Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela em jogos pesados


Ir à solução Resolvido por gilikill,

Posts recomendados

ola pessoal!, ultimamente estou tendo o temido problema do pc congela durante jogos pesados(detalhe em jogos que pedem pouco desempenho como genshin impact o pc não congela), como eu já sou macaco velho de informatica vou relatar a historia completa do caso, pois quem sabe alguém mais astuto que eu ache uma luz!

 

esse problema começa na entrada do ano quando eu resolvo comprar um r7 5800x para fazer um upgrade no meu pc, minha biostar b350 gt3 peidou e n aceitou o processador de jeito nenhum, resolvi então comprar uma Gigabyte auros b550m elite reV3

 

de inicio a placa conviveu bem com o processador é o resto do pc coisa de 1 mês e meio a 2 meses, até o fatidico dia que resolvi comprar um monitor FHD 144HZ quando meu pesadelo começou, o primeiro sintoma foi no jogo dark pictures house of ashes, onde a imagem simplesmente sumiu como se o monitor tivesse desligado sozinho ou a placa de vídeo só voltava reiniciando o pc via reset, esse problema gosta de acontecer bastante no warzone 2, mas ali ele congela a tela é o som fica meio que distorcido em slow motion por alguns momentos, se eu não reiniciar o pc reinicia por uma tela azul.

 

já fiz os mais diversos testes entre eles foram>

 

-retirei o windows do meu sdd antigo e reinstalei o windows num NVMe novo que comprei

-tentei voltar algumas versões antigas da placa de vídeo sem sucesso

-testei limpar slots de memória e placa também sem sucesso

-testei memórias de outro pc no meu mas mesmo assim o congelamento acontece

-comprei uma fonte nova (sai de uma corsair vss 650w > comprei uma xpg core reactor 850w não resolveu o problema

-fiz um teste da placa de vídeo no fumark apesar da temperatura dela ter ficado em 89 que eu achei um pouco alto (in game ela fica entre seus 80), ela por enquanto não reproduziu o congelamento durante o teste!

 

 

vi em alguns forus gringos que esses modelos de gigabyte adoram dar problemas de memória causados pela BIOS algo sobre tensão errada e etc, testei algumas soluçoes mas confesso que BIOS não é o meu forte, estou traumatizado como esse erro é não aguento mais gastar tentando resolve-lo, já to pensando seriamente jogar o r7 5800 é a placa-mãe no lixo é comprar algo mais modesto!

 

minha config atual é

r7 5800x

auros b550m elite v3

2x memória corsair vengeance 8gb 2400mhz

SSD NVMe ct300 1tb (sistema)

SSD xray disk 1tb (partição)

rx 580 xfx 8GB (pra quem estiver curioso por que um processador tão forte pra uma placa tão fraca eu estava em projeto de fazer o upgrade da mesma)

fonte core reactor 850w (antiga vs650w)

 

como dizem duas cabeças pensam melhor que uma só, quem puder dar uma luz, agradeço demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá

Bom, a partir do que você disse, realizou diversos testes para tentar encontrar o erro em seu computador. Você verificou se seu Cooler/Water cooler da CPU está bem encaixado? Vi que você postou sobre a temperatura de 89 graus da placa de vídeo. Relativamente alta. 

Fora isto, eu recomendaria que fizesse um teste com as peças fora do gabinete, ou até, tente usar outra placa-mãe para testar o kit. 

Recomendo que espere outro usuário responder o tópico, ele poderá lhe auxiliar melhor. Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agradeço a atenção, hoje eu tirei a placa de vídeo e testei em outro pc, ela reproduziu o erro de perder o vídeo, parece que achei o culpado!, a placa hoje cedo tava batendo 89 graus no stress, notei que os thermal pads da placa estão em um estado lamentalvel..., comprei um thermal pad pra subistituir os rasgados e re-aproveitei os que estavam bons..., troquei a pasta termica

 

consegui a diferença no teste de stress de 1 grau, antes ela fazia 89 agora ela faz.....88 rsrsrsrsrs, infelizmente a minha cidade não permite o aceso a uma pasta termica realmente boa a pronta entrega, tive que trabalhar com a que deu, curiosamente aparentemente ela ta segurando melhor a temperatura e ainda não desligou, vou ir testando mas sem muita esperança!

 

 no minimo eu já acho que não vale a pena ficar gastando dinheiro pra tentar reviver uma 580, vou tentar comprar uma nova, que é mais jogo!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atualizando a quem esse tpc a quem possa ajudar, eu conseguir limitar o problema de acontecer fazendo um undervolt extremo na placa pelo msi, consigo jogar por muito tempo até, porém ela ainda da umas travadas a cada 3 horas aproximadamente, provavelmente os thermal pads ainda não tão legais, pois a temp do chip caiu pra casa dos 70 graus

 

hoje fiz a compra de uma pasta termica mais decente pra aplicar nela, é comprei thermal pads da medida correta 0,5mm no ally express, vi na internet que esses modelos de xfx gostam muito de dar defeito nos parafusos do dissipador que criam uma folga entre o dissipador é a placa, então aproveitei comprei uns extras, vou segurar a placa em undervolt até tudo chegar é poder testar!

 

qualquer coisa eu atualizo aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

uma atualização, hoje eu peguei todos os thermal pads da placa coloquei dentro de um saco e começei pisar em cima pra "amassar" pra diminuir a espessura, consegui jogar 6 horas diretas de warzone sem undervolt com a temperatura oscilando entre 70-75 graus, enfim problema resolvido, aparentemente era realmente os thermal pads que estavam impedindo o dissipador de encostar no chip,a quem for útil a solução aqui está!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!