Ir ao conteúdo

4 x 8GB 3200 MHz ----- usar os 4 slots de ram perde ou não desempenho?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Como vão? Estou criando este tópico por dúvidas que tenho em relação ao título do mesmo (se uso 2x 16gb ou 4x 8gb), quero que as discussões e conclusões aqui neste tópico possam também ajudar a quem vier ter o mesmo tipo de dúvida, pois bem, vamos lá.

Primeiro vou especificar minha config atual:

Placa-mãe: ASUS TUF B450M PRO

Processador: Ryzen 7 5700x

memória RAM: 2x 8GB HyperX Fury 3200MHZ (futuramente + 2x 8GB da mesma memória totalizando 4x 8GB)

Armazenamento: SSD M.2 500GB

Placa de Vídeo: RX 6600 MFX

Alimentação: MSI MAG A650GN 650W 80 PLUS BRONZE

Já li em tópicos passados que, quando se usa 4x slots, o dual channel é ativado da seguinte maneira: Nos primeiros 16gb de uso a A1 e B1 trabalham em dual, passando esses 16gb a A2 e B2 trabalham em dual. Li também sobre o flex channel só que dai é se fosse 3slots por exemplo, que a A1 e B1 até os 16gb trabalham em dual e a A2 por exemplo trabalharia em single.

Diante de tudo isso, com base na experiência e conhecimento de vocês vou estar perdendo alguma coisa em termos de desempenho ao fazer isso (4x 8gb)?

Qual é o melhor cenário ?

• Solução
Postado
33 minutos atrás, Joao Vitor Casagrande disse:

Diante de tudo isso, com base na experiência e conhecimento de vocês vou estar perdendo alguma coisa em termos de desempenho ao fazer isso (4x 8gb)?

O desempenho não muda se usar 2x16 ou 4x8.

Em alguns casos o que pode ocorrer é não conseguir usar os 4 pentes 3200 MHz, precisando reduzir para 3000MHz.

Informação da AMD:

image.png.e4edda62452d57fd8effd4499b1af44d.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Joao Vitor Casagrande Dia

O melhor senário sempre será trabalhar com memórias em pares, mesma marca, mesmo tamanho e modelo.

Não importa se serão 2 ou  4 pentes.

Quando se usa no modo flex mode é um meio termo em relação ao desempenho comparado com single e dual channel.

Quando se usa 4 pentes de memória o que pode acontecer, se um dois 4 pentes vierem a dar problema, você terá mais trabalho para descobrir quem está com problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!