Ir ao conteúdo

Indicação de SSD bom e barato

Ir à solução Resolvido por JFort,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Gostaria de indicações de marcas de SSD que sejam boas (duráveis/confiáveis) e que sejam baratas.

Comprei um da Kingston mas veio com Bad Block. Pedi para a loja trocar e o novo veio com o mesmo problema, só a contagem de bad blocks está diferente. Entrei em contato com a Kingston e disseram que o Crystal Disk Info, HD Tune Pro e HD Sentinel não servem para verificar a saúde de SSDs (sendo que os 3 mostram as mesmas informações). Pediram para eu usar o software deles. Só que para usar o Kingston SSD Manager é preciso habilitar o modo AHCI na BIOS e a minha não tem essa opção. Vou devolver o disco para a loja e receber o valor de volta (R$ 210,00 pelo disco de 480GB). Por isso agradeço se puderem indicar marcas mais confiáveis dentro dessa faixa de preço.

Obrigada a todos.

• Solução
Postado

Olá, tudo bem?

Como comentou que sua placa não tem AHCI (tem certeza? Já verificou pra deixar ativo na BIOS antes de instalar o Windows?), possivelmente não terá slot para SSD M.2 NVMe... 

Costumo usar muito os modelos iniciais das Marcas: Western Digital, Adata, HP, Gigabyte, Sandisk... se for olhar as referencias cada um terá um taxa de transferência diferente, mas na prática se seu computador não tem nem o AHCI, qualquer um desses modelos já fará uma diferença absurda em relação de velocidade frente a um HDD convencional...

Já se fosse um modelo mais recente tendo slot para o NVMe, aí seria mais top ainda a diferença de velocidade... Mas só os mais novos tem e não são todos os modelos.

• Curtir 1
Postado

@a.silvas Quais são as suas configurações do seu PC ou notebook? Se o BIOS dele não possui a opção AHCI, provavelmente deve se tratar de uma máquina bem antiga, porque o AHCI é o padrão SATA e é o destaque nas maiorias dos computadores fabricados a partir de 2007. Mas eu recomendo o SSD SATA Crucial BX500 1TB, está por R$429,99 no Kabum. Tem o mesmo modelo de 500GB que custa bem barato que isso.

52 minutos atrás, Jonathan Fortuna disse:

Como comentou que sua placa não tem AHCI (tem certeza? Já verificou pra deixar ativo na BIOS antes de instalar o Windows?), possivelmente não terá slot para SSD M.2 NVMe... 

Não é bem assim necessariamente, pois nem todas placas-mãe que suportam AHCI possuem slot M.2 NVMe, especialmente as mais antigas. O M.2 NVMe só é padrão em placas-mãe feitas a partir de 2016 eu acho.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Jonathan Fortuna disse:

Olá, tudo bem?

Costumo usar muito os modelos iniciais das Marcas: Western Digital, Adata, HP, Gigabyte, Sandisk... se for olhar as referencias cada um terá um taxa de transferência diferente, mas na prática se seu computador não tem nem o AHCI, qualquer um desses modelos já fará uma diferença absurda em relação de velocidade frente a um HDD convencional...

Já se fosse um modelo mais recente tendo slot para o NVMe, aí seria mais top ainda a diferença de velocidade... Mas só os mais novos tem e não são todos os modelos.

@Jonathan Fortuna Olá, tudo bem sim e com você?
Sim, tenho certeza. Já verifiquei na BIOS. Como é uma máquina bem antiga, a placa não tem slot para SSD M.2 NVMe então vou comprar um SSD SATA.

Muito obrigada pelas indicações!

44 minutos atrás, Joao531 disse:

@a.silvas Quais são as suas configurações do seu PC ou notebook? Se o BIOS dele não possui a opção AHCI, provavelmente deve se tratar de uma máquina bem antiga, porque o AHCI é o padrão SATA e é o destaque nas maiorias dos computadores fabricados a partir de 2007. Mas eu recomendo o SSD SATA Crucial BX500 1TB, está por R$429,99 no Kabum. Tem o mesmo modelo de 500GB que custa bem barato que isso.

Não é bem assim necessariamente, pois nem todas placas-mãe que suportam AHCI possuem slot M.2 NVMe, especialmente as mais antigas. O M.2 NVMe só é padrão em placas-mãe feitas a partir de 2016 eu acho.

Olá @Joao531. Primeiramente, muito obrigada pela indicação!

Sim, é uma máquina bem antiga (configuração abaixo). Foi montada em 2008! Infelizmente estou sem verba para fazer upgrade. Estou na luta para conseguir mais 2 pentes de memória para deixá-la novamente com 8GB (pois 2 pentes pararam de funcionar há 1 ano...) mas está difícil. Queria comprar pentes de 4GB para deixá-la com pelo menos 16GB de RAM (de acordo com o fabricante a placa aceita até 32GB) mas nunca encontrei pentes acima de 2GB para Intel...

- placa-mãe ECS NF650iSLIT-A;
- processador Intel Pentium Dual Core E2140 de 1.6 GHz;
- 4 GB de RAM DDR2 800 MHz Kingston;
- placa de vídeo NVidia GeForce 9800GT de 512 MB;
- placa de som Creative Sound Blaster SB0570 5.1;
- gravador de DVD LG;
- 1 HD Seagate Barracuda de 500 GB e 2 HDs Seagate Barracuda de 2 TB;
- fonte Corsair CX 600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...