Ir ao conteúdo

Qual escolher: tuf gaming b450m-pro s ou a520m ds3h?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Então eu estou com uma placa-mãe - TUF GAMING B450M-PRO S na assistência, o cara cobrou 380 para att a BIOS. Não tem como att pelo botão BIOS FlashBack porque está zoado. 

Ele vai ter que retirar a BIOS e att usando um programa. Compensa pela placa ? Paguei 500 nela. Ou compensa comprar uma nova ? 

Meu processador é o Ryzen 5 4650g.

Estava pensando em pegar uma A520M DS3H. 

Compensa eu arrumar ou pegar uma nova ? 

Postado

@JDM JONAS Boa tarde e seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Sem sombra de dúvidas não vale a pena a troca, faz o seguinte compre um gravador na china EPROM que custa literalmente R$19 e grave você mesmo se você quiser posso te passar o passo a passo, ou até mesmo no Brasil, o preço é maior dai, cerca de R$50 à 100. 

Desta forma não precisa remover o CI da placa-mãe

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, JDM JONAS disse:

@Detetive Virtual de SSDs Como seria o passo a passo ? 

@Detetive Virtual de SSDs Então, mas não está nem ligando, nem dando vídeo a placa. 

Não precisa ligar, esse gravador você só encaixa no chip da BIOS e liga em outro PC pra realizar a gravação. Inclusive é muito mais seguro e não causa danos físicos no equipamento

Não acho interessante você fazer por conta própria se não entende nada sobre hardware mas deveria falar sobre isso com o técnico, se ele vier dizer que não é possível sai dessa assistência pois estão te passando a perna (coisa que já é meio óbvia, 400 reais pra regravar a BIOS é o preço de uma placa-mãe usada funcionaL)

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, JDM JONAS disse:

@Goner Eu me arriscaria a fazer mano. Tenho medo não se tiver o passo a passo certinho. Você tem ai ? 

Não vou conseguir te dar um passo a passo, mas existem diversos na internet, mesmo no youtube ensinando..

O @Detetive Virtual de SSDs se ofereceu pra te dar uma ajuda pessoal pois deve ter mais noção disso, quando ele aparecer pode pedir dicas 

• Curtir 1
Postado

@Goner Mas como seria para atualizar eu iria conectar o USB esprom em um PC funcionando para gravar a BIOS, depois iria conectar esse usb na placa onde quero atualizar a BIOS e já era ? Você já fez ? 

Postado
agora, JDM JONAS disse:

@Goner Mas como seria para atualizar eu iria conectar o USB esprom em um PC funcionando para gravar a BIOS, depois iria conectar esse usb na placa onde quero atualizar a BIOS e já era ? Você já fez ? 

• Curtir 1
Postado

Neste vídeo - gravando o BIOS de uma placa-mãe; a explicação esta mais acessível para leigos, embora desnecessariamene alongada, repetido no final o que havia dito no inicio - o motivo de se usar a gravadora externa.

Já esse outro explica sem muita enrrolação. Neste vídeo dá para ver que  ideal é remover a placa-mãe do gabinete, pois o cabo da "garra jacaré" da gravadora CH341A é curto, precisa deixar a placa-mãe perto do computador que fará a gravação.

Um ponto importante, a gravadora CH241A precisa ser versão 1.16 ou acima, as anteriores tinha um erro de projeto que enviava 5.0 volts para a EPROM ao invés de 3,3 volts.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 30/03/2023 às 15:32, Detetive Virtual de SSDs disse:

@JDM JONAS Isso não importa você vai fisicamente colocar uma guarrinha no CI do BIOS e através de outro PC vai fazer o update de BIOS

@Detetive Virtual de SSDsOpa, tranquilo, então comprei a gravadora e a garrinha, poderia me ajudar a fazer a gravação da BIOS ? Estou procurando o CI para colocar a garrinha mas não estou encontando, já vi diversos vídeos e nada, consegue me ajudar por favor ? 

Postado

@1lokos Opa, tranquilo, então comprei a gravadora e a garrinha, poderia me ajudar a fazer a gravação da BIOS ? Estou procurando o CI para colocar a garrinha mas não estou encontando, já vi diversos vídeos e nada, consegue me ajudar por favor ? 

• Solução
Postado

É o chip de 8 pernas entre a bateria e o conector SPI_TPM - destacado em azul na imagem.

Observe a orientação do pino 1 indicada no chip por um ponto rebaixado, e a correspondente na garra jacaré do gravador.

image.thumb.png.11ba83b834a21ce63b29f63dc149ace7.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!