Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, boa tarde/noite. Estava afim de dar uma olhada no consumo do meu processador e da minha placa de vídeo, tenho um xeon 2640 v3 e uma rx 580. Em teoria, a 580 possui um TDP máximo de 185W(de acordo com o techpowerup e o próprio site da AMD), e o xeon um TDP de 90W, porém fui testar se isso confere ingame e tive uma surpresa, a 580 há 100% de uso não chega nem a 100W, mais surpreendente ainda foi o xeon, com menos de 10W. Achei muito estranho, esse consumo mostrado pelo afterburn é real? Ou tem algo de errado com essa amostragem?

2.png

Postado

Suponho que sua RX 580 seja o modelo 2048SP, ele é relativamente mais frio que uma normal pois consome menos energia, já seu xeon com certeza é bug de sensor

Observação: os sensores do MSI não são retirados do nada, tudo que é mostrado nele são informações vindo direto do seu hardware, então é muito improvável que o problema seja o programa

Postado
agora, Yago Ramos disse:

@Goner Pior que não, a minha 580 é uma da PowerColor com 2304 sp

Ok, então provavelmente também tem erro nesse sensor, baixa furmark e roda pra ver se atinge o tdp máximo

Postado
1 minuto atrás, Yago Ramos disse:

@Goner 10 minutos de estresse pelo furmark e o máximo de consumo foi 120W a 80°C

Nas informações do furmark ele mostra a porcentagem do TDP sendo utilizada, está atingindo 100%?

Postado
55 minutos atrás, Yago Ramos disse:

Ou tem algo de errado com essa amostragem?

Medição de consumo de energia via software é tão confiável quanto nota de 3 reais.

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

Medição de consumo de energia via software é tão confiável quanto nota de 3 reais.

Você pode mostrar um exemplo de leitura errada via software?

  • Membro VIP
Postado

@Yago Ramos O software só mostra o que o hardware indica, se tiver mostrando errado, é falha de hardware... agora, não entendi o porque da pergunta, não está funcionando? está rodando os jogos que você quer tranquilamente? você tá percebendo gargalo, fps baixo? 

 

 

 

Postado
10 minutos atrás, Goner disse:

Você pode mostrar um exemplo de leitura errada via software?

Sim, basta ver que quase sempre ele mostra as tensões erradas, imagine o consumo.

Postado

@Yago Ramos os dados do MSI Afterburner vem dos sensores da placa-mãe. Já se sabe há muito tempo que as informações de TDP reportadas por essas placas-mãe chinesas com processadores Xeon são totalmente incorretas e não confiáveis. Lembre-se que essas placa são "frankenstein", não são placas nativas para esses processadores. Já com realação à RX 580, é a mesma coisa, a própria placa reporta a temperatura que é geralmente capturada através de um resistor shunt (que é uma forma relativamente confiável de medição) e o software apenas exibe a informação. O consumo pode variar de jogo para jogo, não dá pra dizer se está certo ou errado apenas por um teste. E claro, a sua placa provavelmente é a versão 2048 SP, como observado pelo outro colega, o TDP dessa placa é de 150W e não 180W. E também por ser uma placa chinesa modificada, não daria pra saber se eles modificaram alguma coisa no circuito de medição de energia, pois é comum ver placas chinesas que não seguem o esquema elétrico recomendado, coisa que todos os outros fabricantes oficiais seguem.

 

EDIT: Mais uma coisa, o TDP (Total Design Power) se refere ao consumo da placa inteira, precisaria ver se o valor que a AMD reporta via software é da placa inteira ou apenas o consumo da GPU (chip gráfico). O consumo apenas do chip gráfico será menor do que quando somar memória de vídeo e outros componentes, mas ele representa a maior parte do consumo da placa toda.

Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Sim, basta ver que quase sempre ele mostra as tensões erradas, imagine o consumo.

Isso ocorre com placas mãe de xeon chinesas, a minha apesar de ser um modelo "ruim" ainda tem os sensores reais

Postado

Dando uma fuçada no gpuz eu encontrei isso, "board power limit" cravado no 120W, justamente a potencia maxima que a placa consegue alcançar. alguém saberia me explicar o que seria isso?

00.PNG

Postado
1 hora atrás, Yago Ramos disse:

Dando uma fuçada no gpuz eu encontrei isso, "board power limit" cravado no 120W, justamente a potencia maxima que a placa consegue alcançar. alguém saberia me explicar o que seria isso?

00.PNG

Isso aí é o limite de energia via BIOS que a placa inteira pode consumir, ela é limitada a 120W (que é o TDP dela), embora você possa aumentar +50% (últil para fazer overclock, libera mais energia pra placa).

  • Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Isso aí é o limite de energia via BIOS que a placa inteira pode consumir, ela é limitada a 120W (que é o TDP dela), embora você possa aumentar +50% (últil para fazer overclock, libera mais energia pra placa).

Se sua GPU tiver um switch de BIOS provavelmente está na BIOS de economia de energia ou silenciosa, alterar pra BIOS de OC deve aumentar o Power limit dela

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...