Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700X alcançando 110ºC com cooler Mancer F50


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Recentemente montei meu primeiro PC com essas configs

 

CPU: Ryzen 7 5700X

Cooler Mancer F50

GPU: RTX 2060 Super

Placa-mãe: ASUS x570 plus

Cooler: Mancer F50

memória RAM: 4x8 2 de 4000mhz e 2 de 3000mhz

SSD: XPG Adata 8200 Pro

 

Eu montei esse PC sexta-feira, joguei bastante e testei (só não olhei as temperaturas pois o HW Monitor pediu para eu comprar a licença) e tudo normal. Ontem fui formatar o computador só pra dar uma otimizada porque meu Windows tava bem bagunçado, quando formatei baixei os drivers da ASUS do Armoury crate, otimizei minha internet com o Turbo lan e baixei o Ai Suite, mas não mexi porque não entendo nada de overclock e eu acho que um cooler desses não aguentaria. Quando fui jogar meu GTA V simplesmente o computador desligou, eu achei que tinha sido só uma falha na hora e liguei de novo, abri o jogo, 20 segundos o computador apagou de novo, quando fui ver as temperaturas na área de trabalho com nada aberto a CPU estava a 80-88 graus, o PC desliga quando bate 110 graus. Não mexi em nada na BIOS e nem no Ryzen Master ou no Ai Suite. Alguém sabe o que pode ser? Detalhe minha pasta térmica é uma snowdog

+

CPU temps.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Daniel Rocha Alves Apesar do Ryzen 7 5700X não esquentar tanto, esse cooler parece, a princípio, ter desempenho bem limitado.

 

Antes de pensar em trocá-lo, contudo, eu consideraria duas possibilidades:

  1. Verifique se o PBO está ativado na BIOS. Se estiver, desative. Ele permite subir o clock do processador para além dos limites de turbo estabelecidos de fábrica, mas também aumenta - e muito - a liberação de calor.
  2. Verifique se o cooler está bem encaixado. Como mesmo em idle as temperaturas estão muito altas, é bastante provável que possa existir um problema de montagem.

Indique também como está a distribuição de ventoinhas no gabinete. Informe o modelo do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

110 graus ? Wtf. Verificou se a fan do air cooler ta rodando ? Recomendo um air cooler melhor um noctua, tem noctua de 500 reais é caro mas mais eficiente que o seu ou um water cooler de 300 a 400 reais é mais barato e mais eficiente que um air cooler. Se você não fez overclook ta tudo em  stock, o problema é o resfriamento ou a cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Recomendo trocar seu air cooler por uma gammaxx AG400. Tem um TDP de 220W e será suficiente.

Mas ainda assim, é uma temperatura muito alta, mesmo com o air cooler padrão não deveria chegar a isso. Pode estar mau instalado, frouxo e/ou com com falta ou excesso de pasta térmica, também tenha certeza que removeu o plástico de proteção que vem colado no dissipador...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Frente dele toda fechada, isso facilita muito o seu processador fica quente. Dá uma olhada na temperatura da placa de vídeo também.

Ele diz ter suporte 3x120mm frontal, mas não diz nada sobre suporte para water cooler. Não diz nem o tamanho de suporte para air cooler, mas o gammaxx é até pequeno, menor que o gammaxx 400 v2.

Talvez perguntando no suporte eles saibam informar, ou no manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete "frigobar" Komor tem 205mm de largura, dimensão que suporta Air Cooler de até 160m de altura.

O DeepCool AG400 tem 150mm de altura e resfria bem o Ryzen 5700X mesmo com PBO, vide teste do Guiga Games.

 

Já esse cooler Mancer com fan de 35CM, que parece ser de 80mm, é pior que o cooler box da AMD, se servir é para APU como um 3200G.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Rocha Alves Enviei um email ontem pra pichau e nem eles sabem pasmem, os cara produz o gabinete e ninguem la sabe se ele é compatível vergonhoso o suporte da pichau. Eles me enviaram a seguinte mensagem 

 

Olá, tudo bem?

 

Informo que na descrição do gabinete consta como sem suporte para Water Cooler.

 

De acordo com essa mensagem amigo esse water cooler NZXT Kraken Z73 não é compatível com ele, vai ter que comprar outro gabinete se quiser esse water cooler. Se quer realmente comprar ele vai fundo cara, sei como é querer ter o melhor, mas se quiser economizar tem uns de 600 a 500 baratos e que são compatível com teu gabinete e vai da conta desse Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Miller1 disse:

@Daniel Rocha Alves Enviei um email ontem pra pichau e nem eles sabem pasmem, os cara produz o gabinete e ninguem la sabe se ele é compatível vergonhoso o suporte da pichau. Eles me enviaram a seguinte mensagem 

 

Olá, tudo bem?

 

Informo que na descrição do gabinete consta como sem suporte para Water Cooler.

 

De acordo com essa mensagem amigo esse water cooler NZXT Kraken Z73 não é compatível com ele, vai ter que comprar outro gabinete se quiser esse water cooler. Se quer realmente comprar ele vai fundo cara, sei como é querer ter o melhor, mas se quiser economizar tem uns de 600 a 500 baratos e que são compatível com teu gabinete e vai da conta desse Ryzen.

A Pichau é realmente um lixo. Comprei um PC no final de 2021 com essas config aqui:

 

Ryzen 5 3350g

2x8gb de ram 3000mhz

a320m HD r4.0

fonte de 400w

 

Tive milhares de problemas com o PC por exemplo tela preta, computador desligando do nada, as vezes ele nem ligava e eu tinha que resetar a BIOS, mandei mais de 100 emails pra Pichau e tive que ficar mandando e recebendo o PC direto, só que eu moro no RN e pra ir e voltar é um mês praticamente e eu realmente precisava do PC, então eu desisti e montei esse por minha conta. Enfim, consegui resolver o problema, acho que eu tinha colocado pouca pasta térmica e recolocando ele voltou ao normal, acho que vou colocar um gammaxx 400 mesmo e depois trocar essa bomba de gabinete horrível que não troquei em primeira mão porque achei que não iria saber montar kkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Daniel Rocha Alves Esse gabinete tem a frente fechada e pouco espaço para a entrada de ar. Então ele naturalmente não irá ajudar. E o cooler atual realmente é bem fraco.

 

Em 29/03/2023 às 13:43, Miller1 disse:

...ou um water cooler de 300 a 400 reais é mais barato e mais eficiente que um air cooler.

É importante ter cautela com esse tipo de generalização. Diversos water coolers de entrada/intermediários têm desempenho abaixo da média e podem ser inferiores a air coolers intermediários de valor muito menor.

 

Além disso, o Ryzen 7 5700X não é um processador quente e não demanda elevado investimento em refrigeração. Um air cooler de R$ 130,00 o suporta tranquilamente, como os colegas já pontuaram. Não faz sentido investir muito nisso, a menos que tenha como objetivo algum overclock muito pesado ou a troca do processador no futuro.

 

Eu aqui tenho esse processador com um antigo cooler Zalman CNPS9900 MAX. No insano calor ambiente de 32ºC ~ 35ºC dos dias quentes daqui, o Ryzen não supera picos de 76ºC, mesmo com a placa de vídeo rodando a 100% ao mesmo tempo (e alcançando picos similares). Eu poderia obter temperaturas melhores, mas prefiro limitar bastante a rotação de todas as ventoinhas para não ouvir o barulho do computador. Esse patamar de temperatura já é suficiente.

 

2 horas atrás, Miller1 disse:

...os cara produz o gabinete e ninguem la sabe se ele é compatível vergonhoso o suporte da pichau.

Na realidade não produzem. Eles compram na China e colocam a marca deles.

 

Pichau Gaming, Mancer, TGT... São marcas que, em geral, envolvem produtos genéricos remarcados.

 

1 hora atrás, Daniel Rocha Alves disse:

A Pichau é realmente um lixo. Comprei um PC no final de 2021 com essas config aqui:

 

Ryzen 5 3350g

2x8gb de ram 3000mhz

a320m HD r4.0

fonte de 400w

 

Tive milhares de problemas com o PC por exemplo tela preta...

Qual era o modelo dessa fonte? É ela que você está usando com a RTX 2060 Super?

 

Os computadores montados pela Pichau andam ficando cada vez mais questionáveis. Alguns estão sendo enviados com fontes de alimentação de qualidade bastante duvidosa, como as da TGT e da Aerocool. E aí problemas como os que você relatou são comuns... Inclusive isso pode ser até perigoso se estiver usando com a RTX 2060 Super.

 

2 horas atrás, Daniel Rocha Alves disse:

Enfim, consegui resolver o problema, acho que eu tinha colocado pouca pasta térmica e recolocando ele voltou ao normal, acho que vou colocar um gammaxx 400 mesmo e depois trocar essa bomba de gabinete horrível que não troquei em primeira mão porque achei que não iria saber montar kkkkkkkkkk

Esse cooler Mancer que você colocou de fato é fraco, mas temperaturas em torno de 110ºC envolvem erros de montagem em 95% dos casos. Eu mesmo, por mais que tenha montado computadores diversas vezes, ainda cometo erros aqui e ali. Todo mundo comete. Por isso questionei. 😉

 

O Gammaxx AG400 suporta o processador com muita folga e é boa pedida. Se ele atender (caso as temperaturas do processador e da placa estejam em limites aceitáveis), não precisa trocar de gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, KairanD disse:

@Daniel Rocha Alves Esse gabinete tem a frente fechada e pouco espaço para a entrada de ar. Então ele naturalmente não irá ajudar. E o cooler atual realmente é bem fraco.

 

É importante ter cautela com esse tipo de generalização. Diversos water coolers de entrada/intermediários têm desempenho abaixo da média e podem ser inferiores a air coolers intermediários de valor muito menor.

 

Além disso, o Ryzen 7 5700X não é um processador quente e não demanda elevado investimento em refrigeração. Um air cooler de R$ 130,00 o suporta tranquilamente, como os colegas já pontuaram. Não faz sentido investir muito nisso, a menos que tenha como objetivo algum overclock muito pesado ou a troca do processador no futuro.

 

Eu aqui tenho esse processador com um antigo cooler Zalman CNPS9900 MAX. No insano calor ambiente de 32ºC ~ 35ºC dos dias quentes daqui, o Ryzen não supera picos de 76ºC, mesmo com a placa de vídeo rodando a 100% ao mesmo tempo (e alcançando picos similares). Eu poderia obter temperaturas melhores, mas prefiro limitar bastante a rotação de todas as ventoinhas para não ouvir o barulho do computador. Esse patamar de temperatura já é suficiente.

 

Na realidade não produzem. Eles compram na China e colocam a marca deles.

 

Pichau Gaming, Mancer, TGT... São marcas que, em geral, envolvem produtos genéricos remarcados.

 

Qual era o modelo dessa fonte? É ela que você está usando com a RTX 2060 Super?

 

Os computadores montados pela Pichau andam ficando cada vez mais questionáveis. Alguns estão sendo enviados com fontes de alimentação de qualidade bastante duvidosa, como as da TGT e da Aerocool. E aí problemas como os que você relatou são comuns... Inclusive isso pode ser até perigoso se estiver usando com a RTX 2060 Super.

 

Esse cooler Mancer que você colocou de fato é fraco, mas temperaturas em torno de 110ºC envolvem erros de montagem em 95% dos casos. Eu mesmo, por mais que tenha montado computadores diversas vezes, ainda cometo erros aqui e ali. Todo mundo comete. Por isso questionei. 😉

 

O Gammaxx AG400 suporta o processador com muita folga e é boa pedida. Se ele atender (caso as temperaturas do processador e da placa estejam em limites aceitáveis), não precisa trocar de gabinete.

No meu PC antigo eu usava a fonte Mancer Thunder 400 se não me engano. Eu usava sem a RTX mas como ela chegou bem mais rápido que as outras peças eu usei por 1 semana e não tive mais problemas a não ser o gargalo da CPU com a placa

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23223/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-led-120mm-intel-amd-r-ag400-bklnmc-g-1?gclid=CjwKCAjw5pShBhB_EiwAvmnNV-klDcWGKu4DMy-rd7seHje4G96g40KIXl95Zdus5ZfNTjqTRr7XTBoCPIAQAvD_BwE

Esse seria o cooler que você mencionou? Se puder me indica um gabinete bom também pra eu aproveitar e comprar os dois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!