Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do hardware!

Tenho uma RTX 2060 Gigabyte, possuo ela há 1 ano ou menos. Recentemente ela começou a surgir o famoso "coil wine" ou barulho estranho das ventoinhas. Limpei e continuou. Acontece que hoje, jogando StarWars BF2, minha temperatura estava em 85 graus e decidi diminuir um pouco no MSI, só que não me lembrei que o jogo já estava aberto e diminuí o "power limit" e a tela piscou, o jogo fechou e o driver acusou tensão alta na placa de vídeo. reiniciei logo após para não danificar.
Será que nessa situação alguma dos componentes da GPU pode ter sido comprometido? Isso aconteceu uma vez em outro momento, porém não teve impacto como agora. Não reiniciou, mas o driver falhou e o vídeo piscou, depois veio um coil wine estranho, mas já tinha antes.

A dúvida seria: Ter feito a burrice de diminuir o power limit para diminuir a temperatura danificaria algo? Ou só faltou VRAM pro jogo rodar e deu essa mini " pane "?
A placa ta rodando 100% ainda tudo da mesma forma, porém meu medo é ter danificado algo nessa situação.

Postado
5 minutos atrás, Jef Cruz SVX disse:

Recentemente ela começou a surgir o famoso "coil wine" ou barulho estranho das ventoinhas.

Coil whine é barulho de bobina. Um ruído agudo constante, as vezes lembra o de serra. Barulho de ventoinha é bem diferente.

5 minutos atrás, Jef Cruz SVX disse:

Será que nessa situação alguma dos componentes da GPU pode ter sido comprometido?

Sem chance...

• Curtir 1
Postado

o Barulho é de helice "aguda" um ruído mesmo, saw wave com noise, pros conhecedores de sintetizador. Mas logo para. Acredito que possa ser o posicionamento da placa, notei que os parafusos de fixação estavam um pouco frouxos, mas uso suporte de placa de vídeo para mantê-la reta, pelo peso. Até agora nenhum problema notado, mas sigo tendo alguns artefatos raramente, e algumas coisas estranhas. Atualizei driver e dei uma limpada no SSD pra ver se tá tudo correto. Antes ela chegava a 81% de nota no OpenBenchmark, agora chega a 66% raramente.

Postado

@Jef Cruz SVX

O mais provável é que ao baixar o PL, a placa que tava rodando, ficou "sem combustível" pra rodar, afinal você limitou a energia que ela recebia.. O resto foi consequência da imperícia mesmo..

Eu acho mais interessante, controlar as ventoinhas, pra rodar um pouco mais rápidas, do que baixar Power Limit..

Postado

@RS Faria Mas acha que isso possa ter danificado algo? O Coil wine já existia antes, só intensificou as vezes que aparece. Limparei as ventoinhas 100% pra ver se tem alguma poeira. São ruídos médio-agudos em momentos específicos. 

Sobre as ventoinhas, já faço controle de fan pelo MSI. só não gosto de jogar a 85 graus, pois a refrigeração da máquina não está das melhores, ainda to esperando os fans de gabinete chegarem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...