Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá , 

Recentemente comprei um notebook  IdeaPad 3 Ryzen 5 5500U 8GB 256GB SSD  Linux com a intenção de formatar para o windows e reduzir os custos , mas ai que os problemas começaram , quando fui instalar o windows e deixar o pendrive como boot primário não aparecia a opção do tipo de boot igual nas outras BIOS de outros computadores similares.

O pendrive aparece e eu coloco ele como principal , aperto f12 e vou no boot menu e seleciono o pendrive , mas fica dando looping pro linux novamente como se não reconhecesse o pendrive bootavel.

anexei as fotos

A print do vídeo do youtube era como deveria ser minha BIOS.

WhatsApp Image 2023-03-31 at 21.56.27.jpeg

image.png

Postado

Nossa agora que eu notei, o título pede uma coisa e ele tá fazendo outra. Que bizarro... 

@Kafa Chikh Não é normal instalar o Windows 10 em Legacy Mode, tem que instalar em UEFI. De todo caso, desative o Secure Boot e CSM, mas faça isso em UEFI, já a porta sata em AHCI.

Pendrive você pode fazer no Rufus com a partição em GPT.

• Membro VIP
Postado

Não precisa ativar a porcaria do Legacy Mode.

Windows suporta UEFI de forma completa desde o Windows 8. Secure Boot idem: foi a Microsoft que inventou o recurso. Apenas tem que ter cuidado com a ferramenta usada para criar o pendrive, pois existem programas toscos que quebram o suporte... se usar o Media Creation Tool da própria MS ou o Rufus (escolhendo "GPT" em "Esquema de partição"), vai funcionar com Secure Boot ativo.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Ah, outra coisa: Legacy (caso exista nesse notebook, tomara que não!) não vai inicializar o SSD NVMe dele. 🤒

Eu aposto um café ☕ que o problema é o pendrive criado de forma errada.

Postado
Em 01/04/2023 às 09:33, hc09 disse:

@Marcos FRM Sobre o Legacy duvido muito, sobre o pendrive eu não tenho dúvidas. rs

Formatei os notebooks sempre com o mesmo pendrive no SSD , não sabia que poderia ser um erro no pendrive.

Mas de qualquer forma , qual a opção eu devo colocar o rufus na hora de criar o pendrive ?

Em 01/04/2023 às 09:26, Marcos FRM disse:

Não precisa ativar a porcaria do Legacy Mode.

Windows suporta UEFI de forma completa desde o Windows 8. Secure Boot idem: foi a Microsoft que inventou o recurso. Apenas tem que ter cuidado com a ferramenta usada para criar o pendrive, pois existem programas toscos que quebram o suporte... se usar o Media Creation Tool da própria MS ou o Rufus (escolhendo "GPT" em "Esquema de partição"), vai funcionar com Secure Boot ativo.

Beleza , vou tentar fazer isso! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...