Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Vim pra esse tópico porque vi que realmente cheguei ao limite de tanta pesquisa depois de quase 1 ano sem resolver meu problema de internet travada a 100 mbps.

Da noite do pro dia, meu PC, que antes funcionava a 300 mbps (que é minha internet de fibra óptica), começou a funcionar a 100 mbps da noite pro dia. Realmente, não sei o que aconteceu, porque os cabos estão funcionando corretamente: Já testei os cabos diretamente do roteador nos outros dispositivos aqui em casa, que funcionavam a 300 mbps normalmente e só no meu PC que não está pegando os 300. Já formatei o Windows para verificar se não era algum erro de configuração, já mudei "Velocidade e Duplex", tanto que deixo Negociação Automática, já que, ao colocar 1 gbps Full Duplex, conta como se o cabo foi desconectado, já verifiquei se a minha placa de rede onboard era gigabit também para suportar os 300 megas e já redefini várias e várias vezes a configuração de rede do Windows, já atualizei driver de rede, desatualizei, reinstalei e tudo que era possível e não vejo mais outra solução.

Todos os dispositivos pegam normalmente os 300 megas, apenas o meu computador que não e fica limitado a 100 mbps. Segue as configs do PC sobre o assunto:

Placa de Rede (onboard): Intel(R) Ethernet Connection (7) I219-V;

Placa-Mãe: H310-M TUF GAMING/BR PLUS ASUS;
Cabo de Internet: Cat 5e 24AWG;

Obs: O roteador é próprio da F@ST Tim Live;

Eu já chequei uns mil tópicos diferentes daqui e muitos vídeos na internet, já verifiquei se os cabos estão corretamente crimpados (e estão), será que poderia ser algo relacionado à porta Ethernet da placa-mãe? Eu realmente tentei de muita coisa mesmo e já não sei pra onde ir ou de onde partir 😕

Agradeço a atenção possível!

Postado
2 horas atrás, Danilo Santana disse:

internet travada a 100 mbps.

antes funcionava a 300 mbps (que é minha internet de fibra óptica)

Já testei os cabos diretamente do roteador

Tivemos essa discussão a pouco aqui e várias probabilidades foram levantadas. No seu caso, está confundindo a velocidade do plano de internet com a velocidade da placa de rede. São coisas distintas. Seu plano é de 300MB agora está em 100 MB. Isso é problema no modem e/ou com a operadora. Sua placa de rede opera em fast ethernet e em gigabit que é 100 MB/s e 1.000 MB/s, respectivamente. Volte as configurações do hardware (placa de rede). Deixe em autonegociação, atualize os drivers se não o fez ainda e está resolvido. Se a velocidade da placa de rede entre o modem e o PC for 100 MB/s pode ser a porta do modem operando em fast. Confira isso. Tem modens que só tem uma porta gigabit e as demais são fast. Se estiver na porta gigabit do modem e persistir em fast, então considere ser defeito na placa de rede. Fora isso, compre briga com a operadora.

Rede.png

Postado

Testando. Em geral, é a primeira gigabit, as demais fast.

Postado
Em 15/04/2023 às 21:53, Danilo Santana disse:

Da noite do pro dia, meu PC, que antes funcionava a 300 mbps (que é minha internet de fibra óptica), começou a funcionar a 100 mbps da noite pro dia

Não é o caso. Seu PC funciona a 10, 100 ou 1000. É uma conexão de rede. Não é uma conexão com a internet.

Já formatei o Windows para verificar se não era algum erro de configuração, já mudei "Velocidade e Duplex", tanto que deixo Negociação Automática, já que, ao colocar 1 gbps Full Duplex, conta como se o cabo foi desconectado

Foi exagero. Trata-se apenas da conexão de rede. Bastaria remover o dispositivo lá no gerenciador para voltar ao padrão.

Claro que mudar para Duplex faz pouca diferença, exceto pela que já viu: se forçar uma configuração de velocidade e de duplex e a auto negociação não conseguir isso o sistema só vai considerar o cabo como desconectado.

Se deixar como automático o sistema vai tentar a maior velocidade possível. Se não der com 1000 vai tentar 100 ou mesmo 10 e vai conectar. E 10mbps dá pra muita coisa. 0 mbps dá pra exatamente nada.

Todos os dispositivos pegam normalmente os 300 megas, apenas o meu computador que não e fica limitado a 100 mbps

Não, nenhum deles. Essa conexão a 0,3 gigabit é dividida entre todos os PC e dispositivos de sua rede, e eles podem estar conectados a velocidades bem distintas. Um micro ligado a 10.000 mbps na rede vai usar uma parte da conexão a 300mbps como vai uma lâmpada smart ligada via wifi a 54mbps. 

E no wifi note que as conexões caem para perto da metade da velocidade conforme cai o sinal, por exemplo em 802.11n de 54 para 22 para 11 para 4.5 para 1mbps antes de cair de vez...

será que poderia ser algo relacionado à porta Ethernet da placa-mãe?

Sempre pode ser. E isso pode acontecer de outras maneiras: uma placa com defeito pode conectar a 1000mbps e assim que o tráfego aumenta ela falha ou desconecta. 

Teste NA REDE. Transfira um arquivo de vários gigabytes de um micro para outro e veja o gráfico na tela do windows para ver se a velocidade se mantem constante.

Use outros cabos, ligue um micro direto no outro com um cabo. Seja metódico e logo vai isolar o problema. O mais simples é o cabo com defeito nos pinos do meio porque o alicate tinha folga ou no pino 8 porque ele está sem força.

Pode ser o conector da placa de rede que não está dando pressão suficiente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Essa conexão a 0,3 gigabit é dividida entre todos os PC e dispositivos de sua rede, e eles podem estar conectados a velocidades bem distintas.

Isso é verdade.

1 hora atrás, arfneto disse:

Um micro ligado a 10 Gbps na rede vai usar uma parte da conexão a 300 Mbps. [Assim] como vai [ser com] uma lâmpada smart ligada via Wi-Fi [negociado] a 54mbps. 

Aqui você injeta um equívoco.

Se esse micro for realizar um SpeedTest, e todo o resto da rede estiver relativamente quieto para a Internet, o micro será guloso e tentará trocar o volume de dados do teste usando toda a banda disponibilizada pela operadora.

Um notebook real, negociado com o modem a 1 Gbps por CAT5e, faz em SpeedTest generosos 532 Mbps no downstream. O plano contratado é de 500 Mbps.

Mais ainda...

Um smartphone também real, Galaxy Note 20 Ultra, negociado a mais de 700 Mbps em Wi-Fi 802.11ac (provavelmente algo próximo de 1.2 Gbps, nem lembro mais), faz no SpeedTest generosos 525 Mbps para downstream.

Postado
44 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se esse micro for realizar um SpeedTest, e todo o resto da rede estiver relativamente quieto para a Internet, o micro será guloso e tentará trocar o volume de dados do teste usando toda a banda disponibilizada pela operadora.

Um notebook real, negociado com o modem a 1 Gbps por CAT5e, faz em SpeedTest generosos 532 Mbps no downstream. O plano contratado é de 500 Mbps

Não sei o que quer dizer. Qual seria o equívoco? Tanto faz o que o teste mostrar. Pode rodar dois testes ao mesmo tempo e velocidades distintas na mesma rede. Isso não mostra quase nada mas vai claro afetar os dois testes. Testes de velocidade são só isso. E nada fazem com os dados transmitidos ou recebidos. Só medem a latência e alguma capacidade de consumo. Sempre tem aquele alerta de rodar o teste sem fazer mais nada na rede local. Utópico.

Numa situação real muitas vezes o outro lado da conexão limita a banda justamente para poder atender a mais gente ao mesmo tempo. E por outro lado muito micro não consegue processar sequer 100m de dados chegando.

Não se vê essa noção de que a banda de internet seja algo coletivo a ser dividido entre todos os dispositivos na rede e não algo a ser validado por um xxx-test em um certo micro para ver se chega ao valor contratado.

Entenda: um link de 1000 mbps pode atender uns 30 micros ou mais, para muitas atividades. Um vídeo FHD consome uns 6, um 4K uns 25 segundo a NetFlix. Uma ligação VOIP não usa nem 100k.

Uma rede a 10G com um micro moderno consumindo boa parte de um link de 500mbps pode não ser assim uma boa coisa, assim que ele acabar o tal teste.

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

o micro será guloso e tentará trocar o volume de dados do teste usando toda a banda disponibilizada pela operadora

Pois é. Só que ele não vai fazer nada com os dados. E esses testes duram 20~30s só.

53 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Um smartphone também real, Galaxy Note 20 Ultra, negociado a mais 700 Mbps em Wi-Fi 802.11ac (provavelmente algo próximo de 1.2 Gbps, nem lembro mais), faz no SpeedTest generosos 525 Mbps para downstream

É o mesmo caso. Um aparelho desses pode conseguir mais de 800mbps em 5G na zona sul de São Paulo, mas só significa isso. 30s de transferência de nada para lugar algum. 

Num link wifi AX com uma intel AX-210 pode conseguir quase o dobro disso entre o telefone e algo na rede. Mas em geral é só um número.

Postado

Opa, meus amigos, tudo bom?

Então, eu peguei um cabo Cat 6 na Amazon, chega hoje e irei testar para ver se realmente pode ser o cabo! 

Agora meu questionamento apenas permanece: Por que os outros dispositivos estão funcionando a 300 megas normalmente, que é o que a Internet está oferecendo, e apenas meu computador está pegando apenas 90-100?

Li todas as respostas que foram enviadas aqui e vi muitas explicações e tudo mais, mas a grande questão é que de fato pode ser sim também defeito na entrada da placa-mãe de ethernet também, ainda não descartei esse fator! Como o amigo ali em cima disse (um ponto, inclusive, que me intrigou), pode ser que o conector não esteja aplicando pressão suficiente e eu realmente não sei como eu iria realizar essa pressão.

Também pode ser, como o outro amigo mencionou, a entrada do roteador que pode não estar me fornecendo a velocidade que poderia estar me fornecendo de verdade, já que poderia se tratar de uma saída fast e não gigabit.

Entretanto, irei testar o cabo Cat 6 hoje e alguns testes na entrada de ethernet da placa-mãe. Caso venha a ser o cabo, estará tudo resolvido. Caso venha a ser a placa-mãe, qual seria uma boa recomendação de placa de rede gigabit offboard para instalação para substituir a onboad? Agradeço a todos vocês que responderam e estão respondendo, de verdade, estão me ajudando muito, já que fui à Internet e não achei nem 30% do que estão me falando!

Postado

@Danilo Santana Não precisa de um cabo CAT6 para isso. Esses cabos se bem feitos iriam até 10.000 mbps, só que não é o seu caso. Cat5E estaria bem adequado. E claro que o soquete em sua placa-mãe não é CAT6 nem os outros cabos na rede, nem o roteador ou switch usam velocidades que possam requerer esse cabo. Mas mal não deve fazer.

Coloque  o micro em uma mesa e veja o estado daquelas barras douradas de conexão, em especial a última: pode ter ficado ou pouco torta e não dar contato mas. Veja o estado das 8 vias. Claro que só pode ter problema em 4 5 7 e 8 porque se conecta em FE.

Postado

Opa, @arfneto, realmente, acabei de colocar um cabo Cat 6 novinho aqui e ainda está 95 mb. (O bom é que eu já ia precisar de um cabo novo porque estava em processo de mudança de cômodo e ia precisar de um maior, então não houve prejuízo pra mim kkkkkkk) Mas quando você fala esse trecho aqui:

4 horas atrás, arfneto disse:

Coloque  o micro em uma mesa e veja o estado daquelas barras douradas de conexão, em especial a última: pode ter ficado ou pouco torta e não dar contato mas. Veja o estado das 8 vias. Claro que só pode ter problema em 4 5 7 e 8 porque se conecta em FE.

Esse micro seria o que, exatamente? Eu sou meio leigo e admito que não sei se esse micro é na placa-mãe ou no cabo, creio que seja o da placa-mãe, correto? Porque se for, vai ser um processo meio demorado... Se caso esse micro seja a entrada da placa-mãe e realmente houver problema (ex.: Oxidação, 'entortou', etc.), o que eu poderia fazer nesses casos? De preferência, que seja questão de reparo, já que, financeiramente, bancar uma nova assim é custoso. Agradeço muito mesmo pela força, amigo!

Postado

@Danilo Santana É o soquete da placa de rede embutida na placa-mãe mesmo. Não é nada muito técnico mas já me salvou uma vez ou outra. Coloco uma toalha sobre a mesa, o micro nela e uma lupa, uma lanterna e uma chave de fenda muito pequena. E vejo se as barrinhas estão arrumadas e alinhadas, se não tem marcas óbvias de pressão ou corrosão, dou uma raspadinha no metal, vejo se não tem mesmo resíduos que ficaram presos lá...

Se não tiver solução pode comprar só a placa de rede ou um adaptador USB se seu micro tiver USB3. Se for usar outra placa prefira uma PCIx, aquelas que vão no slot x1. Custam perto de 50 reais.

Postado

@arfneto Realmente, creio que seja algo na própria placa de rede mesmo... Fiz a limpeza dos contatos na entrada do Ethernet e nada de pegar os 300 megas, mesmo passando limpa contato, cotonete de leve, uma borrachinha pequena, pincel e o que foi possível para tentar limpar os conectores. Irei ver o que posso achar lá na placa-mãe com uma análise mais cuidadosa dentro do PC. Caso não haja como resolver, como você sugeriu tanto a placa de rede quanto um adaptador, qual seria o mais recomendado e porquê? Estou pesquisando os preços agora para ver qual posso estar pegando com relação às vantagens, entre um adaptador USB Gigabit ou uma placa de rede offboard. Só para fechar o tópico mesmo porque já vi que não tem mais muito para onde correr. Agradeço demais a força, descobri mais sobre meu problema contigo do que nos vídeos alheios por aí kkkkkkk

Postado
Em 18/04/2023 às 16:25, Danilo Santana disse:

Irei ver o que posso achar lá na placa-mãe com uma análise mais cuidadosa dentro do PC. Caso não haja como resolver, como você sugeriu tanto a placa de rede quanto um adaptador, qual seria o mais recomendado e porquê? Estou pesquisando os preços agora para ver qual posso estar pegando com relação às vantagens, entre um adaptador USB Gigabit ou uma placa de rede offboard. Só para fechar o tópico mesmo porque já vi que não tem mais muito para onde correr. Agradeço demais a força, descobri mais sobre meu problema contigo do que nos vídeos alheios por aí kkkkkkk

Dentro da máquina não vai achar nada que ajude nesse caso.

Removeu mesmo o dispositivo completamente lá no gerenciador de dispositivos? Não é raro algum "ajuste mágico" feito para tentar resolver acabar zoando algo.

Uma placa PCIx é melhor, mas o adaptador USB é isso: um adaptador, isso se sua máquina tem USB3 --- até 5000mbps. Se não tem é muito lento, restrito a 480mbps. O USB pode ser usado em outras máquinas, é só encaixar então tem essa vantagem. Fora isso a placa é melhor.

Em 17/04/2023 às 17:06, alexandre.mbm disse:

Um notebook real, negociado com o modem a 1 Gbps por CAT5e, faz em SpeedTest generosos 532 Mbps no downstream. O plano contratado é de 500 Mbps.

Esses valores de medidores de velocidades trafegam uma razoável quantia de dados por alguns segundos, e nada fazem com eles. Não significam nada exceto números.

Considere:

• Ao contratar um link de acesso a internet em geral não se faz isso para um único micro. E na verdade um micro mais "guloso", se gosta da metáfora, pode estar prejudicando TODA a rede e muitas vezes é melhor deixar alguns em FE e não em gigabit justamente para evitar isso.
  • Do outro lado do tráfego, no mundo real tem alguém com um link de velocidade fixa também e ele pode muito bem limitar a velocidade de entrega do lado dele e do seu lado não conseguir grande vantagem por ter 2 links de 1 megabit para acessar um serviço que limita a entrega a modestos 100 ou 200 por usuário.
  • No teste de velocidade não há processamento dos dados nem de um lado nem de outro. É só uma avaliação daquele momento. Muitos micros e aplicativos nem conseguem processar por exemplo 60 megabytes de dados em um segundo, nem na ida nem na volta.
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Ao contratar um link de acesso a internet em geral não se faz isso para um único micro. E na verdade um micro mais "guloso", se gosta da metáfora, pode estar prejudicando TODA a rede e muitas vezes é melhor deixar alguns em FE e não em gigabit justamente para evitar isso.

Limitação de banda por ato de administração de rede não é o assunto.

Do outro lado do tráfego, no mundo real tem alguém com um link de velocidade fixa também e ele pode muito bem limitar a velocidade de entrega do lado dele e do seu lado não conseguir grande vantagem por ter 2 links de 1 megabit para acessar um serviço que limita a entrega a modestos 100 ou 200 por usuário.

Não é o caso quando "o outro lado" está consensual no propósito.

Ex.: SpeedTest

No teste de velocidade não há processamento dos dados nem de um lado nem de outro. É só uma avaliação daquele momento. Muitos micros e aplicativos nem conseguem processar por exemplo 60 megabytes de dados em um segundo, nem na ida nem na volta.

Encher meus copos derramando água está irrelevante. Importa apenas que o cano dê a vazão esperada.

Postado
Em 16/04/2023 às 00:18, Mega Blaster disse:

No seu caso, está confundindo a velocidade do plano de internet com a velocidade da placa de rede. São coisas distintas. Seu plano é de 300MB agora está em 100 MB. Isso é problema no modem e/ou com a operadora.

Em 16/04/2023 às 00:18, Mega Blaster disse:

compre briga com a operadora.

👆  ☝️

• Membro VIP
Postado

Obs.: o roteador é próprio da F@ST Tim Live

Marca Sagemcom. Modelos são identificados por números. Essa informação tem em etiqueta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!