verifiquei os conectores, verifiquei os pinos do socket do CPU, nada irregular em lugar nenhum.

 O site da ASUS indica testar os módulos de memória 1 por 1, e assim o fiz, testei pente de memória por pente de memória em cada slot de uma vez e nenhum sinal de vida pro computador.

 Verifiquei também a compatibilidade dos pentes de memória no site da ASUS, e lá diz que a placa suporta eles, assim como o processador. 

Alguém tem alguma ideia? Acho que o prazo para devolução até expirou, e como comprei na Kabum é bem provável que eu estou altamente ***** se não conseguir solucionar, então por favor amigos, quem tiver passado por isso ou tiver a malícia de resolver, me ajuda aí e dêem ideias.

  • Solução
Postado

Olá Ramires, tudo certo?

DDR5 demoram um pouco para ligar no primeiro boot, dependendo da situação pode demorar até 5 minutos, recomendo testar e deixar um tempo pra ver se passa pelo teste de memória.

Eu recentemente montei um i9 13900K + 32Gb (2x16Gb) DDR5 e passou de 5 minutos para entrar na BIOS no primeiro boot.

  • Curtir 1
Postado

@Alisson Henrique Sonntag ***** que ***** bicho que mistura de alívio com ódio


fiz todos os testes indicados no post que o camarada acima recomendou, nada do pc dar vídeo, já tava me conformando que ia ter que lançar mil conto no peito da kabum pra comprar outros pentes e testar...

montei tudo de volta, liguei o PC e deixei ele respirar......... LIGOU! Tô desde 08h nessa lida mas agora às 15h finalmente estou concluindo a formatação. Muito obrigado pela dica de ouro meu companheiro, excelente final de semana pra ti

Para fins de esclarecer alguém que esteja passando pelo mesmo problema no futuro

1- Siga a dica do amigo @Alisson Henrique Sonntage espere alguns minutos pro computador bootar.

2- Se não der certo, sigam as instruções no post indicado no comentário do adm @Gabriel Torres que com certeza, em algum momento do processo, você vai identificar o problema. No final das contas, se a gente testar peça por peça e mesmo assim o PC continuar com o problema, é porque ao longo do processo a gente cometeu alguma cabacice e não percebeu, como foi o caso comigo agora. 

  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...