Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
  • Solução
Postado

@FernandoMuniz12 Vamos lá, gostaria de entender porque você quer dar upgrade nessa fonte?

Caso esteja pensando em trocar por achar que precisa de mais, não precisa! Pode manter essa Corsair VS500 aí.

Sobre o SSD, você pode aumentar o espaço do seu PC, com um M.2, seria legal colocar algo como esse: SSD Kingston NV2 1TB M.2 ou SSD Kingston NV2 500GB M.2.

Espero ter ajudado, abraços!

• Amei 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, FernandoMuniz12 disse:

@JotaCF Não, por que?

@guilherme_dr É, eu achei que essa fonte e esse SSD não eram boas o suficiente, por isso mesmo eu pensei em fazer um upgrade quando a minha condição financeira melhorar...

@FernandoMuniz12 Pode ficar tranquilo, e manter essa mesma fonte, quando for fazer upgrade de hardware geral, aí você avalia a necessidade, mas para o seu PC atual, está ótimo!

Sobre o SSD, avalie o quanto você precisa de espaço e pode comprar um M.2 sem medo de ser feliz!

Abraços!

• Curtir 1
Postado

@FernandoMuniz12 , boa tarde.

Sua placa-mãe EX-A320M-GAMING suporta para os discos de armazenamento (SSD):

• 1 NVMe M.2 PCIe 3.0
  • 4 SSD SATA III

Como sua placa-mãe suporta SSD NVMe PCIe 3.0. Seguem algumas boas recomendações:

Crucial P3
Capacidades: 500GB, 1TB, 2TB, 4TB
Interface de transferência: PCIe 3.0 x4
Velocidade de Leitura: Até 3,500 MBps
Velocidade de Escrita: Até 3,000 MBps
https://pt.aliexpress.com/item/1005004818006658.html

Samsung 970 EVO Plus
Capacidades: 250GB, 500GB, 1TB, 2TB
Interface de transferência: PCIe 3.0 x4
Velocidade de Escrita: Até 3,200 MBps
https://pt.aliexpress.com/item/1005004513498885.html

Kingston NV2
Capacidades: 500GB, 1TB, 2TB
Interface de transferência: PCIe 4.0 x4
Velocidade de Escrita: Até 2,100 MBps
https://pt.aliexpress.com/item/1005005401714344.html

Eu utilizo NVMe Crucial (P3, P3 Plus, P5) faz um bom tempo, sempre me atenderam muito bem.

Sua fonte já te atende, mas caso precise de outra de confiança, pode sera  Fonte MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo (R$ 309,99) https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Espero ter ajudado!
Abraço,
Diego

• Curtir 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues Bom dia,

vi sua resposta pro criador do tópico e, se me permite te perguntar, eu tenho uma ASRock A320 HDV R4.0 e tenho umas perguntas a fazer: minha BIOS é 4.0. Tem outras mais novas que eu já vi no site da AMD e da ASRock. 1) Devo atualizá-la antes de trocar o SSD?

Quero add um SSD 1Tb via slot M.2 porque o meu SSD Lexar 128Gb SATA já está quase cheio. Uso um HD de 1Tb, mas tem bastante jogo salvo lá e o boot dos jogos fica mais lento também. Como minha placa aceita slot M.2 ULTRA e NVMe boot, pensei em acrescentar uma.

2) Aí me indicaram o SSD 1Tb ou 500Gb da KINGSTON NV2, mas ele é interface PCIe 4.0. Minha placa-mãe é PCIe 3.0 x 16. Tem incompatibilidade aqui ou só perderia performance?

2) E a outra dúvida é se este SSD da Kingston tem chave da ranhura tipo M, ou seja, voltado à direita (pra cima, pensando que a placa-mãe está instalada da vertical no gabinete e o M.2 fica paralelo à ela), pois existem chaves B (esquerda), M e B/M. Mas quase só vejo SSDs do tipo M à venda.

Ilustração do que falei:

image.png.129476318a4afd05dcb600b772e5c500.png

Então, atualmente, sabendo qual modelo exato posso comprar, mando bala. Do contrário, tô bem insegura em n fazer besteira.

parece bobo, mas talvez a imagem seja auto explicativa: posso comprar qualquer SSD modelo M que ele mesmo já é, por padrão, pra conexão NVMe?

E como saber se o SSD é M2 ou B? pois esta info não aparece na maioria dos sites de venda ou até mesmo dos fabricantes.

Ps: como leiga, desculpa se fiz muita confusão com estas informações. E claro, qualquer um pode responder também, apesar de eu ter marcado o Diego. 😉

Postado
3 minutos atrás, FernandoMuniz12 disse:

@GabrielleC Você tem certeza do que está dizendo? É que eu tenho medo de comprar e quando chegar der tudo errado...

também fiz esta pergunta mais acima antes, aproveitando seu tópico. Mas aí eu passei o dia pesquisando sobre várias coisas de SSD e encontrei este vídeo.

Postado
19 horas atrás, GabrielleC disse:

@Diego Mendes Rodrigues Bom dia,

vi sua resposta pro criador do tópico e, se me permite te perguntar, eu tenho uma ASRock A320 HDV R4.0 e tenho umas perguntas a fazer: minha BIOS é 4.0. Tem outras mais novas que eu já vi no site da AMD e da ASRock. 1) Devo atualizá-la antes de trocar o SSD?

Quero add um SSD 1Tb via slot M.2 porque o meu SSD Lexar 128Gb SATA já está quase cheio. Uso um HD de 1Tb, mas tem bastante jogo salvo lá e o boot dos jogos fica mais lento também. Como minha placa aceita slot M.2 ULTRA e NVMe boot, pensei em acrescentar uma.

2) Aí me indicaram o SSD 1Tb ou 500Gb da KINGSTON NV2, mas ele é interface PCIe 4.0. Minha placa-mãe é PCIe 3.0 x 16. Tem incompatibilidade aqui ou só perderia performance?

2) E a outra dúvida é se este SSD da Kingston tem chave da ranhura tipo M, ou seja, voltado à direita (pra cima, pensando que a placa-mãe está instalada da vertical no gabinete e o M.2 fica paralelo à ela), pois existem chaves B (esquerda), M e B/M. Mas quase só vejo SSDs do tipo M à venda.

Ilustração do que falei:

image.png.129476318a4afd05dcb600b772e5c500.png

Então, atualmente, sabendo qual modelo exato posso comprar, mando bala. Do contrário, tô bem insegura em n fazer besteira.

parece bobo, mas talvez a imagem seja auto explicativa: posso comprar qualquer SSD modelo M que ele mesmo já é, por padrão, pra conexão NVMe?

E como saber se o SSD é M2 ou B? pois esta info não aparece na maioria dos sites de venda ou até mesmo dos fabricantes.

Ps: como leiga, desculpa se fiz muita confusão com estas informações. E claro, qualquer um pode responder também, apesar de eu ter marcado o Diego. 😉

Irei responder suas perguntas.

1) Devo atualizá-la antes de trocar o SSD?

I ideal é você sempre deixar sua BIOS atualizada.

O PCIe é retrocompatível, ou seja, você pode colocar um NVMe M.2 para PCIe 4.0 em uma placa-mãe 3.0, irá apenas perder 'performance'.

Mas pensando no Kingston NV2, as velocidades dele são boas para você colocar em uma placa com PCIe 3.0, pois esse tipo de interface (PCIe 3.0), com as velocidades do Kingston NV2, você não deve perder nada de velocidade.

3) E a outra dúvida é se este SSD da Kingston tem chave da ranhura tipo M, ou seja, voltado à direita (pra cima, pensando que a placa-mãe está instalada da vertical no gabinete e o M.2 fica paralelo à ela), pois existem chaves B (esquerda), M e B/M. Mas quase só vejo SSDs do tipo M à venda.

Sim, o Kingston NV2 é do tipo M, pode comprar que irá funcionar na sua placa-mãe.

Sempre encontro os NVMe do tipo M e do tipo SATA. Quando nada está escrito. costuma ser do tipo M.

10 horas atrás, FernandoMuniz12 disse:

@Diego Mendes Rodrigues Você disse que a minha placa-mãe suporta PCIE 3.0, mas o Kingston NV2 é PCIE 4.0

O PCIe é retrocompatível, você pode utilizar um disco NVMe PCIe 4.0 em uma placa-mãe que opera no PCIe 3.0.

As velocidades de leitura e gravação do Kingston NV2 funcionam muito bem em uma placa-mãe PCIe 3.0.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Diego Mendes RodriguesRodrigues

Muito obrigada pela resposta.

Entendi. Então é só escolher o que for melhor em termos de custo/benefício, prefiro ter mais espaço de armazenamento do que tanta velocidade de escrita e gravação.

Agora, acho que não vou atualizar a BIOS porque, no próprio site da placa-mãe, eles falam que não recomendam que usuários de Raven Bridge atualizem. É o meu caso (Ryzen 3 2200G). Da minha BIOS original que é a P4.00 há um salto pra 7.0. Na dúvida, pensei, "em time que está ganhando não se mexe". Melhor deixar quieto. Hehehe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!