Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo dar um upgrade no meu pc e colocar uma placa-mãe H610M, porém não sei se pego o i5 12400f ou i3 13100f, quero usa o pc tanto pra trabalho quanto pra jogar (tenho uma GTX 1660 super).

Postado

Não sei o quanto iria influenciar na prática, a 13 gen está melhor em single core mas não sei se justifica pegar um 4/8 hoje, 4 núcleos nos dias atuais está se tornando uma limitação principalmente pra aplicações pesadas e jogos atuais, hoje mesmo com o single core levemente pior, eu iria no i5 12400F com toda certeza, prefiro garantir estabilidade com 2 núcleos e 4 threads a mais.

Postado

Segue as especificações de cada:

O Intel Core i3-13100F possui 4 núcleos com 8 threads e clocks com frequência máxima de 4,50 GHz. Até 128 GB de memória são suportados em 2 canais de memória. O Intel Core i3-13100F foi lançado no primeiro trimestre de 2023

O Intel Core i5-12400F possui 6 núcleos com 12 threads e clocks com frequência máxima de 4,40 GHz. A CPU suporta até 128 GB de memória em 2 canais de memória. O Intel Core i5-12400F foi lançado no primeiro trimestre de 2022.

A potência de design térmico (TDP para abreviar) do Intel Core i3-13100F é de 58 W, enquanto o Intel Core i5-12400F tem um TDP de 65 W. O TDP especifica a solução de resfriamento necessária para resfriar o processador suficientemente.

Logo, o Intel Core i5-12400F é bem mais eficiente mas esquenta um pouco mais devido a sua força de alimentação do componente.

Intel Core i3-13100F por mais que seja de uma geração mais recente, a nanotecnologia presente nele não puxará muitos watts como o anterior. Porém ele perde em Núcleos e threads, levando vantagem somente em custo de alimentação e clock 4,50 GHz

Deve ser mais benéfico optar pelo  Intel Core i5-12400F por conter mais núcleos, mesmo com o clock a baixo (4,40 GHz) ele compensará com mais núcleos e threads.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, darknov disse:

Logo, o Intel Core i5-12400F é bem mais eficiente mas esquenta um pouco mais devido a sua força de alimentação do componente.

Se colocar um AG400, na prática nem fará diferença esse calor a mais.

Postado
1 hora atrás, Mihara disse:

Estou querendo dar um upgrade no meu pc e colocar uma placa-mãe H610M, porém não sei se pego o i5 12400f ou i3 13100f, quero usa o pc tanto pra trabalho quanto pra jogar (tenho uma GTX 1660 super).

Eu pegaria o i5 12400F, ele possui um desempenho bem superior em multitarefas devido à ter mais núcleos e threads que i3.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...