Ir ao conteúdo

Receiver Akai AA-A35 - Falha no FM Stereo e no Scan Automático.


Ir à solução Resolvido por PGoldman,

Posts recomendados

Postado

@BCP Grato pelo elogio! 

 

A ideia, como disse acima, é divulgar que o reparo deste problema recorrente no Akai e nos Sony, Aiwa, Gradiente, etc. é muito fácil de ser resolvido. Pelo que lembro no Aiwa o capacitor da bobina é 82pF e no Sony 100pF.

 

Manual de Serviço do Akai AA - A35: https://drive.google.com/file/d/19cwdBJ8Oe9_zf5ShM5JxZl_8pgY8BPOb/view?usp=sharing
 

 

 

@Luan Costha  A sua resposta afirmando de forma categórica que o problema eram nas bobinas T7 e T8 fez com que eu voltasse o foco novamente nas bobinas T7 e T8 e acabasse por resolver o defeito. E para minha sorte as bobinas estão perfeitas, pois com os caps corretos (82pF) o FM Stereo do A35 ficou perfeito. Valeu pela ajuda!!!

 

Como você bem sabe o grande problema em enviar um equipamento destes para um técnico é o cara mexer aleatoriamente nos ajustes das bobinas de FI e matar o FM do A35 e ai será necessário o manual de serviço, gerador de varredura, osciloscópio, tempo e muita paciência para fazer o alinhamento das bobinas de FI.

  • Curtir 2
  • mês depois...
Postado

Consideração Adicional.

 

Depois de vários testes percebi algo errado, conclui que o ajuste de Zero Volt (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) não estabilizava em diversas condições. Se fosse colocado em zero volt com o Akai A35 ligado por mais de uma hora quando fosse ligado frio a tensão (TP5 <–> TP6) que deveria ser zero volt ficava em + 0,35 Volts e mesmo depois de aquecer não estabilizava em zero volt e em algumas estações com sinal mais fraco o Stereo FM ficava falhando e a tensão (TP5 <–> TP6) variando indicando que havia um problema, muitos reparadores acabam por não verificar a tensão (TP5 <–> TP6) em várias condições de uso do A35 o que leva a pensar que as falhas na sintonia FM Stereo é falta de uma antena externa.

 

Testei com capacitores de 82pF cerâmicos, poliéster, mica, multicamadas e nenhum conseguiu estabilizar a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz)

 

Não havia mais o que verificar para corrigir esta instabilidade na tensão zero em (TP5 <–> TP6), então conclui que os capacitores deveriam ficar dentro das bobinas.

 

Como não encontrei no mercado local capacitores tubulares de cerâmica, que são os usados originalmente nas bobinas, comprei 10 peças (o mínimo vendido) que custou R$ 32,67 na AliExpress já com o frete.

 

Recebi os capacitores tubulares de cerâmica e soldei externamente no lugar dos caps multicamadas que estava usando, melhorou, mas não estabilizou a tensão (TP5 <–> TP6) em zero volt.

 

Então removi novamente as bobinas T7 e T8 e coloquei os caps dentro das bobinas como os originais. Fiz os ajustes no núcleo de T7 e T8 e a tensão Zero Volt (TP5 <–> TP6) ficou perfeitamente estável em 0.00 volts tanto com o A35 frio como após horas ligado.

 

Nota: (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) – Para detalhes veja a explicação que postei anteriormente sobre estes pontos de teste.

 

Conclusão: 

 

1- Se o seu alvo é o FM Stereo funcionando mesmo que razoavelmente, coloque caps externamente e ajuste em Zero Volt (TP5 <–> TP6).

 

2- Já se deseja que o Akai A35 fique com o FM Stereo perfeitamente estável com a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) em Zero Volt dentro do gap + ou – 0,025 volts**  em qualquer condição de uso do A35 coloque os capacitores dentro das bobinas conforme eram originalmente.

 

** Conforme Manual de Serviço.
 

 

Cap82pF2.jpg

  • Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Se alguém precisar:

 

Receiver Akai AA-A35 - Coil T7 -  Code: 78 1045 64F

Cap =  82 pF

 

Medição: 100K – 1 Volt

 

T7 (ok).jpg

 

bobina (pinagem).jpg

 

T7L2p.jpg

 

T7L3p.jpg

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Receiver Akai AA-A35 - Coil T8 -  Code: 78 1046 74C

Cap =  82 pF

 

Medição: 100K – 1 Volt

 

T8 (ok).jpg

 

bobina (pinagem).jpg

 

T8_A.jpg

 

T8_B.jpg

  • Curtir 1
Postado

Outros problemas surgiram devido à idade do equipamento.

 

Interferência entre entradas (CD/ Phono/ Tape/ FM) com zumbido.
Solução: Limpeza de todos os contatos dos plugues da PCB 02 

 

Forte estalos esporádicos nas caixas de som.
Solução: Remoção da PCB 01 e limpeza dos contatos dos soquetes.

 

Nota: Use Limpa Contatos, não use WD ou seus similares.
 

vista2.jpg

 

 

 

Resultado Final:

 

front3b.jpg

  • Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

Sem nenhuma razão aparente o Akai A35 começou a perder a programação da memória e para minha alegria a falha era no super capacitor e em dois capacitores de 100K, pois se fossem nos CIs (IC-1 ou IC-2) que retém a memória, complicaria muito.

 

Infelizmente os super capacitores encontrados no mercado de reposição são muito ruins, comprei 4 super capacitores de 4 fornecedores diferentes e somente um deles estava ok.

 

Para alcançar e trocar os capacitores de 100K tive que desmontar a frente toda, o super capacitor já estava em uma placa separada que eu coloquei anteriormente para facilitar a troca.

 

Diagrama da placa onde ficam os capacitores C12 a serem trocados, a trilha esta evidenciada em vermelho. (ver print abaixo)

C12.thumb.jpg.2d114955776ba4600a0da99deb8a46d9.jpg

 

 

Troca dos componentes: Removi a frente do Akai A35; soltei a placa indicada pelo número 01 depois o chassi metálico frontal indicado pelo número 02 e por ultimo a placa onde ficam os capacitores de 100K e o super capacitor na montagem de fabrica, indicado pelo número 03; Então, fiz a troca dos dois caps C12 de 100K (ver foto abaixo)

 

A35_01.thumb.jpg.f8efa9f274d45a37b7c5f6788b97f917.jpg

 

 

Na foto abaixo o local onde coloquei o super capacitor para facilitar a troca e ficar longe do pré-amplificador que emite uma quantidade significativa de calor, pois temperatura elevada é danoso ao super cap.

 

cap.thumb.jpg.5ff2a8ac19d0cdcb14cf6acbbe5e3d83.jpg

 

 

Montei tudo novamente, liguei por algumas horas e deixei desligado por vários dias e a memória ficou retida.

 

Fiquem atentos a qualidade dos super capacitores encontrados atualmente no mercado de reposição, antes de instalar é melhor carrega-los com 4,8 volts DC e acompanhar a curva de descarga e então insta-los no equipamento.

 

 

.

  • Curtir 1
Postado

Finalmente, depois de meses, vou levar o Akai A35 da minha garagem para a sala junto com o Polyvox CP850D, Toca Discos Gradiente B25, toca CDs Sony e as caixas Quasar QC500; todos revisados e funcionando 100%. E para dar um plus comprei um adaptador Bluetooth e Player .MP3 /.FLAC com controle remoto (foto abaixo) e liguei no Akai.

 

Bluetooth.thumb.jpg.16330a0a0893fa761519bbd3f2c3feca.jpg

 

 

NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D e do Toca Discos Gradiente B25, defeitos e soluções.

  • mês depois...
Postado

Oi boa tarde. Tenho um akai aa-a35 e o seletor de tensão não passa corrente, pois a peça externa do seletor de tensão  que muda a tensão quebrou, daí fica sem passar energia, . Sei que há uma maneira de fazer a ligaçao direta unindo os fios, mas não sei fazer, poderia dar uma dica, no caso 220 volts. A foto atual dele está anexada aqui, sem ligar nada. Se tiver dificuldades em 220 volts, pode ser 110 volts mesmo.seletorakaiaa-a35.thumb.jpg.7f377073c2d3540682e708237e21039b.jpgseletorakaiaa-a35.thumb.jpg.7f377073c2d3540682e708237e21039b.jpg

 

 

Postado

@Osvaldo Cesar:

Esta me parecendo que o seu A35 tem a chave de mudança de tensão diferente do meu A35. O meu tem 4 fios (ver foto abaixo) e o seu A35 tem 6 fios ligados na chave, inclusive o seu A35 não tem o soquete de fusível logo abaixo. Post uma foto da chave vista por trás e uma foto melhor da chave de mudança de tensão vista por dentro.

 

Foto da chave de mudança de tensão do meu AKAI AA-A35

nCBGAKf.jpeg

 

 

  • 8 meses depois...
Postado

@PGoldman , tenho um Akai AA-A35, e a chave seletora se desmanchou. O amigo sabe me dizer quais fios devo unir para fazer uma ligação direta, seja em 220v, seja em 110v?

 

Eu baixei o esquema elétrico, visualizei o seletor, mas nunca vi esta chave funcionando. Não quais terminais dela fazem contato por dentro. Notei que há duas pontes/jumper com fios marrons na parte de cima e na parte de baixo da chave, e que vão fios para dois setores do trafo.

Com tudo isto, acabei ficando inseguro de tentar uma ligação visto que é corrente alternada e que um descuido poderia torrar tudo.

 

Será que o amigo poderia me ajudar?

20241027_150150.jpg

Postado

@fsantosweb Quando o seletor de tensão desmantelou removi as partes e recoloquei os contatos (2) no local apropriado, fixei com um parafuso conforme foto mostrada em resposta anterior, mas infelizmente não fiz uma foto do seletor desmontado. Se não tem mais as partes que compõe o seletor de tensão recomendo que observe o esquema abaixo como referência, lembrando que o seletor indicado no esquema é diferente do Akai montado no Brasil, e antes de testar para evitar danos no (extremante caro) transformador ligue o Akai com uma lâmpada incandescente de 100 Watts em série na tensão em que será ligado o Akai. Faça por sua conta e risco!!!

seletor de voltagem.jpg

Postado

@PGoldman , obrigado pelo retorno meu amigo.

Então, acabou que tomei coragem e fui testando a fiação com o uso da lampada em série  e consegui descobrir a ligação em 110v e 220v.

Optei por deixar ligado direto no 220v. Na minha região o padrão é 110v, mas na minha residencia tenho as duas tensões.

Ficaria tudo muito mais fácil se eu ainda tivesse as peças do seletor. Quando se desmontou eu guardei. Porém tenho crianças pequenas em casa, ai você já imagina o que aconteceu com as peças kkkkkkk. Inclusive o meu equalizador Gradiente está sem os Knobs dos potenciômetros pra evitar que sumam. 

 

Enfim, obrigado pelo retorno e obrigado por essa postagem, me ajudou bastante. Muito embora, como o amigo mesmo falou, o esquema e o transformador do A35 montado pela Evadin no Brasil seja ligeiramente diferente do que se vende la fora.

Notei inclusive que em certos países, a tensão é fixa, não havendo a chave seletora.

 

Abração.

  • Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Boa noite amigos do fórum. Aproveitando o tópico,  eu gostaria de saber se alguém consegue me ajudar. Meu AA-A35 NÃO está acendendo o display.  Especificamente, apenas uma parte dele acende. O aparelho liga e arma o relé, mas como o display fica 90% apagado, nenhum comando funciona.  Eu cheguei a comprar um aparelho doador e, coincidentemente,  o display está na mesma situação (muita coincidência). Alguém tem alguma dica? 

  • mick 07 abriu este tópico
Postado

Restauração do Akai AA-A35 é realmente complicada!!!!

 

Por pura sorte vi um anuncio de um Akai A35, com aparência em péssimas condições, sendo vendido como sucata por R$100,00 + 15,00 R$ de frete, arrisquei e comprei para me suprir dos componentes críticos; e apesar de imundo e oxidado não tinha sofrido nenhuma manutenção (provavelmente foi abandonado pela quebra do seletor de tensão); os 2 STK1050 são originais e estão OK, removi um dos processadores do “sucatão” e coloquei no meu A-35 pois um dos processadores esta com soquete e o processador do "sucatão" funcionou perfeitamente, a seguir removi o flat de controle de volume e também esta ok. Tudo por R$ 115,00 foi muita sorte!!! Mais sorte ainda pelo que aconteceu depois. (ver quarto problema)

 

Voltando ao Akai A-35 da restauração tema desta postagem; tive que solucionar mais quatro problemas.

 

Primeiro Problema: Em tempo mais úmido quando o Akai A-35 ficava alguns dias sem uso; quando era ligado a sintonia em FM só ficava, em algumas estações com o sinal mais fraco, perfeitamente estável quando a Akai aquecia; depois de muita análise e observação cheguei a conclusão que a culpada era a placa de entrada RF, apesar de visualmente parecer limpa, removi e lavei a placa (ver foto abaixo) com álcool isopropílico, sequei e a seguir apliquei uma camada de verniz isolante no lado das trilhas e o FM ficou estável em qualquer condição climática.

 

Placa de RF do Akai A-35

foto_01.thumb.jpg.1629a17a7dc54573c9dbc25af2ee483b.jpg

 

 

 

Segundo Problema: Em dias chuvosos, em que a umidade do ar fica elevada, ao ligar o Akai independente do Canal A estar ou não ligado a indicação no display era que estava sempre ligado e quando aquecia ficava normal, lavei com álcool isopropílico a região do conector J4 até a chave de comutação pelo lado das trilhas, sequei e apliquei verniz isolante e o problema foi resolvido (ver foto abaixo)

 

Conector J4 do Akai A-35

foto_02.thumb.jpg.86b3746aaaf0bddaa0389fefa72eadb9.jpg

 

 

 

Terceiro Problema: Quando o Akai A-35 ficava muito tempo desligado os comandos frontais, acionado por micros interruptores, falhavam (ver foto abaixo). Comprei na AliExpress um pacote com 50 peças e troquei todos. Interessante quando estava restaurando, ligava o Akai quase todo o dia, essa falha não apareceu. Então quem estiver restaurando o Akai A-35 preste atenção a esse detalhe, como da um bom trabalho desmontar toda a frente, se for o caso, considere trocar esses micros interruptores.

 

Placa Frontal (01) do Akai A-35 onde ficam os micros interruptores

foto_03.thumb.jpg.9d546ce3771769e3bd02707cbecede7e.jpg

 

 

 

Quarto Problema: Esse foi o mais sério de todos, durante a manutenção do terceiro problema resolvi aproveitar e trocar um capacitor e para criar mais espaço soltei o conector J3 (foto abaixo) quando terminei montei tudo de volta no lugar, reconectei o J3 que os fios não queriam de forma alguma entrar; finalizei e liguei o Akai A-35 e um canal não funcionava mais, procedi um reset e o canal voltou a funcionar, mas era só aumentar ou baixar o volume e o canal (L) parava de funcionar e apresentava estalos e ruídos de fundo. Depois que percorrer o diagrama e localizar onde conector J3 é conectado cheguei no CI TC9176P, primeiramente removi o conector J3 e soldei os três fios (L)-(terra)-(R) do conector J3 diretamente na placa; então; removi o TC9176P do Akai doador (foto abaixo) e coloquei no meu Akai e o som voltou ao normal.

 

Quem estiver fazendo manutenção recomendo não desconectar o conector J3, provavelmente foi carga eletrostática quando ajeitava os fios para que entrassem no conector ou falta do terra que causou danos no TC9176P que controla o volume.

 

O TC9176P não é mais fabricado, não encontrei na AliExpress; procurei no Mercado Livre e encontrei um único vendedor vendendo dois por R$ 45,00 ou um por R$ 27,00. Liguei em uma loja, que conheço, na Rua Santa Ifigênia na região central da cidade de São Paulo e comprei, para garantir qualquer problema futuro, dois TC9176P originais Toshiba por R$ 6,00 cada.

 

Conector J3 do Akai A-35

foto_04.thumb.jpg.a589ff975f5f4bb5f611d421b5340686.jpg

 

Placa lateral do Akai doador indicando o local do TC9176P

foto_05.thumb.png.3c49cdba559e0d341643d4676c053652.png

 

Esquema da placa lateral do Akai A-53 indicando a posição e função de cada CI

(Essas informações completas não constam no Manual de Serviço)

foto_06.thumb.jpg.08be22ff3e4118c46c12c9cc8761117c.jpg

 

 

Pessoal, depois de tantos problemas com o Akai AA A-35 estou ficando quase expert neste modelo, se alguém tiver alguma dúvida, e eu souber, tentarei ajudar.

Postado
Em 25/11/2024 às 20:50, Joni Roberto Maron disse:

Boa noite amigos do fórum. Aproveitando o tópico,  eu gostaria de saber se alguém consegue me ajudar. Meu AA-A35 NÃO está acendendo o display.  Especificamente, apenas uma parte dele acende. O aparelho liga e arma o relé, mas como o display fica 90% apagado, nenhum comando funciona.  Eu cheguei a comprar um aparelho doador e, coincidentemente,  o display está na mesma situação (muita coincidência). Alguém tem alguma dica? 

 

Provavelmente o problema esta em um dos dois processadores A1007T indicados no circuito como IC1 e IC2. Inicie medindo as tensões nos terminais dos A1007T.

 

a1000_02.thumb.jpg.3c39ad3cbd19a9816baa91a84419a51f.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...