Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formato de Arquivo JYWD infectou meu WINDOWS


Ir à solução Resolvido por Lusitano,

Posts recomendados

Fui infectado por este arquivo? vírus? .JYWD (Formato de Arquivo) que mudou todos os meus documentos em Word e PDF. Fica assim:  nome do documento.doc.JYWD. Quando tiro o arquivo JYWD e deixo só .doc e vou abrir aparece codificação do texto windows padrão, europeu ocidental, etc e não abre o texto. Para PDF também quando tiro este formato de arquivo JYWD abro mas não existe nada mais ali. Não tem jeito de recuperar? Perdi muitos documentos nestes formatos de arquivos.

Necessito de uma resposte se tiverem.

Obrigado.

Celso Jubé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CELSO LUIZ DE SOUZA JUBE Bom dia. Isso é uma infecção de ransomware, que criptografa os arquivos. Dependendo do tipo de ataque, os arquivos são perdidos pra sempre. A solução é formatar o computador. Dê uma olhada no tópico sobre o assunto:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
  • Solução

@CELSO LUIZ DE SOUZA JUBE Olá, Tal como dito acima, isso é resultado de infeção pelo ransomware STOP/DJVU.

Os arquivos não estão perdidos para sempre. Simplesmente não é possível quebrar a criptografia sem termos a respetiva chave. O meu conselho é que salve os seus arquivos importantes que foram encriptados em cloud ou HD externo, pois no futuro poderá haver a possibilidade de os recuperar caso o(s) criminoso(s) sejam capturados e com isso termos acesso á respetiva chave cripto.

 

Formatar nem sempre é necessário em boa parte das infeções por ransomware, uma vez que a intenção dos criminosos é simplesmente "capturar" os seus arquivos para conseguir o dinheiro do resgate (ransom) e então não seria muito inteligente deixar o computador inoperável, pois isso iria dificultar o seu manuseamento e com isso dificultar o acesso á informação para que o resgate seja pago 😉

Mas, em todo o caso, formatar é neste caso uma coisa que voê pode fazer, embora seja relativamente fácil limpar a máquina sem recurso a formatação.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!