Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um possível comprador na Olx onde estou vendendo minha rx 550 2gb. Ele me perguntou se eu dou garantia e até agora ele está sem resposta porque não sei o que fazer já que é a minha primeira venda na Internet. Alguém pode me ajudar? 

Postado

@Suiciniv  Depende de quando fez a compra da GPU, caso tenha sido uma compra recente na Kabum por exemplo, basta enviar a nota fiscal junto. Porém se já é uma placa antiga a garantia que ele quis dizer é que se a placa não funcionar no computador dele você aceita devolução.

Postado

^ Algumas garantias não são transferíveis, como da PCYes que deixa explícito que não aceita garantia de placas de segunda mão.

• Curtir 1
Postado

@Lucas Ricci comprei ela na terabyte em 28/03/22 e vai fazer um ano agora em março. Ela tá em perfeito estado e funciona normalmente mas não encontrei a nota fiscal. Então posso dar 30 dias de garantia pra ele? Se der alguma coisa ele me devolve a placa e eu devolvo o dinheiro?

Postado

@Suiciniv Eu tomaria cuidado em oferecer garantia, recomendo gravar um vídeo com a placa funcionando. Pois tem diversos golpes ocorrendo no OLX e outros. Mas caso ele aciona a garantia, receba a placa primeiro e depois devolva o dinheiro.

• Curtir 1
Postado

@Lucas Ricci eu tenho um vídeo dela funcionando. Caso ele acione a garantia, tenho que checar se ele não fez mal uso dela ou se a desmontou não é? Por que se sim, eu não teria que devolver o dinheiro?

Postado
9 minutos atrás, Suiciniv disse:

@Lucas Ricci comprei ela na terabyte em 28/03/22 e vai fazer um ano agora em março. Ela tá em perfeito estado e funciona normalmente mas não encontrei a nota fiscal. Então posso dar 30 dias de garantia pra ele? Se der alguma coisa ele me devolve a placa e eu devolvo o dinheiro?

você pode fazer isso, antes de enviar acho bom tirar foto do serial number e do estado da placa. Se voltar com algum tipo de dano você pode usar pra provar que foi mal uso e se voltar com um numero de serie diferente ela tá te aplicando um golpe

Postado
agora, Suiciniv disse:

@Goner tirei a foto do serial number da caixa e o da placa. Só pra ter certeza, o serial number da gpu fica no pcb?

fica geralmente na parte de trás da PCB e algumas vezes pode aparecer só na caixa.

• Curtir 1
Postado

Geralmente em vendas como essa na OLX eu não costumo oferecer garantia, já vendi celular, placa de vídeo, processador e monitor e nunca dou garantia, pessoal testa na hora ou nem chega a testar e só leva, pronto. Você já vende o produto usado, a pessoa tem que saber disso e ela decide se vale ou não a pena arriscar. Ainda assim é bom gravar um vídeo funcionando e tirar algumas fotos caso tenha um possível problema.

• Curtir 2
Postado

Rediga um termo de doação e faça o reconhecimento de firma em cartório, assim, o comprador poderá acionar a garantia do produto diretamente com a loja caso haja algum defeito.

Agora se você é quem estiver oferecendo a garantia (coisa que eu não recomendo, pois não sendo um lojista não há nenhum ônus legal para você), você pode redigir um termo de compra e venda e ir com o comprador reconhecer firma em cartório. Ou se você tiver certificado digital, nem precisa ir no cartório. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Suiciniv Tarde

Eu compro muito pela internet e para vender por enquanto só usei a plataforma do Mercado Livre.

Pra comprar no Mercado livre, o mercado livre se torna uma Avó porque ele sempre vai estar 85% a favor de você.

Exemplo: Você comprou um Mouse no valor de 50 reais e pagou 15 reais do frete.

Mouse chegou na sua casa e no sexto dia o mouse parou de funcionar, você abre uma reclamação e logicamente com provas, e imediatamente o  Mercado livre te manda um código de devolução e assim que você postar no correios você recupera sua grana.

E se esse mesmo mouse apresentar defeito depois de 15 dias +/- você abre a reclamação e você vai primeiro tentar resolver isso com o vendedor, se o vendedor não concordar o ML entra na discussão e o ML te manda um código de devolução, obrigado o vendedor a aceitar.

E é claro muitas das vezes quando o valor do produto é muito barato, o comprador nem precisa devolver o produto.

E na devolução quando o produto é devolvido quem paga o frete é o vendedor.

Pra vender no Mercado livre, o mercado livre se torna uma Mãe brava porque ele sempre vai estar 15% a favor de você.

Exemplo: Você vendeu um monitor por 700 reais eu o valor do frete para o comprador ficou em 30 reais e em menos de 7 dias o comprador resolveu devolver o produto, o frete de volta quem paga é você.

E fora que dependendo do quanto de vendas que você tem em um determinado período você não pode usar a modalidade grátis e terá que pagar um taxa ao ML.

Mesmo em compra internacional.

É claro nem sempre o comprador está correto, mais em caso de mal uso do mesmo você precisa precisa se manifestar, mais é difícil.

A política de venda no Shopee é mais ou menos a mesmo coisa só que lá é mais chatinho e demorado só que lá é mais equilibrado para quem vende e quem compra.

Apesar de nunca ter vendido lá, para resolver um problema é mais demorado.

Agora no tio Alie para quem vende acho que é ainda pior do que no ML (só comprei nunca vendi), porque mesmo quando você compra algo e você precisa devolver, vai dar trabalho só que quando você consegui reverter um compra, muitas das vezes o vendedor não recebe o produto de volta.

Exemplo: Comprei duas câmeras no tio alie e não foi da má fé, comprei e não gostei nem um pouco por conta de ser muito limitado em funcionalidade.

Ai ficou na discussão minha com o vendedor e o vendedor só queria devolver 20% do valor pago, só que não eu só queria devolver o produto e receber a grana de volta.

E não deu outra, o tio alie entrou na disputa e ele simplesmente devolveram a grana e fiquei com as câmeras.

Cada câmera era 100 reais, foram duas e as conta do preju do vendedor nem precisa falar quanto foi, mais não foi de má fé eu juro, eu queira devolver o produto mais o tio aliex não me deu um código de devolução.

Agora no OLX nunca comprei e nunca vendi.

Mais eu sempre procuro usar a negociação pelo site para segurança de quem compra e quem vende.

No facebook no Marketplace você pode até comprar e vender lá, só que apenas em produtos de valor baixo no máximo 50 reais porque lá você não tem garantia de nada.

E se buscar em lugar muito barra pesada, procure sempre lugares mais movimentados como shopping, praça publica.

Essa é a minha experiência nos site que passei. Boa sorte na venda 

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Obrigado pelo seu comentário mano. Aposto que foi um tempão pra escrever kkkk mas a venda acabou não acontecendo porque o cara me deu um bolo. Mas com sua ajuda e dos outros rapazes acima adquiri um pouco mais de experiência e conhecimento que espero colocar em prática caso outra pessoa se interesse em adquirir minha placa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Suiciniv disse:

@Edvaldo J. Frederico Obrigado pelo seu comentário mano. Aposto que foi um tempão pra escrever kkkk mas a venda acabou não acontecendo porque o cara me deu um bolo. Mas com sua ajuda e dos outros rapazes acima adquiri um pouco mais de experiência e conhecimento que espero colocar em prática caso outra pessoa se interesse em adquirir minha placa.

Tenta vender no ML a negociação é rápida lá.

Se você for um bom vendedor você ganha reputação na hora de comprar e vender, frete gratis e determinado valor juros menor etc.

Tem pessoa que reclama que o ML demora a liberar a grana, só que isso é garantia do comprador.

Imagina só você vende uma placa de vídeo por 500 reais, você coloca hoje no correios segunda feira 20/03/2023 e no dia 22/03/2023 a placa chega no comprador, e assim que o produto é entregue o ML recebe a comunicação.

O mercado livre eles monitora o correios e o sistema deles de entrega (essas central de recebimento e entrega dela é excelente).

E no mesmo dia o ML libera a grana e no mesmo dia você já torra a grana e na sexta feira o comprador inventa de devolver a placa de vídeo e de onde você vai tirar os 500 reais para devolver para o comprar.

E o ML libera a grana em uns 7 ou 10 dias mais ou menos isso não é um absurdo.

Coloque bastante foto, marque número de série, faz um vídeo da placa funcionando seja claro que tem tudo para certo certo, se proteja.

Mesmo com essa frescura do ML eles melhoram muito.

No ML acabou com essa palhaçada de fazer pagamento por fora da plataforma, eu já perdi grana no inicio isso á fazem uns 18 anos (tenho 40 anos sou velho mesmo kkkkkkk), e o método de trabalho é muito bom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...