Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GT 730 dará mesmo conta do recado?


Posts recomendados

*Antes de qualquer coisa, peço que leia TUDO até o final*

*Não quero parecer chato, mas outra coisa, vamos poupar meu tempo e o seu: Se for dar uma resposta "porca", é melhor que nem diga nada. Só responda se você leu por completo e está  REALMENTE com a intenção de me ajudar de verdade.*

 

Enfim, agradeço a disposição por me ajudar.

 

Olá pessoal.

 

Iniciei esse tópico mais pra ler palavras de conforto do que tirar uma dúvida propriamente dita.

 

Quero deixar claro que sou leigo com computadores, então seja compreensível.

 

Sim, eu sei que placa de vídeo realmente é algo incrível e que melhora muito o desempenho dos jogos e do PC de forma geral...

 

Mas pra mim isso é difícil de acreditar. Fiz um outro post aqui no Clube do Hardware perguntando o que eu poderia fazer no meu PC para melhorar a performance e dois usuários da comunidade me responderam que eu deveria comprar uma placa de vídeo e um processador.

 

Abaixo segue o trecho retirado do meu post:

 

 

"...Estou interessado em fazer um upgrade básico no meu computador. No momento, ele se encontra com as configurações abaixo:

 

- Placa-mãe: POS-ECIG31BT (já vi em outros lugares ela com o nome de "VS G31T-M");

- Processador: Intel (R) Core (TM) 2 Duo E7500 2.93GHz;

- HD: 500gb;

- Windows 7 (32 bits);    <----- Não é mais isso. Consegui criar coragem e instalei o Windows 10 Education Edition 64 Bits. Todo o resto do meu setup se mantém o mesmo.

- Memória: 2x2 DDR2 (4gb);

- Fonte: 250w genérica (não tenho tanta certeza, mas acredito que seja isso).

-Sem Placa de Vídeo.

...".

 

A placa de vídeo recomendada foi a GT 730 e o processador, Core 2 Quad q9400.

 

Após as recomendações, resolvi pesquisar esse conjunto acima no YouTube, para ver o desempenho dos jogos.

 

Cara, sinceramente, é muito mais do que eu queria! Vários jogos que são pesados rodariam com esse simples upgrade de no máximo R$400 (dei uma nos preços dos dois e vi na faixa de: Processador R$70 + frete; Placa de Vídeo: R$250 + frete)

 

E é aqui que eu fico preocupado...

 

Atualmente, meu PC com essas especificações não roda um simples jogo 2D. Alguns exemplos de jogos que eu tentei rodar mas ficam super lentos (praticamente injogáveis) são:

 

- The Murder of the Sonic the Hedgehog (cara, esse jogo é uma Visual Novel, e mesmo assim rodou lento);

- Wonder Boy: The Dragon's Trap (Até rodou, mas eu tive que deixar a tela minúscula);

- Pizza Tower (Esse nem abriu. Não lembro exatamente o erro, mas tinha "Shaded" e "Graphics" no nome, então provavelmente uma placa de vídeo iria resolver, hahaha).

 

Nesses vídeos que eu vi do YouTube, vi jogos que são até conhecidos por serem pesados (como The Witcher 3 e Nier Automata) rodando de forma totalmente satisfatória. Abaixo segue os links dos testes e de uma playlist com outros jogos que foram testados com esse mesmo conjunto:

 

 

(Inclusive houve comentários que esses jogos nunca rodariam no Nintendo Switch, mas conseguiram portar mesmo assim).

 

 

O que me deixa preocupado no final das contas é essa discrepância: O PC vai passar de uma posição que mal roda jogos 2D para, após a aquisição do novo processador e placa de vídeo, para rodar jogos pesados como The Witcher 3? Sendo que esse nem é um upgrade daqueles (R$400 numa placa de vídeo + processador é uma pechincha comparado com outros upgrades por aí...). Sei lá, é um pouco difícil de acreditar que é verdade, visto que na prática meu PC sofre pra rodar uns joguinhos 2D...

 

Sei que os jogos não estão rodando da melhor forma possível, mas pra mim isso é TOTALMENTE aceitável!!! Jogaria eles do início ao fim com esse desempenho.

 

E não, eu não espero que com esse Upgradezinho eu consiga rodar tudo, mas pelo menos, os jogos 2D que eu quero rodar e talvez, os citados nessa playlist que eu coloquei o link (e um ou outro de fora dela, tipo Portal 2 ou Half-Life 2, que atualmente meu PC não roda, mas são jogos de 2011 e 2004! Sério, 2004 e não roda!?) (afinal, as especificações do PC do cara do vídeo são quase as mesmas que a do meu PC).

 

Enfim, espero que até aqui você entendeu a minha dúvida e possa me confortar com os seus conhecimentos de informática. Agradeço a atenção e ajuda.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o post completo, mas não sei exatamente o que quer, então vou falar a minha opinião sobre isso tudo.

 

Sobre o upgrade, você poderia tentar pegar um processador xeon, que são bem mais fortes que o core 2 quad e pela mesma faixa de preço.

 

Kit placa-mãe, processador e 16gb ram por R$338: 

https://pt.aliexpress.com/item/1005004403843453.html?spm=a2g0o.productlist.main.35.5f457d72h4MEun&algo_pvid=2f4776c0-bff6-4ead-bfc7-1aaa07871ccc&algo_exp_id=2f4776c0-bff6-4ead-bfc7-1aaa07871ccc-17&pdp_npi=3%40dis!BRL!710.72!338.87!!!!!%40211bf04a16818855692421832d0777!12000029076148246!sea!BR!0&curPageLogUid=dMCUX8MUvXaU

 

Obs: Se nunca importou nada da China, fique ciente de que sua encomenda pode ser taxada (na faixa de 100 reais).

 

Sobre a placa de vídeo GT 730, é bem fraca e só vai rodar os jogos nessa faixa de 15 ~ 25 fps.

No facebook marketplace você pode encontrar placas usadas melhores que a GT 730 na mesma faixa de preço.

 

Essas foram só algumas alternativas para um orçamento baixo. Mas se o upgrade que quer fazer te agrada, então é válido também.

 

Edit: Sua fonte terá que suprir o consumo energético de cada componente, então invista em uma fonte de boa qualidade e com potência equivalente ao hardware.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que eu pesquisei,  sua placa-mãe tem a GMA 3100 como chip de vídeo,
procurei um comparativo direto mas não achei, encontrei somente esse site, que compara a GMA 3150 com a

gt 730, apontando uma diferença de 2000% (duvidoso), você pode rodar um 3d mark e comparar com a pontuacao da gt 730.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Leonardo T Entendi sua preocupação,

Realmente tem que tomar muito cuidado com esses vídeos de desempenho no youtube, cada caso é um caso.

Na verdade uma GPU a mais faz bastante diferença sim, até porque esse é o proposito dela, agora essa GT730 que você falou não vai rodar um the witcher 3 nem f*

 

Mas sim, você vai ter um ganho de performance razoável com esse upgrade, não a ponto de rodar um the witcher 3, mas na minha opinião vale o investimento.

E os colegas já citaram até upgrades mais interessantes como o Xeon do Ali Express, só tome cuidado com as taxações.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs @hc09 @Breno2004 Obrigado pela resposta!

 

No momento, não estaria disposto a comprar outro kit, apesar de realmente ser a melhor alternativa visto o cenário. Porém, o problema de investir num PC do zero (sim, não é exatamente investir do zero por que eu poderia aproveitar o monitor, fonte, teclado, mouse e gabinete do meu PC atual, mas é que eu quero mantê-lo e se for para montar outro PC, pegar tudo zeradinho, digamos assim) é que eu teria que comprar outros periféricos além dos citados (teria que comprar uma fonte, SSD, outro monitor, já que não quero deixar de usar esse que uso pro meu PC nele, teclado, mouse, gabinete, etc... No fim iria gastar bem mais do que estou disposto no momento).

 

Você falou que vai ter um ganho de performance razoável. Olhando o quadro que estou, você acha que daria para rodar pelo menos Portal 2 e Half-Life 2? (ou seja, uns jogos 3D antigos) e uns jogos 2D leves (como os que eu dei exemplo). Pra mim isso já é mais do que suficiente. Não preciso de um PC muito poderoso, só de um PC que funcione bem e rode alguns jogos leves ou outro (jogos mais pesados eu jogos nos meus videogames mesmo).

 

Outra coisa, vocês poderiam, se possível, me recomendar um link exato de uma placa de vídeo GT 730 e um processador (preferencialmente em sites brasileiros)? Vi que existem várias marcas diferentes da mesma placa de vídeo e isso me deixa um pouco confuso. @Breno2004, vi que você mencionou que consigo comprar placas de vídeo melhores na mesma faixa de preço. Escolhi a GT 730 por recomendação do pessoal do outro post que fiz aqui no Clube do Hardware. Qual você recomendaria no lugar então? Vi que você disse também a questão da fonte, que a minha não supriria o upgrade que eu quero (Core 2 Quad q9400 + GT 730). Qual seria a fonte ideal (se possível, poderia colocar o link aqui também?).

 

 

 

@ch4pol1n Fale-me mais. Não entendi exatamente o que você quer que eu faça (lembrando, sou leigo com computadores). Entendi que você fez uma comparação da placa de vídeo integrada ao meu processador com a GT 730 e o resultado foi melhor, mas na prática o que isso muda? Quer dizer, como eu vou saber se jogo X ou Y roda com esse novo setup a partir dessa análise?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode comprar um i9-13900K (R$ 4.100,00) que o vídeo integrado HD Intel® 770 não vai rodar jogos 3D - ex. Half Life2, com boa performance, porque os jogos 3D foram feitos para usar as instruções e aceleração das placa de vídeo 3D dedicadas.

 

Esse vídeo do "The Witcher" é enganoso, o cara ficou só andando no cenário de mato e enfrentou um NPC mixuruca, quando tiver mais NPC nas cenas com construções, inimigos mais poderosos, a porca torce o rabo e o FPS despenca para o quadro a quadro.

 

Outra questão, vai ficar jogando só jogo 2D e Half Life 2 pelo resto do ano?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Agradeço a resposta!

 

Entendi o que quis dizer: Que se a placa de vídeo integrada ao processador não for forte o suficiente, não importando o quão potente é o processador (como o exemplo que você deu, uns dos mais TOPs do mercado), ou seja, para rodar jogos 3D não tem pra onde correr, precisa de uma placa de vídeo no mínimo boa (seja ela integrada ao processador ou não).

 

Sobre o exemplo do The Witcher 3 que coloquei e você mencionou, é, faz todo o sentido suspeitar do desempenho mesmo (se eu que sou leigo suspeitei, então realmente faz sentido).

 

Agora, sobre o último comentário: Não sei se você leu a minha resposta aos outros membros da comunidade, mas caso não leu, aqui vai um trecho dela:

 

"...Não preciso de um PC muito poderoso, só de um PC que funcione bem e rode alguns jogos leves ou outro (jogos mais pesados eu jogos nos meus videogames mesmo)."

 

Dei o exemplo de Half-Life 2 e jogos 2D leves por que com meu atual setup esses jogos não rodam (mesmo sendo leves e antigos). Claro que pretendo jogar jogos mais pesados, mas dei esses exemplos justamente por que não estou com expectativas de rodar jogos muito mais pesados do que isso. Se possível, poderia exemplificar alguns jogos 3D que rodariam nesse novo setup (Core 2 Quad q9400 + GT 730)?

 

Sempre gostei mais de jogar em videogames, no caso do PC eu pretendo comprar mais jogos que são leves, mas por algum motivo, são caros nos videogames (alguns Beat'em Ups e Metroidvanias por exemplo são quase R$100 nos videogames, enquanto na Steam eles são no máximo R$50). Jogos que eu olho e penso: "Esse jogo com certeza rodaria no meu PC se ele fosse um pouquinho melhor".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hc09 Obrigado novamente pela resposta!

 

Não tinha visto o seu comentário no meu outro tópico, me desculpe. Acabei de ler e gostaria de fazer algumas perguntas:

 

1°: Sei que nesse mercado de computadores, não é possível garantir nada, pois tudo é muito customizável. Mas se puder responder: Com aqueles componentes que você indicou, eu conseguiria fazer muito mais coisa (com fazer eu quero dizer jogar) do que com minhas atuais peças? Ou seja, daria para pelo menos rodar uns jogos 2D e Half-Life 2 e Portal 2? Se possível, dê alguns exemplos de jogos que você tem certeza (ou quase) que rodariam com essa sua indicação de kit (mais para mim ter uma ideia do que esperar que eu conseguirei rodar). Fico agradecido!

 

2°: Você comentou que não precisa trocar a fonte. Gostaria de saber mais. Em que momento eu precisaria trocar de fonte. Como você por exemplo sabe quando uma fonte serve para determinado kit ou não?

 

3°: Sobre a placa de vídeo: Como já comentei, ainda sou bem leigo nesse mercado. Sei que o mesmo modelo de placa (no caso a que você indicou no outro tópico, Radeon RX 550X) tem diferentes fabricantes. Qual seria a mais ideal e também quanto de memória DDR (outro tópico que não entendo nada). Se possível, poderia colocar um link de algum site BR vendendo uma dessas? Agradeço!

 

Estive pesquisando aqui, e seria essa a correta (não achei com "X" no final, só RX 550 mesmo)?: https://www.terabyteshop.com.br/produto/18648/placa-de-vídeo-biostar-Radeon-rx-550-4gb-gddr5-128-bit-va5505rf41

 

4°: Outra coisa que eu realmente gostaria de saber: Por que essa indicação seria melhor do que a que o outro membro indicou? Não sei se você leu, mas ele indicou um Core 2 Quad q9400 + GT 730. A sua indicação foi Core 2 Quad q9650 + Radeon RX 550X. Comparando um ao outro, qual seria mais vantajoso pegar e porquê?

 

*Lembrando novamente que sou novato no assunto, e meu interesse aqui é realmente aprender e uma hora "saber andar com minhas próprias pernas" quando o assunto for montagem de PCs. Por isso a quantidade de perguntas e elas serem muito longas*

 

Enfim, novamente agradeço a sua vontade e disposição em querer me ajudar. Aguardo a resposta.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Leonardo T disse:

Se possível, dê alguns exemplos de jogos que você tem certeza (ou quase) que rodariam com essa sua indicação de kit (mais para mim ter uma ideia do que esperar que eu conseguirei rodar). Fico agradecido!

Entra nesse link para saber o desempenho da sua máquina e automaticamente vai te listar os jogos que você pode rodar: https://www.systemrequirementslab.com/rank-my-computer 
Nas especificações do fabricante do jogo, ele lista os requerimentos mínimos para rodar. Lembrando que devemos considerar sempre o Requerimento "Recomendável" e ignorar o "Mínimo".

 

1 hora atrás, Matheus Leonardo T disse:

Você comentou que não precisa trocar a fonte. Gostaria de saber mais. Em que momento eu precisaria trocar de fonte. Como você por exemplo sabe quando uma fonte serve para determinado kit ou não?

Olhando as especiações do modelo da placa de vídeo no site do fabricante, lá o fabricante informa se precisa ou não de fonte.

 

1 hora atrás, Matheus Leonardo T disse:

Sobre a placa de vídeo: Como já comentei, ainda sou bem leigo nesse mercado. Sei que o mesmo modelo de placa (no caso a que você indicou no outro tópico, Radeon RX 550X) tem diferentes fabricantes. Qual seria a mais ideal e também quanto de memória DDR (outro tópico que não entendo nada). Se possível, poderia colocar um link de algum site BR vendendo uma dessas? Agradeço!

O que o seu bolso gostar.

 

1 hora atrás, Matheus Leonardo T disse:

Estive pesquisando aqui, e seria essa a correta (não achei com "X" no final, só RX 550 mesmo)?: https://www.terabyteshop.com.br/produto/18648/placa-de-vídeo-biostar-Radeon-rx-550-4gb-gddr5-128-bit-va5505rf41

Tem que ter o X, o seu PC é antigo é mais difícil de encontrar. Link: https://www.amazon.it/HP-Radeon-RX550X-DisplayPort-Card/dp/B07PQTC7QR

 

Vou deixar uma lista de GPU equivalente:
Radeon HD 8950    
Radeon RX 550X    
Radeon HD 5970    
GeForce GTX 460    
Radeon R7 250X    
Radeon HD 5870    
Radeon HD 6870    

 

Essas vão ficar de acordo com o seu Hardware e não irão apresentar gargalo.

 

1 hora atrás, Matheus Leonardo T disse:

4°: Outra coisa que eu realmente gostaria de saber: Por que essa indicação seria melhor do que a que o outro membro indicou? Não sei se você leu, mas ele indicou um Core 2 Quad q9400 + GT 730. A sua indicação foi Core 2 Quad q9650 + Radeon RX 550X. Comparando um ao outro, qual seria mais vantajoso pegar e porquê?

 

*Lembrando novamente que sou novato no assunto, e meu interesse aqui é realmente aprender e uma hora "saber andar com minhas próprias pernas" quando o assunto for montagem de PCs. Por isso a quantidade de perguntas e elas serem muito longas*

A GT 730 é quase três vezes pior que as placas que eu te indiquei, e o Quad Core é quase três vezes superior a GT 730. O que resulta em gargalo.

 

Reconheço que você é novato, assim como eu já fui um dia e tive que fazer um curso. Caso queira realmente aprender (porque são muitos detalhes), você precisa começar de baixo para entender os degraus mais altos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!