Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela preta ao jogar com desempenho máximo da GPU


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Estou tendo problemas com tela preta ao jogar jogos com o desempenho máximo da GPU, todas as peças do PC foram compradas recentemente 2022-2023, somente a memória RAM que foi comprada em 2020.

Configurações do PC:
- Processador: AMD Ryzen 5 5600x

- Placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS (BIOS 3002 Ultima att)

- Placa de vídeo: PALIT GeForce RTX™ 3080 GamingPro 10GB (NVIDIA GeForce experience - v531.41 Ultima att)

- Gabinete: Corsair Carbide Series Spec Delta, Mid-Tower

- Fans: 3 Fans da Corsair na frente como ventilador, 1 fan atras como exaustor e 1 watercooler 240mm como exaustor no topo.

- memória RAM: 2 pentes de 8GB DDR4, Geil Super Luce RGB, 3000MHz

- Armazenamento: SSD Samsung 970 EVO 1TB - M.2 NVMe (Windows Instalado) , SSD Samsung evo 850 250gb, HD Western Digital Blue WD10 1TB
- Fonte: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular
- Monitores: Uso 2 monitores, Acer Predator XB271HU 27" (WQHD) 144Hz G-Sync e ACER Predator XB3 27'' IPS 240HZ, XB273 GXBMIIPRZX G-Sync. (Uso o G-Sync habilitado nos dois monitores, ambos tambem no displayport)

Problema:

- Após jogar algum jogo que exija uma alta demanda do PC, após um tempo de estresse, a tela fica preta, eu continuo ouvindo o jogo, porém a tela não volta, os coolers continuam rodando em velocidade máxima, é necessário reiniciar o PC para que volte a dar vídeo.

 

O que já realizei:
- Fiz 2 testes de benchmark ( FurMark e o Unigine SUPERPOSITION 2017) - ambos rodaram durante um bom tempo e não tive problemas com tela preta.

- Verifiquei as BIOS da GPU e placa-mãe, todos estão na ultima versão.
- Limitei o FPS para que não exigisse o consumo máximo da GPU e em nenhum momento deu tela preta.

- Deixei o FPS destravado, no consumo máximo da placa de vídeo e após algum tempo (podendo variar), ocorre a tela preta.

- Entrei em contato com a PALIT, para saber se a temperatura da placa esta normal no máximo consumo (80~85 graus), segundo eles, o máximo de temperatura da placa é de 93 graus, então esta dentro da faixa.

 

Esse erro começou a aparecer após eu comprar a placa de vídeo, comprei usada porém não foi usada em mineração, e nunca foi aberta, tem 2 anos de uso, era usada para renderizar projetos de arquitetura, ainda esta na garantia inclusive, só gostaria de ter certeza que seria um erro de placa de vídeo ou alguma outra peça do meu PC, gostaria de não ter que fazer undervolt na placa de vídeo pois não quero reduzir o desempenho dela, não uso nenhum tipo de overclock, CPU e GPU.

 

Quando instalei a placa, usei o  DDU pra remover os drivers antigos e instalei os novos pra nova placa.

 

Estou jogando em QHD, meu monitor principal é 2k e o meu secundário esta como FULLHD.

 

Em anexo vou estar disponibilizando um vídeo do PC ficando com a tela preta enquanto estou jogando e alguns prints da performance do GPU, CPU e placa-mãe do HWMonitor quando estou jogando.  

834989323_TelapretaPC.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bryan Christen Tarde e bem vindo.

 

Quando a tela fica preta as teclas "Num Lock" e "Caps Lock" do teclado continuam funcionando?

A GPU quando chega no limite da temperatura para se proteger ela costuma desligar o vídeo.

Já tentou com gabinete aberto?

Seria interessante testar essa placa de vídeo em outro PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As teclas "Num Lock" e "Caps Lock" continuam sim funcionando, e eu continuo ouvindo o som do jogo que estava jogando, e em sequencia um barulho do windows, que imagino que seja algum erro, mas não consigo ver pois a tela esta preta.

Tentei sim com o gabinete aberto e mesmo assim continua o problema, a primeira vez que aconteceu isso eu suspeitei que fosse a temperatura, mandei suporte para PALIT e ele me informaram que a temperatura que ela esta indicando de 80~85 é comum por conta dos chips gddr6x e que o limite máximo dela é de 93 graus, porém encontrei em um post em um fórum da pessoa comentando que isso acontece por conta do hotspot ultrapassando 105 graus e de fato meu hotspot ultrapassa de vez em quando, e ai ele dispara o fan da placa, a única forma de solucionar hotspot é abrindo a placa e aplicando pasta térmica, porém ai eu perco a garantia, eu queria ter certeza que é a placa de vídeo mesmo que esta com problema pois como eu comprei de outra pessoa, a garantia só é acionada se eu contatar a pessoa que comprou e ela acionar por mim, é meio burocrático, por isso estou tentando de varias formas descobrir o problemas antes de acionar a garantia.

O complicado é que não tenho outro PC para testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bryan,

 

Não sei se esse erro começou recentemente, no entanto, pelo que tenho acompanhado no Reddit, algumas poucas versões da série RTX 40xx da Nvidia tem tido esse exato problema desde o driver 531.18 (lançado em fevereiro), incluindo o atual 531.41.

 

Caso outras sugestões que o pessoal dê no tópico não dê certo, talvez testar a versão do driver 528.49 possa resolver seu problema no momento.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Atualizando o status da placa, já tem um tempo que ela não apaga mais, não tenho certeza se foi alguma atualização da nvidia que corrigiu esse problema ou se era por conta da temperatura ambiente que estava batendo 28 graus e estava muito abafado, acredito que pela placa ser utilizada para render, talvez os thermal pads já instalados nela ficaram gastos e não estava mais abaixando tanto a temperatura dela e tenho medo que volte a apagar quando voltar a ficar quente o clima. Recentemente comprei um novo gabinete com um espaço maior para ver se a circulação de ar dentro do gabinete full tower ajuda a placa a respirar um pouco mais nos dias de calor.

 

Eu encaminhei um email para a palit e eles me informaram que quando o hotspot atinge ou excede 105C, a GPU aciona a velocidade máxima do ventilador para se proteger de danos por superaquecimento, o que me leva a crer que quando estava excedendo esse hotspot, estava dando tela preta, foi recomendado por eles eu re-espalhar a pasta térmica para solucionar esse problema de temperatura alta do hotspot. porém eu tinha lido em alguns lugares que não é aconselhável abrir a placa para aplicar pasta térmica ou trocar thermal pads, vocês recomendariam eu abrir a placa para trocar pasta térmica e os thermal pads da placa de vídeo caso o problema volte a acontecer?

E outra duvida tambem, esse problema que estava tendo de tela preta, teria alguma chance de ser por conta das memórias rams excedendo seu consumo máximo ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!